Playa del Carmen: um destino surpreendente no México

Troca de informações sobre Playa del Carmen.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Mar 15, 2016 1:32 pm
Imagem

A Riviera Maya é hoje um dos principais destinos para os brasileiros no México. De uns anos para cá destinos como Playa del Carmen e Tulum ganharam muito destaque no cenário mundial. Hoje ambas as cidades ficam lotadas durante as altas temporadas, desde as férias mexicanas até o ano novo.

Se você adora conhecer balneários pequenos e com uma pegada “pé na areia”, essas são cidades para você incluir na sua lista. E o mais curioso: entre a atmosfera de férias de verão é possível aproveitar cultura, história e cenotes impressionantes de belezas naturais. As duas cidades contam com vários resorts localizados na praia, mas por lá o que predomina são os hotéis boutiques e as pousadinhas intimistas. A proposta da Riviera Maya não é ficar o dia inteiro descansando na praia, a ideia é aproveitar todo turismo e programação cultural que a região oferece.

Essa viagem ao México se dividiu em 4 dias em Cancún e 3 dias em Playa del Carmen.

Leia também: Cancún - Um paraíso ao Caribe com diversão para todas as idades

QUANDO IR?

A alta temporada é de dezembro a abril e nessa época o sol não sai de cena, não chove e o mar tem as cores mais bonitas. Maio e junho são meses gostosos para quem está querendo fugir das diárias de hotel mais altas. Julho e agosto acontecem às férias de verão americanas e as cidades ficam bem cheias.

COMO CHEGAR À PLAYA DEL CARMEN?

Nós chegamos em Cancún de avião, voando na Premium Business da TAM, em um voo que saiu direto de São Paulo e depois de oito horas e trinta minutos chegou ao aeroporto de Cancún. Como já contamos aqui, durante a alta temporada a TAM está opera três voos diretos por semana.

Para ir de Cancún para Playa del Carmen o carro é a melhor opção, pois o deslocamento é praticamente uma grande reta, com ótimo asfalto e placas enormes.

ONDE DORMIR EM PLAYA DEL CARMEN?

Passamos todas as noites em Playa del Carmen, que fica a menos de uma hora e vinte minutos de Cancún. Em muito pouco tempo já estávamos na rua mais badalada da cidade, a Quinta Avenida, que apesar do nome nos remeter a Nova York ela não tem nada parecido com a versão americana.

Imagem

Imagem

Imagem

A avenida fica paralela a uma das praias da cidade e conta com restaurantes de comidas de todos os lugares do mundo e também de especialidades. Por lá é possível encontrar muitas boates, bares e lojas, desde lojinhas de lembranças, até marcas enormes como Zara, Forever 21, H&M e outras. Quem gosta de fazer compras viajando não vai se frustrar, pois tem de tudo em Playa del Carmen.

Imagem

Imagem

Imagem

Um dos pontos altos da viagem foi o hotel. Toda a experiência nele foi verdadeiramente agradável e ótima para dias perfeitos. Um dos destaques é a localização, além do enorme espaço interno e linda decoração. A piscina então? É um maravilhoso caso à parte.

Imagem

Imagem

Nós ficamos as 3 noites no hotel boutique LAT20 by Live Aqua Playa del Carmen, que durante nossa viagem ainda carregava seu antigo nome Hotel Cacao. O hotel tem um perfeito espaço de luxo, com boa comida, conforto e sofisticação. O quarto é espaçoso, o banheiro maravilhoso e a cama muito confortável.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como ele estava passando por um processo de mudança, ainda não pudemos desfrutar do sistema all-inclusive, que atualmente já está disponível. Hoje o hotel funciona só para adultos, o que é compreensível dado que ele não oferece nenhuma atividade compatível com criança e não é um hotel para família. O modo de operação com todas as refeições e bebidas incluídas contaria com algumas mudanças interessantes.

Imagem

Os brasileiros tem um motivo a mais para gostar do hotel, em meio a sua decoração muito sofisticada é possível encontrar um enorme mural de Eduardo Kobra, uma das suas obras mais bonitas. Ele, um dos artistas mais queridinhos da atualidade, passou alguns dias lá fazendo esse trabalho rico em detalhes. Todos os dias durante o café da manhã descobríamos algum elemento não visto anteriormente.

Imagem

Imagem

É impossível ir para esse hotel e não aproveitar sua piscina. Ela fica no terraço, o mais bonito da região, e com certeza vale a visita. Aproveitamos para nadar em vários momentos, com direito a “água de Jamaica”, “água de tamarindo”, guacamole e até batata frita trufada. As opções de lanches eram diversas, todas gostosas, as camas de sol, toalhas e estrutura eram perfeitamente compatíveis com todo o resto.

Também é uma boa pedida subir no terraço à noite, seja para uns drinks ou jantar. Em uma das noites jantamos ao ar livre, com a luz do luar e as estrelas no céu, em um programa delicioso!

O hotel é em parte versátil, ele tem uma pegada romântica, mas também tem uma atmosfera moderna, de quem vai aproveitar a noite de Playa del Carmen. Tem um toque urbano que reúne viajantes bem cosmopolitas e ao mesmo tempo tem algo intimista que combina com casais antenados.

