Intercâmbio no Exterior: fazer ou fazer?

Troca de informações sobre intercâmbio no exterior.
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Abr 14, 2015 6:07 pm
Intercâmbio no Exterior: fazer ou fazer?

Imagem

Viajar é investir. É investir em si mesmo, em adquirir cultura, espairecer, ter contato com outras sociedades e ver como funcionam os outros países.

São muitos os benefícios ganhos ao se fazer uma viagem, mas viajar para conquistar tudo isso e ainda por cima ter a chance de imergir em uma nova língua é maravilhoso. É a chance de sair do básico, que vai do “how much?” ou “where's de shopping mall” para de fato conseguir ir mais além.

Fazer uma viagem de estudos, passar um tempo fora investindo no seu conhecimento e desenvolvimento de uma língua estrangeira é, para mim, um dos mais válidos investimentos.

Um intercâmbio é a chance de unir o super útil ao maravilhoso. Viajar já é bom, mas viajar para dominar uma segunda ou terceira, quarta língua (cada caso é um caso) é incrível.

Por ter feito alguns intercâmbios na minha vida, penso que esse vai ser o ensinamento que mais pretendo passar adiante, quando chegar a hora do meu filho conhecer o mundo a seu modo. É uma excelente maneira de se aproximar do diferente, de conhecer a fundo uma nova cultura, ver como outras pessoas vivem em outras partes do mundo, saber desenvolver a tolerância, a paciência, perder o medo de se aventurar, ter desejo de conhecimento, enfim, só vejo pontos positivos.

Seja a estudo ou a trabalho (para os que já têm um conhecimento médio de um determinado idioma) sair da zona de conforto e cair no mundo em busca de aprimoramento é, para mim, a melhor viagem.

Qualquer que seja o destino e orçamento disponível, indo da hospedagem em uma residência estudantil até o conforto de um quarto lindamente decorado só para você, em uma casa de família estrangeira, essas são experiências que você irá levar para toda a vida. Serão histórias para contar e conhecimentos adquiridos que só quem já pôde vivenciar saberá dar valor.

Seja em um intercâmbio de um mês, de um ano ou mais, tire o melhor proveito da chance que você terá de ter uma nova cultura diante dos seus olhos. Evite ficar apenas com os seus - brasileiro atrai brasileiro em qualquer parte do globo terrestre (risos) e misture-se aos locais.

Converse no seu nível do idioma, não importa, mas converse muito. Você verá que, no final, já ficou ainda mais viciado, não somente em viajar cada vez mais, mas terá ficado viciado em pessoas e culturas diferentes.

Quão maravilhoso é isso?!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Ter Abr 14, 2015 6:55 pm
Sair da zona de conforto é a parte mais desafiadora (ao meu ver), mas depois vem a certeza de que tudo valeu a pena.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
kateto Mensagens: 962
Qua Abr 15, 2015 1:00 am
Fiz intercâmbio universitário mudou minha vida mesmo aprendi a tomar decisões, responsabilidades, foi épico

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Qua Abr 15, 2015 7:54 am
Ótimo texto, é exatamente isso mesmo.

Estudei 1 mês ano passado no Canadá. Depois que voltei alguns amigos vieram me pedir dicas. Sempre aconselho em optar a hospedagem em casa de famílias, pois acho que desta forma a imersão na cultura e idioma é total.

Já estou pensando na próxima!

Adriana Mensagens: 2231
Qua Abr 15, 2015 8:03 am
Eu acho muito válido, uma oportunidade única e quem tem a oportunidade deve realmente fazer.

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Qua Abr 15, 2015 8:27 am
Eu também fiz, recomendo e faria novamente! Você deixa de ser apenas um turista para ter uma visão de vida como residente do país!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Abr 15, 2015 9:22 am
Excelente texto! É exatamente isso!
Eu tive oportunidade de fazer work experience e adorei a experiência!

Acho um intercâmbio válido por N motivos como os citados acima e ajuda muito no amadurecimento, na formação como indivíduo. Passamos a valorizar coisas que antes nem ligávamos!

Enfim todos deveriam fazer e incentivar filhos, amigos, familiares a fazerem! Experiência única!

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Abr 15, 2015 9:38 am
Excelente texto!

Eu ainda sonho em ter a oportunidade de pelo menos estudar inglês nos Estados Unidos que seja por 30 dias. Infelizmente as obrigações locais ainda não me permitem tempo para isso, mas certamente não vou desistir de fazer isso um dia...

Hoje me arrependo de, mais novo, não ter me aventurado num intercâmbio e é algo que certamente incentivarei quando tiver um filho.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Abr 15, 2015 6:21 pm
Ótimo texto. Um intercambio deve realmente mudar a vida das pessoas, pois são experiências novas e incríveis, em um lugar diferente e com pessoas diferentes. Você sai do comum e do conforto de seu lar/familia/amigos e tem que conquistar isso novamente lá.

Ainda não tive a oportunidade de ir, mas ainda pretendo fazer um dia. A todos os meus amigos que posso, recomendo essa experiência.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Intercâmbio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio