Museo Nacional de Arte Decorativo: um passeio histórico, cultural e surpreendente em Buenos Aires

Troca de informações sobre Buenos Aires.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Set 21, 2015 9:07 am
Museo Nacional de Arte Decorativo: um passeio histórico, cultural e surpreendente em Buenos Aires

Imagem

Site: http://www.mnad.org

Caminito, Casa Rosada, Puerto Madero e Recoleta são atrações famosas e amplamente exploradas em Buenos Aires. E quando se fala em museus, geralmente o primeiro que vem à mente é o conhecido MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires), onde está exposto o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. O que pouca gente sabe é que a capital portenha conta com um outro museu, menos conhecido pelos brasileiros, que não fica devendo em nada às melhores instituições do gênero no mundo. Trata-se do Museo Nacional de Arte Decorativo, localizado na Avenida del Libertador, entre a Recoleta e o bairro de Palermo, perto da Floralis Genérica e do MALBA.

Imagem

Sabe aqueles lugares sobre os quais nunca ouvimos falar direito, para onde vamos sem muita expectativa, e ao chegarmos, somos surpreendidos por uma excelente atração, digna do primeiro mundo? Foi assim que nos sentimos ao visitarmos o Museo Nacional de Arte Decorativo. Começando pela bela e imponente fachada. A residência do rico e influente casal Errázuriz-Alvear, onde hoje funciona o museu, foi projetada pelo arquiteto francês René Sergent em 1911. A construção durou seis anos para ser finalizada. Ao final, Buenos Aires ganhou um luxuoso palácio de 4 andares, exemplar do estilo eclético francês em voga na cidade no começo do século XX, com fachada sóbria e monumental.

O casal Errázuriz-Alvear mudou-se para lá após um período de serviços diplomáticos na França, durante o qual adquiriu uma vasta coleção de obras de arte. Ao retornarem para a capital portenha, eles encomendaram a vinda de todas as peças que tinham na Europa, desde quadros e esculturas até o mobiliário da casa. Em 1918, o palácio foi finalmente inaugurado com uma grande celebração, e a partir de então, tornou-se palco de alguns dos principais eventos sociais da época de ouro de Buenos Aires.

Imagem

Imagem

Imagem

Após o falecimento da matriarca, Josefina, em 1935, Matías, o patriarca, e os filhos do casal, ofereceram ao governo argentino a possibilidade de adquirir em condições especiais o imóvel e toda a coleção de obras de arte, desde que fossem destinados à criação de um novo museu. Assim, em 1937, o governo adquiriu os bens da família e abriu o Museo Nacional de Arte Decorativo.

Imagem

Hoje, o museu é uma verdadeira instituição histórica e cultural de Buenos Aires, contando com uma coleção de aproximadamente 4.000 objetos, na qual se destacam os segmentos referentes às artes decorativas europeias e orientais, além de miniaturas, pinturas e esculturas. Além disso, o local também sedia exposições temporárias de artistas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A conservação do palácio, por dentro e por fora, impressiona. Ao visitarmos o museu, parece que viajamos no tempo, de volta ao apogeu da sociedade de Buenos Aires, nas primeiras décadas do século XX. Os ambientes são ricamente preservados, com quadros explicativos, e até mesmo música clássica tocando no salão de dança. Aliás, o local promove concertos em alguns dias. Deve ser um programa emocionante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É possível passar horas a fio admirando a bela arquitetura europeia do palácio, olhando cada peça, cada obra de arte, sentindo e vivendo outra época. Para o passeio ficar ainda mais gostoso, a recomendação é combiná-lo com um chá da tarde na excelente casa de chás Croque Madame, que fica bem em frente ao museu, no mesmo terreno.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ingresso: a entrada AR $20, é gratuita às terças-feiras e também é de graça para menores de 12 anos.

Horário de funcionamento: o museu abre de terça a domingo, das 14h às 19h.

Como é bom se surpreender com um local até então desconhecido. Mais ainda, é reconfortante ver que na América Latina, existem lugares que não ficam devendo em nada às mais badaladas atrações europeias. O Museo Nacional de Arte Decorativo é uma verdadeira aula de cultura e história, mas além disso, é também um dos melhores passeios a se fazer em Buenos Aires, verdadeiro motivo de orgulho nacional.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

O Falando de Viagem viajou para Buenos Aires com o apoio do Smiles, GTA – Global Travel Assistance, Alvear Art Hotel, Sofitel Buenos Aires e Algodon Mansion.

E você, já visitou o Museo Nacional de Arte Decorativo? Gostou do passeio? Comeu no Croque Madame em seguida? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Set 21, 2015 9:43 am
Ótima dica! Não conhecia e achei bem interessante.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Set 21, 2015 10:00 am
Também não conheci. Legal saber que às terças-feiras é de graça ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Set 21, 2015 10:04 am
Tb não conhecia...muito bonito... vale uma visita....
Adoramos BA...já fomos 2x e queríamos voltar mais vezes, mas o problema é tempo para viajarmos...

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Set 21, 2015 11:26 pm
Interessante!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Ter Set 22, 2015 7:50 am
Eu também não conhecia. Interessante.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Set 22, 2015 10:32 am
Mais uma que não conhecia!
Super interessante!





Booking.com

Voltar para “Buenos Aires”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio