Itaú Personnalité

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Itaú.
Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Ter Abr 21, 2015 4:23 pm
Entendi.
Vendo por esse lado concordo com vocês.
É preciso avaliar se realmente vale a pena entrar no segmento, uma vez que já não é uma tarefa fácil.
Isso prova que os critérios que estão usando para avaliar cada cliente não é o mesmo, isso é se existe um padrão.
Toda regra a uma exceção.
Existem muitas contravenções, mas quem pode ou não efetivar isso é o Itaú.
Igual o primeiro mundial do Corinthians contra o Vasco, todo mundo diz que não foi mundial, mas está lá no site da FIFA, rs.

Neoliberal Mensagens: 312
Ter Abr 21, 2015 10:14 pm
odl1899, não existe nenhum, e absolutamente nenhum, banco que "só faça empréstimos". O dinheiro que o banco empresta tem que vir de algum lugar.

Mesmo bancos que não têm carteira comercial (e, desse modo, não têm clientes com poupança ou depósitos à vista), captam recursos via CDB ou outros títulos de renda fixa para depois emprestar a tomadores.

E por mais que a população em geral adore demonizar os bancos, que são alvo fácil de políticos populistas de esquerda, um sistema de intermediação financeira eficiente é indispensável para o bom funcionamento da economia de qualquer país.

Claro que o sistema bancário brasileiro têm problemas, o principal sendo a excessiva concentração nas mãos de poucos bancos, o que diminui a concorrência e a necessidade de os bancos oferecerem serviços melhores aos seus clientes para sobreviverem. Mas, no geral, diria que o sistema bancário brasileiro é eficiente quando comparado a outros países de desenvolvimento semelhante ao nosso (não em relação a países desenvolvidos).

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Abr 21, 2015 10:21 pm
@odl1899 ao menos não no Brasil! Que o diga o HSBC que deu mais importância a gerir patrimônio do que a conceder crédito em igual proporção e o resultado foi prejuízo e risco de venda de ativos

odl1899 Mensagens: 2619
Ter Abr 21, 2015 11:05 pm
neoliberal, não é bem assim.

Os bancos não emprestam somente o dinheiro que captam dos depósitos dos poupadores/investidores, não atuando nem de longe como se costuma disseminar por aí, meramente como intermediadores financeiros...

Eles tem concessão pública para emprestar muito além dessa capacidade, criando moeda escritural e sendo os atores centrais da expansão monetária. Aos Bancos Centrais, basicamente fica reservada as tarefas de definir as taxa básica de juros, metas de inflação e política cambial, etc, de forma a garantir a estabilidade monetária, além da regulação e supervisão dos bancos comerciais. Ah, e não é só através de CDBs e de renda fixa que os bancos fazem a captação... Muitas vezes o BACEN atua liberando recursos para que cheguem ao mercado na forma de empréstimos dos bancos comerciais...

Logo, se um banco abre mão desse privilégio do crédito, automaticamente ele se limita a gerir patrimônio, e isso talvez explique os resultados pífios do HSBC nos últimos anos.

E isso nada tem a ver com posição política, e sim entender o princípio do sistema bancário mundial.

Se ficar interessado, pesquise sobre os Acordos de Basileia.. Abs.

Neoliberal Mensagens: 312
Ter Abr 21, 2015 11:23 pm
odl, entendo muito bem o princípio do sistema bancário. E o fato de haver multiplicação monetária não muda em nada o papel dos bancos como intermediadores financeiros. O banco somente pode emprestar um dinheiro que foi previamente captado. A multiplicação ocorre porque você deposita 1 real no BB, aí o BB me empresta esse 1 real e eu deposito na minha conta no Itaú, aí o Itaú empresta esse 1 real pra outra pessoa e assim por diante... mas tanto BB quanto Itaú tiveram que captar esse 1 real primeiro (tanto de você quanto de mim) antes de emprestar. A questão é que o mesmo 1 real que o Bacen emitiu (aumentando a base monetária) pode ser captado diversas vezes pelo sistema bancário (aumentando em mais de 1 real os meios de pagamento). Do ponto de vista individual de cada banco, ele só pode emprestar aquilo captou em primeiro lugar.

E lembrando que o Bacen tem como controlar esse efeito de multiplicação monetéria, por via do depósito compulsório. Uma parcela de cada depósito à vista é recolhida ao Bacen e não pode ser reemprestada. Na prática, isso permite ao Bacen controlar a quantidade de moeda em circulação, mesmo que indiretamente.

odl1899 Mensagens: 2619
Ter Abr 21, 2015 11:40 pm
O sistema bancário brasileiro, comparado com o restante do mundo, é relativamente conservador quanto ao índice do compulsório e ao capital regulatório mínimo sobre os empréstimos, mas nem de longe os bancos emprestam somente o que foi captado.

Os percentuais superam em muitas vezes os índices dos depósitos à vista. Só não tenho como lhe precisar, pois os índices são dinâmicos e muitas vezes obscuros ao público.

PS: Vou encerrar aqui, pois está fugindo do tema do tópico...

Neoliberal Mensagens: 312
Qua Abr 22, 2015 12:18 am
O princípio é o mesmo e não muda, não importa qual a alíquota de depósito compulsório. Essa alíquota é determinada de acordo com os objetivos que o Bacen quer atingir.

Quer dizer que os volumes de empréstimos são muitas vezes os de depósitos à vista (não se esqueça de incluir aqui os depósitos a prazo tb)? E o que acontece com o balanço? Todo empréstimo (ativo) tem que ser lastreado em um recurso (passivo). Esses recursos podem ser próprios (Patrimônio Líquido) ou de terceiros (depósitos à vista ou a prazo ou empréstimos do Bacen, empréstimos de outros bancos). PL não é suficiente para lastrear todos os empréstimos. Empréstimos do Bacen (redesconto) e de outros bancos (overnight) geralmente visam a cobrir falta de caixa no curtíssimo prazo. O que lastreia o grosso dos empréstimos são os depósitos (à vista e a prazo). E olha que parte desses depósitos fica em caixa ou retido no Bacen, sem ser reemprestado.

Se as coisas fossem como você diz, os bancos teriam um ativo muito superior ao passivo. Essa conta simplesmente não fecha. Baseie sua análise em princípios econômicos e contábeis. Leia um livro de economia monetária e estude a estrutura dos balanços de bancos comerciais e do Bacen. Muito melhor do que se basear em índices obscuros que ninguém conhece e teorias da conspiração.

odl1899 Mensagens: 2619
Qua Abr 22, 2015 1:05 am
Tá bom, Acordo de Basileia é conspiração rsrss É cada uma...

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Qui Abr 23, 2015 7:46 pm
Neoliberal, seu raciocínio está mais do que correto. Mas infelizmente ainda temos que conviver com esse ideologia ultrapassada de "demonização dos bancos", para esconder politicas fracassadas dos últimos 12 anos. Enquanto o Brasil não se libertar desse visão latino-americana, socialista, populista e anti-americana, nós nunca vamos deixar de ser um país em desenvolvimento.

Ainda bem que o balanço da Petrobras ta aí pra provar que empresa levou um prejuízo de 44 bi por causa de problemas de governança. Fora o fato de ser o primeiro ano, desde 91, que a Petrobras fecha no vermelho.

Avatar do usuário
imhotep Mensagens: 1885
Qui Abr 23, 2015 8:55 pm
A gente tenta ajudar a melhorar o relacionamento mas o banco não ajuda. Fui renovar o seguro do meu carro e o Itaú me deu 3 cotações (Itaú, Porto Seguro e Azul) , a menor delas o dobro do que obtive em outras seguradoras (Bradesco e Tokio Marine). Mesmo perfil de motorista. Fica difícil assim manter relações com um banco tão caro.





Booking.com

Voltar para “Itaú”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Anúncio