Uma dúvida de muitos pais, principalmente quando os seus filhos já estão andando com desenvoltura, é sobre a necessidade de levar o carrinho em uma viagem. O grande problema é que por menor que ele seja, sempre será um volume extra e um peso a mais. Isso em um universo já sobrecarregado pelas inúmeras roupas e itens que você já tem de levar em viagens com criança.
Recentemente eu e minha esposa viajamos com nosso filho de 3 anos e meio. Ele tem muita disposição para percorrer distâncias relativamente longas, mas mesmo assim optamos por levar nosso carrinho. Foi a melhor decisão que tomamos!

Durante nossos passeios os deslocamentos foram muito mais rápidos, com nosso filho confortavelmente sentado em seu carrinho. Durante o dia, por causa do ritmo frenético da viagem, muitas vezes o sono surgia. Nesses casos bastava reclinar o assento. Assim continuávamos nossos passeios enquanto ele cochilava e aproveitávamos para fazer os passeios que nos interessavam mais, como visita a museus.

Diferentemente do que acontece no Brasil, as calçadas na Europa e Estados Unidos são muito boas. Além disso, em praticamente todos os museus existem acessos por elevador. Em pouquíssimos locais tivemos que carregar o carrinho.
No transporte público é comum existirem espaços reservados aos carrinhos e a entrada e saída normalmente ocorrem no mesmo plano, sem degraus. Contudo, durante os horários de pico, eu me habituei a entrar nos ônibus/bondes/metrôs com o carrinho fechado para ocupar menos espaço.

Mesmo assim é importante que o carrinho seja leve, de fácil manuseio e confortável. O modelo que usamos, apesar de ser relativamente grande, pesa apenas 8,5 quilos, fecha e abre muito rapidamente e o encosto reclina 180º. Isso garantiu que o nosso filho não ficasse cansado em momento algum.

Se não fosse o carrinho, sem dúvida a nossa programação para a viagem teria ficado comprometida. Carregar uma criança com 17 quilos por longas distâncias é muito difícil. Já durante o sono, ter que levá-la nos braços é impossível. Ou seja, sem o carrinho teríamos que voltar para o hotel muito mais cedo do que gostaríamos e os deslocamentos teriam sido bem mais lentos.
Além disso, o carrinho serve como uma proteção contra o frio, calor, chuva e vento.

Durante os voos despachamos o carrinho, dentro de uma sacola própria. Como fizemos conexões tranquilas, não tivemos problemas em andar calmamente até o portão de embarque.
Enfim, mesmo que o seu filho já tenha idade suficiente para caminhadas, recomendo que você leve um carrinho, ou adquira um no destino. Para cada passo que damos, a criança tem que dar 3 ou 4 para nos acompanhar, o que faz com que fiquem cansadas muito mais rápido.
Boa viagem!
E você, leva o carrinho do seu filho durante as viagens? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!