Preciso declarar o dinheiro que vou levar em uma viagem ao exterior?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Dez 20, 2014 8:19 am
Olá rafcps,

Como são duas pessoas não há problema atingindo o teto máximo. Além disto, a chance de um viajante comum ser fiscalizado é quase nula.

CarolinaFerreira1970 Mensagens: 5
Sex Mai 22, 2015 10:37 am
Olá, tenho lido muito a respeito de como levar dinheiro em viagens internacionais, mas uma coisa que nao encontro é uma afirmação se crianças (no meu caso, 2 anos e 6 meses) tbm tem o direito de sairem do país com os R$10.000 reais, além de os adultos saírem cada um com seus 10.000, sem problemas. se sim, o porte do dinheiro pode ficar com os adutos da viagem, certo?!

se puderem me solucionar este problema, agradeço muuuuito!

baran Mensagens: 10215
Sex Mai 22, 2015 11:17 am
Carolinaferreira,

A resposta para sua dúvida está na matéria.

Sex Mai 22, 2015 10:26 pm
Olá Baran,
a resposta está no post? pois pra mim não ficou claro..

o que achei sobre meu questionamento foi:

"Quando preciso declarar?

Quando o valor em espécie que o viajante vai levar/trazer ultrapassar a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outra moeda.

Essa quantia é por pessoa ou por família?

Essa quantia é por pessoa."

e

"Menores de idade precisam declarar?

Sim, sendo que a declaração de menor de 16 (dezesseis) anos poderá ser transmitida e apresentada para registro em seu nome por um dos pais ou responsável."

sendo assim, nao tenho uma resposta clara. afinal de contas, se a resposta for sim, que a criança possa sair com o dinheiro, ainda resta a duvida de como carregar o dinheiro e outra, quem comprará o dinheiro serei eu, então como provar que a quantia será para uso da criança? no caso posso levar 20.000 comigo sem problemas q eles irão deduzir ser do bebê?

se vc sabe me responder, será uma simples explicação.

:)

Sex Mai 22, 2015 10:35 pm
O pai ou responsável pode carregar o dinheiro. Quanto a provar que é para a criança,, você conseguiria provar que o que você está levando é para você? Acho que não. É a mesma lógica.

Só para constar: nunca vi ninguém da alfândega controlando quanto de dinheiro cada um estava levando para o exterior.

Dom Mai 24, 2015 2:55 am
Ótimo!
Resposta bastante objetiva, obrigada!

pergunto sobre como levar o dinheiro pq, como disse, ele será comprado em meu nome, posso até estar levando pra outra pessoa, mas o que me preocupava era a questao do limite por pessoa. no caso, de ultrapassar os R$10.000 levando dinheiro comprado em meu nome, correndo o risco de ser abordada mesmo sendo pra minha filha.
enfim. agora estou esclarecida.

flaviojunior Mensagens: 1681
Dom Mai 24, 2015 5:26 pm
Sua filha estará indo com você muito simples de explicar caso passem.
Outra coisa é não colocar todo o dinheiro no mesmo lugar, se o pessoal (que não tem muito treinamento nem experiência)ver um bolo de dinheiro em uma bolsa de mão pode até querer ver. ...Mas sinceramente, em SP estes últimos anos passei dezenas e dezenas de vezes e nunca me pararam, nem de longe quiseram ver minha bolsa. ...
Só não levar aerosol grande e líquidos que você será invisível no raio x.....ah pense na roupa, sem botas etc que é um baita transtorno ok

CrisMaia20208 Mensagens: 1
Seg Jun 22, 2015 12:26 pm
Olá, uma dúvida, devo apresentar somente os recibos das operações de câmbio ou apresentar também o dinheiro para conferência?

Seg Jun 22, 2015 12:34 pm
Crismaia,

Se você declarar, provavelmente eles pedirão para ver o dinheiro.

BrunoRoiz20054 Mensagens: 10
Ter Jun 23, 2015 6:22 pm
No site da RF diz que após preenchimento da declaração eletrônica de valores, o(s) viajante(s) deve passar pela fiscalização na data da viagem

A pergunta é: Aonde?

Voltar para “Alfândega”