Existem vários resorts na região e também hotéis pequenos, não há fórmula exata para acertar, é importante saber que tipo de viajante você é, qual o perfil da sua viagem e escolher o tipo de hospedagem que vai combinar com a experiência que você deseja. Se em Cancún é preciso ficar em grandes hotéis para aproveitar, na Riviera Maya não é.

O QUE FAZER NA RIVIERA MAYA?

Nossa programação foi bastante diversificada; incluiu desde ir à praia e passear em Tulum, até conhecer as ruínas e pirâmides do centro arqueológico de Cobá. O passeio mais incrível que fizemos foi a flutuação pelos canais aquáticos na Reversa de la Biósfera de Sian Ka’an.

Todas as ruínas da região são muito especiais, do tempo da civilização Maia.

Sítios arqueológicos

As ruínas são parte de uma história muito ancestral da humanidade, onde ficavam alguns dos centros comerciais, políticos e religiosos da civilização do Maia. Tudo na região permite uma verdadeira aula de história, por isso é importante contratar um guia. No nosso caso fomos com a operadora de turismo Vi Travel, que planejou todas as visitas de forma que não perdêssemos nenhuma informação.

Imagem

Imagem

A pirâmide mais visitada da região fica em Chichén Itzá e se chama Kukulcán, com 26 metros de altura e uma paisagem linda. Ela sem dúvida nenhuma é a mais visitada pelos turistas e claro que isso tem uma razão.

No entanto, nosso passeio mais curioso foi nas ruínas de Cobá, o lugar é menos conhecido e por isso mais vazio. A região também foi importante para os Maias. Lá fica a pirâmide mais alta de toda a Riviera. São 40 metros de altura e é possível subir pelos pequenos degraus. Não podemos negar que terminamos a subida ofegantes, mas valeu a pena. Poucas palavras descreveriam a vista lá do alto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cobá não é muito cheio e tem algumas coisas muito interessantes, como, por exemplo, um campo de futebol da época. Ao comprar os ingressos certifique-se da opção de contratar um guia. Vale salientar que a caminhada das primeiras ruínas até a pirâmide principal pode levar alguns minutos. É possível alugar uma bicicleta, tanto para você pedalar quanto na versão táxi para chegar lá. Nós optamos pela última opção e curtimos a brisa do vento da floresta.

Por estarmos perto de Tulum optamos por almoçar na cidade.

Tulum

Nós almoçamos na cidade. Fomos a um típico lugar simples, gostoso e pé na areia. Seu nome era Zammas, fica na parte da praia. Ele é o restaurante de um hotel de mesmo nome, localizado na zona hoteleira da cidade
Nossa visita foi rápida, mas certamente ficamos com vontade de voltar. A cidade não tem luxo ou glamour, a ideia é passear, relaxar, conhecer praias no entorno, além de obviamente visitar os sítios arqueológicos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Assim como em Playa, a cidade fica lotada nos principais feriados do ano.

Flutuação nos canais da Biósfera de Sian Ka’an

Imagem

Imagem

Ainda nessa região fizemos o passeio mais impressionante dessa parte da viagem, algo muito pouco comum entre os brasileiros, mas imperdível. Nós fomos a Reversa de la Biósfera de Sian Ka’an para um passeio pelos canais aquáticos que dizem terem sido abertos pelos Maias.

Imagem

Imagem

Imagem

O início do passeio de barco foi lindo e paramos em uma ruína da época da civilização Maia, que era usada para o descanso das viagens entre as cidades e suas pirâmides. Depois de uma breve explicação para aquela construção no meio dos canais começou a parte mais fantástica do passeio: flutuar pelas águas translúcidas da reserva.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O objetivo do passeio não é nadar para não atrapalhar a preservação da natureza, mas sim boiar. É proibido usar protetor solar ou qualquer outra coisa que possa contaminar a água. Não fizemos fotos, pois não entramos com câmera na água, mas é impossível não recomendar esse passeio.

Veja o vídeo:

[html]

[/html]

Praias e belezas naturais

Para curtir a praia perto do hotel nós gostamos do Mamita’s Beach Club. Bem perto da Quinta Avenida, é a melhor parte da praia para quem pretende nadar, curtir um dia de sol, comer e beber com os amigos. Sem dúvida é uma parada obrigatória para quem está hospedado em Playa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra praia muito visitada na região é Akumal. Ela fica cerca de 38 quilômetros da cidade, uma de suas principais atrações é nadar com snorkel a procura de tartarugas. Esse é um programa que costuma estar em todos os roteiros.

Imagem

Quem procura cenários de tirar o fôlego pode visitar cenotes durante a viagem.

Também existe programação para quem busca fazer passeios com um toque de aventura. Desde snorkel a rapel, tudo em meio a natureza das florestas e cenotes. O Xcaret, uma das principais empresas de turismo do México, tem diferentes pacotes de Aventuras Mayas.

A região da Riviera Maya tem todos os possíveis tipos de turismos para os mais diferentes tipos de pessoas, e sem dúvida é um lugar que todo mundo deveria pensar em visitar uma vez na vida. Tem cultura e entretenimento, além de belas praias.

VIDA NOTURNA

A cidade é um destino turísticos extremamente visado por quem deseja curtir a noite. Há muitos bares, boates e festas acontecendo na cidade. Durante feriados estendidos dizem que é impossível andar pela rua principal de tão badalada que fica Playa del Carmen.

Imagem

Imagem

Na nossa viagem nós fomos ao famoso Coco Bongo, que é bem menor do que o de Cancún, mas também muito impressionante. Tem um toque folclórico e performático que inicialmente pode parecer tão “clichê e turístico”, mas a verdade é que nós nos divertimos muito. Nosso grupo estava tão engraçado e alegre que foi impossível não entrar no clima. Tem estilo de boate, mas com show no palco, dança nos ares, muita dança e todo tipo de gente, de todas as idades. É o tipo da coisa que com as pessoas certas vai se tornar inesquecível.

Também existem muitas opções de festas na região, o importante é pesquisar o que vai estar acontecendo na cidade durante a sua viagem. Nessa hora o Concierge do seu hotel também pode te ajudar a planejar uma agenda bem badalada.

Quem curte dança, performance e circo pode colocar na lista de programações o Joya, espetáculo do Cirque du Soleil.

CULINÁRIA

A comida mexicana em si nada tem a ver com os burritos ou paletas vendidas por aqui. É tudo muito melhor do que isso e foi um dos fatores mais surpreendentes de toda a nossa viagem. Desde os peixes aos pratos típicos, os sabores são ricos no México. Os alimentos são frescos, de qualidade e os temperos muito diferentes, a experiência como um todo foi muito satisfatória.

A comida do LAT20 by Live Aqua é especialmente gostosa, por isso fizemos a maioria das nossas refeições no hotel. E provamos doces típicos pelas ruas e sorvetes, pois ninguém é de ferro.

Para conhecer os pratos típicos da cultura Maya o Yaxché – mayan cuisine é uma boa opção. O restaurante é simples, mas os garçons sabem explicar muito dos ingredientes usados há centenas de anos pelos seus antepassados, é uma experiência interessante. Os alimentos tinham cores e sabores que não conhecíamos, deixando a visita interessante e saborosa.

POR QUE VOLTARÍAMOS A PLAYA DEL CARMEN?

Imagem

Imagem

De uma forma geral acreditamos que é muito fácil se encantar com a região. Como vimos, existe muita cultura, história e tradição convivendo em perfeita harmonia com resorts, praias, festas e relaxamento. Playa del Carmen é gostosa para família, crianças de férias, apaixonados pela noite, interessados por história, entusiastas de viagens regidas por sombra e água fresca e casais em lua de mel. A Riviera Maya é um lugar muito versátil e conta com o bom humor e simpatia dos mexicanos, que sempre se esforçam para entender o portunhol da maioria dos brasileiros.

Outra face interessante de se hospedar lá é se distanciar do tipo de turismo feito em Cancún, que é relaxante, porém muito globalizado e atende a padrões muito americanizados. São duas viagens diferentes dentro da mesma viagem, na Riviera Maya é possível conviver com culturas nativas do país, além de toda a bagagem histórica que existe ali.

Realmente, é muito fácil se apaixonar por cidades como Playa del Carmen e Tulum.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Joana Cannabrava.

E você, conhece Playa del Carmen? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 15, 2016 2:02 pm
Adoro Playa del Carmen! Acho bem mais charmosa a praia do que em Cancún, na Zona Hotelera.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Mar 15, 2016 4:35 pm
Playa del Carmen é uma delícia. Combinar Cancún com Playa é o melhor dos mundos. O centrinho é gostoso de andar e as opções de restaurantes são muito boas.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mar 15, 2016 4:35 pm
Super completa a matéria! Adoro o México!
Adoro Playa del Carmen e também prefiro do que Cancún. Tulum também é demais! Já Riviera Maya eu não conheço mas fiquei com vontade!

Patricia Mensagens: 2384
Ter Mar 15, 2016 6:48 pm
Sempre escuto como Playa del Carmen é um destino surpreendente! Ainda está na minha lista ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Mar 16, 2016 6:06 pm
Lugar lindo Lendo a matéria deu muita vontade de conhecer.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
asnt70 Mensagens: 344
Sex Nov 03, 2017 2:31 am
Oi Joana Cannabrava.como
Muito boa a matéria, ficarei na região por 7 dias também, dividi minha hospedagem entre Cancun e Playa del carme,. Uma dúvida, sairei de Cancun com carro e tenho em mente ir a Tulum ver as ruínas e depois dormir em Playa. Daria para inserir COBA nesse dia ? Já estive em Cancun e fomos a Chichen Itaquera, por isso desta vez não iremos.
Outra pergunta : como contratou o passeio dos canais ? É passeio de dia inteiro ? Lembra o valo ?
Obrigado desde já

André Sant Ana




Booking.com

Voltar para “Playa del Carmen”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio