Como eu escolho a melhor companhia aérea para viajar?

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Set 28, 2015 9:38 am
Imagem

Você acha que fica mais fácil escolher a companhia aérea quando é mais experiente? Acho o contrário. Cada vez fico com mais dúvidas ao escolher uma companhia aérea para viajar, porque as comparações são inevitáveis e acaba que cada companhia aérea tem suas vantagens e desvantagens. Ainda não existe a companhia aérea perfeita!

Fatores importantes para minha análise:
- Preço.
- Aeronave utilizada na rota.
- Tempo de voo.
- Se tenho nível elite na companhia aérea ou na aliança.
- Onde poderei fazer um stopover, se desejar.

Minha base é o GIG, mas não me incomodo de voar pelo GRU, onde terei um excelente aeroporto, restaurantes, lojas e ótimas salas vips. Posso voar e chegar mais cedo, almoçar no Nagarê Sushi e depois realizar o check-in e aproveitar as salas vips.

O preço é sempre um fator determinante, mas nem sempre escolho o voo com o menor preço, pois pode ser mais longo e ter outras desvantagens, como qualidade da companhia aérea.

A aeronave faz parte da experiência de viagem, então levo muito em consideração. Se for executiva, tem que ter reclinação total, senão não compensa. Se for econômica são todas basicamente iguais, então dou preferência para um voo com aeronave moderna, como o 777-300ER e o 787.

Imagem

O tempo de voo é muito importante, afinal, o voo é cansativo mesmo em classe premium, então ficar horas em uma conexão não é agradável. Também não gosto de conexões muito rápidas, onde corro o risco de perdê-la e não me permite usar uma sala vip. 3 horas é um bom tempo.

Ter nível elite para mim é importante principalmente voando em econômica, pelos seguintes motivos:
- Marcar os melhores assentos de graça.
- Ter check-in prioritário e evitar filas.
- Ter embarque prioritário e conseguir espaço no bin.
- Ter acesso às salas vips, para ter conforto e evitar gastos no aeroporto.
- Ter a possibilidade de upgrade.

A cidade de conexão também acho importante, caso o voo não seja direto. Maximizar a viagem é muito bom, então a cidade faz diferença.

Tenho interesse também em companhias aéreas que ofereçam Wi-Fi em seus voos, desde que com preços acessíveis, principalmente em voos diurnos.

Realmente não é fácil escolher, mas aos poucos você vai tendo experiências e criando uma predileção. Assim como você tem a marca de celular, televisão e carro preferida, acaba tendo também a companhia aérea preferida, onde teve as melhores experiências. Também é comum ter uma aliança aérea favorita.

Dizem que toda econômica é ruim. Não deixa de ser verdade, porque é um produto limitado, mas a econômica da Singapore Airlines é muito melhor do que a da GOL, por exemplo. Assim como a executiva da Etihad é muito superior à da TAM. Como em tudo, há produtos e produtos.

O Falando de Viagem sempre mostra fotos das aeronaves, de todas as classes de serviço, para tornar a escolha um pouco menos difícil, mas há fatores que não podemos mostrar, como o serviço. É algo que dou muito valor, pois faz toda a diferença.

Já paguei mais caro para ir em uma companhia aérea específica, assim como já comprei voos várias vezes em companhias aéreas pelo preço, pois não faria diferença em um voo curto.

A decisão não é fácil, mas tenho acertado na maioria das escolhas.

E você, como escolhe a companhia aérea onde irá voar?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Set 28, 2015 11:07 am
Muito relevante esses pontos!
As vezes agimos por emoção por um preço barato e depois acabamos nos arrependendo.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Set 28, 2015 2:59 pm
Realmente escolher a Cia. aérea onde vai voar é uma decisão que envolve diversos fatores...como voamos pouco (tipo no máximo 3x por ano), alguns critérios podem ficar em segundo plano...
Os critérios mais importantes são:
- escolher uma cia. aérea/voo que nos permita aproveitar ao máximo o período de férias, isto é, como sempre entramos de férias nas segundas feiras, procuro sempre voos na sexta feira à noite... assim, no sábado de manhã ou por volta do meio dia, já estamos no destino...com isso nós ganhamos 2 dias e meio...(caso saíssemos na segunda à noite, só iríamos chegar na terça feira de manhã ou meio dia)...só que isto nem sempre é possível tão logo as datas de emissão da passagem estão liberadas... então, é comum eu emitir para voar no sábado, domingo, segunda e quando aparece uma disponibilidade na sexta, emitimos a passagem e cancelamos a anterior...isto só é economicamente viável, se for feito com milhas porque a multa não é alta.. com passagens cash, não dá para fazer este procedimento..
- outro procedimento é imprimir de imediato a ida e tão logo abra a data para emissão da volta, o fazemos...então, tem sido muito comum nós irmos por uma cia. aérea e voltarmos por outra... sempre em milhas.. em cash, isto seria economicamente inviável tb..
- a saída, preferimos GIG, mas já saímos 3x por GRU.. sem problemas... a gente sai de RJ por volta das 15 horas... e fica esperando em GRU para viajar lá pelas 20 à 23 horas...
- já a volta, sempre voltamos via GIG... por causa das malas e receita federal...sempre voltamos com muitas malas...seria complicado fazer conexão com 15/20 malas e ter problemas na receita e perder tempo para fazer a conexão...
- os voos são sempre escolhidos para que façamos o percurso no menor tempo possível... só que conexão nos EUA, na chegada, é de, no mínimo, 3 horas... porque tem imigração..... nunca tivemos problemas...
- preço para nós nunca é um fator relevante.... porque emitimos com milhas... tá, milhas tb têm preço...mas, prefiro sempre economizar na geração das milhas... e quando emitimos a passagem, priorizamos nosso pouco tempo para curtir a viagem ao máximo... então a quantidade de milhas é secundária...mas...como emitimos com muita antecedência, sempre conseguimos a tabela saver, mesmo em períodos de alta temporada (julho/ dez/jan/ carnaval).. é só ter paciência que sempre aparece na tabela saver... e na sexta feira à noite..
Aeronave, eu prefiro sempre voar Boeing, mas isto vai depender da Cia. aérea...
Voamos pela TAM num Airbus 330, e, mesmo em econômica, a viagem foi ótima... GIG=>MIA... a refeição deu de mil a zero na refeição que nos serviram na American Airlines, JFK=>GIG, mesmo sendo executiva... além do kit de amenities da AA na executiva ter sido ridículo... constava de um par de meias e um cobertor.... não tinha escova e pasta de dente...ridículo mesmo...já fomos diversas vezes para os EUA pela AA em econômica e a refeição sempre foi bem razoável...
Enfim... cada pessoa/grupo tem suas particularidades e é bem interessante o FDV ter enumerado os diversos aspectos/parâmetros que as pessoas devem considerar na hora de tomar a decisão...

Patricia Mensagens: 2384
Seg Set 28, 2015 11:57 pm
No momento ainda preciso escolher pelo valor da passagem...rsrs

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Ter Set 29, 2015 9:00 am
Muito bom, Gabriel!
Eu só aprendi a ver o tipo da aeronave com o FdV! :)
Não gosto muito de fazer conexões, mas quando a diferença da tarifa é grande, prefiro pagar mais barato e ter dinheiro pra gastar no destino.. hahaha
Mas agora, procuro tudo. Assentos melhores, aeronave, horários, conexões...
Mais planejamento garante uma viagem com menos preocupações e irritações! :D

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Set 29, 2015 9:01 am
Primeiro considero o valor, depois a companhia, então a rota e o tipo de aeronave (se ainda assim for possível ter alguma opção).

Quando fui à SFO preferi pagar um pouco mais para ir por Dallas no 777-300er pois a diferença de valor era pequena em relação a diferença de conforto comparada a conexão por Miami que era minha outra opção.

carloschaves Mensagens: 286
Seg Nov 16, 2015 11:05 am
Bacana o ponto de visto. Eu quero sempre preço.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Seg Dez 21, 2015 10:46 am
Vai conhecer a La Première, Gabriel?





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio