Delta, nunca mais!

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Dez 22, 2015 11:17 am
Delta, nunca mais!

Imagem

Quem acompanha o que eu escrevo sabe que minha viagem favorita é aquela que faço todo ano aproveitando a Black Friday nos Estados Unidos e de lá seguindo direto para a Europa para curtir o início do inverno e a decoração de Natal das cidades europeias, algo que acho lindo.

Tem sido assim já faz alguns anos.

Apesar de levar em conta o preço do bilhete na hora da compra, sempre dei preferência às cias da Star Alliance devido aos benefícios do meu status elite. Mas, claro, tendo em vista que não sou rico, isto não é uma regra inquebrável.

Este ano a Delta Air Lines fez algumas promoções arrasadoras em várias ocasiões. Como agora já possuo status elite na Delta e nenhuma companhia da Star Alliance chegou sequer perto em termos de ofertas, resolvi encarar a Delta nessa viagem pela segunda vez na vida. A primeira tinha sido em 2009.

Este ano já tinha feito 3 viagens aos Estados Unidos pela Delta sem nenhum problema.

Paguei então R$1.600,00 já com taxas pelo bilhete GRU-JFK(stop)-MXP-JFK-GRU. O trecho MXP-JFK seria operado pela Alitalia.

O primeiro trecho da viagem correu sem nenhum problema. Mas quando depois de 6 dias nos Estados Unidos me dirijo ao JFK para fazer meu check in sou avisado pelo atendente da Delta que estou com excesso de bagagem. No caso tinha uma única mala com 32kg.

Eu rebato que o bilhete tem início e final no Brasil e, que portanto, a franquia de bagagem inicial é válida para todos os trechos.

Não adianta. Ou eu retiro o excesso de peso ou pago US$100 pelo excesso. Eu me recuso e peço para chamar o chefe.

Lembrando que tudo isso se passava na fila Sky Priority. Depois de uns 30 minutos aparece uma pessoa que eu não posso admitir que seja gerente de aeroporto da Delta, que confirma o ponto de vista do atendente. Segundo ela ao fazer o stop nos Estados Unidos eu perdi meu direito à franquia de bagagem brasileira.

Pior que isso, comecei a me sentir tratado como se quisesse dar um golpe na Delta.

Ao final, não tenho alternativa a não ser pagar os US$100 para despachar minha mala.

Quando retorno ao Brasil ligo para a Delta e conto o caso. Nenhum questionamento é feito e o valor é creditado no meu cartão. Tudo não passou de desinformação ou má vontade.

Agora, por quê Delta, nunca mais?

-Não é a primeira vez que isso ocorre. Em 2009 fui vítima da mesma desinformação. Ficou claro que não existe treinamento.
-Isso só acontece com a Delta. Nunca tive problemas com United, Lufthansa ou Alitalia no mesmo tipo de viagem.
-Uma gerente de aeroporto não pode ser tão ignorante sobre regras de bagagem, ainda mais em se tratando de um dos aeroportos mais cosmopolitas do mundo.
-Um passageiro, ainda mais com nível elite, não pode ser tratado com descaso beirando a ironia que fui.
-Ainda que não tivesse direito à franquia brasileira de bagagem, fiquei surpreso ao saber que os passageiros Sky Priority não possuem direito à bagagem extra. Em qualquer companhia da Star Alliance eu teria direito à uma mala extra ou alguns quilos a mais.

O CEO da Delta, Richard Anderson, é famoso por dedicar boa parte de seu tempo a esbravejar contra as companhias do Golfo. Se a dele oferecesse um bom serviço talvez não fosse preciso gritar tanto.

Mr. Anderson, pare de chorar e treine seu pessoal!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Ter Dez 22, 2015 11:39 am
Depois eles NÃO SABEM porque o povo dá preferência a Emirates, Qatar, Etihad...

