ajmeko,
verifique qual a dificuldade de vc conseguir um upgrade para o smiles platinum,...., veja com seus colegas (chefe talvez) o que vc vai precisar fazer para conseguir um upgrade para este cartão. gastos mensais, tempo de emprego, tbm se vai ter que pagar a anuidade ou não, ok.
como vc disse que pretende viajar pelo país, num primeiro momento, acredito que este seja o que vai te dar o maior número de beneficios pelo menor custo (desde que vc não pague a anuidade ou pague um valor menor).
veja que a versão platinum vai te dar além da prioridade de embarque (acredito que crianças menores já te dão este direito sem a necessidade de qualquer tipo de cartão fidelidade), prioridade de check in ("fura fila") e Gratuidade na taxa de excesso de bagagem de até 20kg (imagino que criança deva demandar uma bagagenzinha a mais..rsrsrs).
em seu caso, acredito que estes beneficios sejam mais úteis do que as milhas que vier a acumular.
vc de fato vai ficar preso à Gol, mas vale a pena considerar estes beneficios, ok.
com relação às milhas, acredito que não deva ser seu foco inicial em função dos volume de gastos e da cotação atual do dólar, mas vale a pena acumular.
mandar direto os pontos para o smiles é ruim porque vc perde as promoções de transferencias que alguns cartões em determinados períodos fazem, mas não dá para ter tudo de uma vez.
de fato, a gol tem cobrado mais milhas por trecho (nos trechos que tenho pesquisado) em relação à tam, mas com programação antecipada e planejamento dá para comprar as passagens pagando em reais com tarifas bastante interessantes (mais barato que com milhas).
nos finais de semana, em geral as companhias aereas lançam suas promoções.
minhas considerações, veja aquilo que te atende melhor.
os colegas do FDV certamente te passarão mais opiniões e informações.
se não estou enganado o colega baran fez um post acerca de carteira de identidade de menores. eu não encontrei na busca mas estou certo de que a Ajudante vai poder indicar o link do referido post, certo, Ajudante?
eu indicaria a vc providenciar a carteira de identidade dela com a maior brevidade possivel, ok
abs.