Eu passei por uma situação altamente irritante ano passado em Newark no check-in "Premier" da United. A atendente extremamente mal-educada, arrogante e imbecil me tratou com total falta de respeito no check-in EXATAMENTE em uma situação a respeito do peso da mala. Falei que o meu bilhete fora emitido no Brasil e eu tinha direito a 32kg de franquia. Ela me respondeu dizendo "EU NÃO ME IMPORTO DE ONDE VOCÊ VEM" ou algo parecido. No final, me arrependi de ter ido a esse "check-in para clientes Premier". Se tivesse permanecido no 1°andar e feito o meu check-in como qualquer mortal por conta própria, não teria me irritado desta forma. Outra situação foi em Houston quando ao redespachar a mala para conexão o funcionário ESTÚPIDO veio BERRAR comigo. Eu como estava meio sonolento deixei pra lá, mas se fosse em outro momento do dia iria arrumar uma discussão ali.

É absolutamente incrível a quantidade de babacas e imbecis que trabalham nessas cias aéreas dos EUA. DEPOIS (vou repetir), DEPOIS eles NÃO SABEM porque Emirates, QATAR e Etihad têm a preferência do público. Ninguém é cachorro pra gastar dinheiro e ser maltratado ! Aliás, nem cachorro é tratado assim.

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Ter Dez 22, 2015 11:51 am
Ah, sim: ano passado ao ir ao Japão eu passei tanto na ida como na volta pelos EUA. Ao conferir a minha reserva na parte que fala sobre bagagem eu li algo inacreditável para mim ao menos. A minha franquia seria de 2 malas de 32kg nos trechos BRA-EUA e EUA-BRA e de 2 malas de 23kg nos trechos EUA-JPN e JPN-EUA. Tá certo que eu não carregaria duas malas comigo até o Japão devido ao trabalho e inconveniente que eu teria, MAS, vai que eu decidisse fazer isso ? Teria que me livras de minhas roupas ?? Liguei para a United e indaguei a atendente quanto a essa questão. Ela disse que incluiria no sistema um aviso quanto isso para que eu não tivesse problemas no meu embarque nos EUA e no Japão. No que eu vi da reserva não apareceu nenhuma informação ou adendo com isso, mas felizmente a mala foi com peso abaixo e não tive problemas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 22, 2015 6:16 pm
Todas as americanas precisam investir no serviço e no treinamento. Todas são ruins. Há raras exceções, que geralmente são funcionários jovens, pois os mais antigos se acham os dono da companhia aérea.

Treinamento é tudo! Tem que buscar melhorar e não reclamar da concorrência.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Dez 22, 2015 6:39 pm
Engraçado ver empresas americanas reclamando de ter de enfrentar a "livre" concorrência...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Dez 22, 2015 6:41 pm
LMBJR,

Livre concorrência é bom, desde que seja com os outros!

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Dez 22, 2015 6:43 pm
Kkkk de fato @baran! O "big stick" nunca saiu de moda por lá

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 22, 2015 10:37 pm
Pior foi eu que paguei 32500 milhas na primeira classe...MCO=>LGA...
Serviram uma porcaria de amendoins e castanhas e um vinho que parecia aqueles que custam R$ 12.00 o tonel de 20 litros...
Até a Gol consegue ser menos pior..

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Dez 23, 2015 2:52 am
E depois ficam de mimimi com Qatar, Emirates e Etihad.....

AndBrag Mensagens: 281
Qua Dez 23, 2015 6:39 am
Cia. Americana é complicada, uma loteria entre o "ruim" e o "péssimo", no atendimento. Na hora de fazer um trecho dentro dos EUA ou saindo de lá para outro lugar, já temos que ir preparados para uma boa dose de grosserias e mau atendimento. Se for de executiva espere vinho ruim e sem muita dificuldade servido em copos de plástico, e comida de qualidade duvidosa. Isso nunca acontece na Etihad, Emirates, Qatar, Singapore, etc., que procuram excelência nos serviços. Em vez de reclamar esses senhores poderiam fazer melhor, como prega o livre mercado que é tão valorizado nos EUA.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio