Cartão de crédito Caixa Visa Infinite

Informações sobre cartões de crédito e produtos da Caixa.
VAUGHAN Mensagens: 69
Sáb Abr 02, 2016 9:11 pm
@Letwu, concordo com suas ponderações, exceto pela questão da anuidade.

Acho que temos que considerar o mundo real. Nele, é muito tranquilo conseguir pelo menos 50% de desconto na anuidade. Nesse cenário, já passa a ser vantajoso o Black (embora, admito, seja pouco do ponto de vista estritamente financeiro).

Mas valendo a pena, leva-se de "brinde" as vantagens do Black: acesso a salas Vip (na Caixa, duas free por ano pela parceria LoungeKey além da de GRU), serviços da bandeira, status, etc. E, tvz principal, a certeza de não perder o fígado caso opte (ou seja obrigado a) usar o cartão no exterior.

Tenho tb o Porto Seguro Platinum, acho um ótimo cartão. Mas não consigo ter como principal um cartão que cobra uma cotação extorsiva no dólar.

Mas concordo que isso se decide nos detalhes, e deve-se pensar muito bem pra tomar uma decisão a respeito.

Letwu Mensagens: 1410
Sáb Abr 02, 2016 10:31 pm
@jorgespneto,

Vc entrou no cerne da ideia que eu estou tentando argumentar aqui. o Infinite da CEF não dá nada (PP, acesso à sala VIP, LK, etc) ah não ser milhas (que todo cartão dá) e cotação do dólar mais barato.

Então, pra ele COMEÇAR A SE PAGAR (considerando que seja cobrada a anuidade cheia), o sujeito precisa gastar um mínimo de R$ 12 mil mensais.

@LMBJR,

Quando foram lançados, os Black e Infinite realmente era pra quem consumia muito (ou tinha muito). O meu Black do HSBC eu só consegui pois tinha valor igual ou superior a R$ 300k investidos no banco. Esse era o "pré-requisito". Hoje, se o sujeito chega com uma fatura de um platinum qualquer com limite algo, se a gerente quiser, ela consegue o Black pra ele. Isso estou falando de um banco elitizado. No tópico do Black da CEF, tem um florista que é funcionário da CEF (gerente, se não me engano) e ele disse que um cliente dele apresentou rendimento BRUTO de R$ 8 mil e ainda assim conseguiu o cartão. Eu acredito que muito em breve devem lançar uma outra variante do cartão, pois o Black e Infinite hoje se tornou um cartão bem popular, ainda mais em se tratando de clientes da CEF. Um cara que tem renda bruta de R$ 15 mil (mínimo exigido) vai ter renda líquida de R$ 10 mil, portanto, esse cara não vai gastar toda a renda dele no cartão de crédito e se tiver de pagar anuidade, ele vai estar jogando dinheiro fora. Sem contar que boa parte dos que tem esse cartão hoje, sequer tem renda bruta de R$ 15k (ou seja, não gastarão o mínimo necessário pra conseguir isenção no cartão).

@VAUGHAN,

Há muitos colegas que dizem não ter conseguido desconto algum, e os que conseguiram, foram na faixa dos 40%. Então, desconheço que se consiga pelo menos seja 50%.

OBS: Leia os tópicos anteriores, tanto do Black quando do Infinite e verás que muitos não conseguiram desconto, alguns 30%, outros 40% e alguns poucos isenção total, depois de reclamar no CONSUMIDOR.GOV.BR. A média de 70% existia na época da Orbitall. Depois que a CEF assumiu a administração dos cartões, acabou o "desconto". E mesmo tendo 40% de desconto, o sujeito tem que gastar mais de R$ 8 mil mensais, só pra ter isenção. Convenhamos que a grande maioria, pelo menos aqui dos forenses, não gasta isso!

Em relação ao LK, ao acesso à sala VIP em GRU, isso só é válido pro Black. O tópico aqui é do Infinite e ele não dá nada disso.

Os seguros viagem, bagagem, auto, proteção de compra e concierge, são ofertados no Platinum no mesmo nível. A única coisa que diferencia é o status. E aí vem a pergunta: Vale a pena PAGAR pra ter status? E vou além... será que ter um cartão da CEF é ter status? Se vc tivesse falando de um TPC, de um Unlimited do Santander, ou um Black do HSBC há uns 2 anos atrás eu até concordaria, mas não compartilho da opinião que ter um cartão Black ou Infinite da CEF seja ser status, pois vejo esse cartão como sendo bem POPULAR. Se fosse noutro banco, até concordaria, mas da CEF não mesmo! Conheço um cara que ganha R$ 6k mensais, tem um financiamento junto a CEF, tem conta corrente e tem o Black. Tudo, devido ao relacionamento. Se fosse ver pelo regulamento, ele precisaria aumentar em 2,5x a renda dele pra ter acesso ao cartão, e mesmo tendo renda compatível com Platinum (alguns bancos nem Platinum ele consegue) ele tem cartão TOP da CEF.

GuiSodre Mensagens: 533
Dom Abr 03, 2016 12:25 am
Com relação a renda, há de se ponderar que muitas pessoas não conseguem comprovar renda formalmente e mesmo assim possuem gasto suficiente para ter o cartão.

LMBJR Mensagens: 11168
Dom Abr 03, 2016 9:17 am
de fato @Guisodre mas em tese o requisito deste cartão seria renda de 15k (não sei se aumentou mas ano passado era esse o mínimo).

O HSBC também só concedia seu cartão a quem além da renda tivesse 300k aplicados e passou a ofertar a quem tivesse a renda e outro Black com limite de 50k (salvo engano).

O próprio TPC passou a ser pulverizado em upgrades de portadores de Gold que afirmem, sem comprovação alguma, ter renda suficiente.

O que vemos é que o mercado do status no Brasil é muito forte e os bancos utilizam-se disso para dar escala ao produto ainda que no meio incorreto.

Não duvido nada mesmo de lançarem algo como o cartão de metal dizendo ser a nova categoria acima. Aliás a American Express já ensaia lançar o Centurion no Brasil

RafaelDourado Mensagens: 202
Dom Abr 03, 2016 12:01 pm
O HSBC não tem um critério de renda mínima nem limite em outros cartões, sendo Premier, sendo da vontade do gerente da conta e do gerente geral e os analistas aprovando o limite de 40k, você pode ter o cartão mesmo com renda de 15k.

O fator determinante para o cartão é a aprovação do limite pelos analistas, que levam mais em conta a movimentação do que a renda do cliente.

Dom Abr 03, 2016 12:02 pm
É assim hoje em dia mas no passado recente exigiam renda + investimento

RafaelDourado Mensagens: 202
Dom Abr 03, 2016 12:10 pm
Tenho praticamente certeza que esse critério era imposto pelos próprios gerentes. Como um normativo interno. Eles até podiam pedir com as condições que eu citei, mas exigiam os critérios de investimento para manter a exclusividade do cartão.

Depois que o banco começou a entrar em decadência, venda, etc... Eles começaram a liberar do jeito que dava mesmo.
Inclusive, moro em uma cidade com 70k habitantes, minha agência é comum, com uma gerente para todos os segmentos. E ela me disse que eu sou o único com o cartão na agência, pois ninguém quer pagar 800 reais pela anuidade.
E olha que ela tem muitos fazendeiros, empresários e médicos milionários na carteira Premier dela, mas ela disse que os que mais tem são os que menos querem pagar tarifas e custas bancárias.

Dom Abr 03, 2016 12:13 pm
Isso é verdade: os que mais tem são os que menos querem pagar tarifas

Dom Abr 03, 2016 1:24 pm
@LMBJR,

Concordo contigo, que devem estar pra lançar um nível acima dos "pretos" em breve!

Eu, sinceramente, não acho que cartão preto hoje seja status. E falo por mim mesmo. Hoje eu tenho 4 na carteira. O HSBC Black (principal), o Infinite da CEF (secundário), Black da CEF (que não uso há uns 7 meses e inclusive cheguei a pedir o cancelamento, mas deram novamente a isenção) e o Black do Itaú (que só uso a função débito, pois não aceito pagar a anuidade daquele pelo mesmo motivo que não aceito a pagar nos da CEF). E só não tenho outros porque não quero, já que um gerente do Citi veio até a minha casa ofertando pra eu levar minha conta pra lá e de cara ofereceu o Black AA, como tb ja tive oferta de cartão preto do BB dentre outras propostas.

Pra esse cartão ser TOP, como já foi um dia, penso eu que o sujeito precisa ter um bom relacionamento com o banco, como eu tinha quando consegui o Black do HSBC (onde era exigido mínimo de 300k em investimentos) e penso que da mesma forma que fizeram downgrade da minha conta qdo tirei o investimento de lá, deveriam ter me tirado o cartão, ainda mais que hoje minha conta lá é a mais simples possível e sem custo. Mesma coisa na CEF, onde nem correntista eu era e consegui os 2 cartões TOP do banco. Na minha concepção, o único cartão que eu merecia ter é o Black do Itaú, pois tenho relacionamento com eles (tenho investimentos e sou obrigado a receber pelo Itaú, já que o Tribunal onde eu trabalho só paga por esse banco).

Lembro que qdo saiu o Black do HSBC, o mínimo exigido pra ter o cartão era ter 5 MILHÕES em investimento. Aí sim, esse cartão era diferenciado. Depois, passou pra 300k (que já diferenciava um pouco, mas já baixou um pouco o nível) e hoje se passar na porta do banco e tiver uma fatura alta, eles já te empurram o cartão.

O que se vê de cartões sendo concedidos pelo simples fato de o cara usar uma fatura com limite, como se esse limite pudesse ser comprovação de renda não é brincadeira. Aliás, foi essa a "comprovação" que me exigiram na CEF, sendo que me deram o Infinite sem eu sequer ser correntista.

O resultado dessa enxurrada de cartões preto é que todo mundo hoje tem pelo menos um. Quando vc entra na sala MC Black de GRU, não consegue sequer cadeira pra se sentar, de tão cheia que a sala fica. De VIP, a sala só tem o nome.

Um cara que é VIP, que tem realmente renda (o que não é o meu caso em ambos os casos citados), ele quer EXCLUSIVIDADE, e hoje esses cartões não oferecem exclusividade alguma. Geralmente esse cara quer ter ao seu redor gente igual a ele. No entanto ele olha pro lado e tem um cara que tá fazendo a primeira viagem de avião da vida dele, que pagou a viagem parcelada, que tá indo de classe econômica, etc ... com um cartão que dá acesso a mesma sala que ele - que é TOP em todas as cias aéreas, que pagou uma passagem 5x mais cara que a do outro.

Com exceção dos cartões que oferecem PP, que ainda propiciam um tratamento VIP, os demais eu não vejo de forma alguma como detentores de status. E por estar tão "popular" os pretos, acredito que em breve criarão outro segmento. Aliás, a primeira vez que eu vi o NANQUIM eu imaginei que já fosse o novo segmento. Só depois que percebi que se tratava de uma nova bandeira, a ELO.

Eu considero os "pretos" hoje o que o Platinum era há uns 7 anos, até por na época ele ainda ser o TOP, mas todo mundo tinha. Como ele se "popularizou", criou-se um novo segmento pra DIFERENCIAR quem realmente é diferenciado.

Dom Abr 03, 2016 1:33 pm
@RafaelDourado,

Na minha opinião, só existem 2 públicos que estão dispostos a pagar por anuidade:

1) aquele que paga pra ter status (e usa o cartão como se fosse uma jóia, exibindo-o orgulhoso em cada compra)

2) aquele que usufrui do que ele oferece, e daí aquele custo que ele paga sai bem menor do que o que ele teria pra poder pagar "por fora" por tudo aquilo que ele tem. Um exemplo disso é o PP. Cada acesso custa US$ 399. Se pensar que o Unlimited e o HSBC dão 1 adicional gratuito, o sujeito deixa de gastar 800 dólares de PP. Se pensar que os da Porto dão 3 adicionais gratuitos, o sujeito deixa de gastar US$ 1.600. Com o dólar a R$ 4, a economia pode ser de até R$ 5.600,00.

A minha cidade tem 25k de habitantes e também tem pessoas muito ricas. E nenhuma delas também paga por anuidade, seja por que apesar de os caras terem grana, eles serem simples e nem conhecer sala VIP, seja porque eles quando viajam, o fazem a lazer, 1 ou 2 x por ano, e na concepção deles, pagar R$ 800 pra ter acesso à sala VIP é muito caro, até porque, quando eles quiserem vão lá e pagam pela entrada, o que vai sair bem mais barato. E os que são "muito ricos" mesmo, como o pai de um amigo que é dono de uma loja de móveis que tem 26 lojas, em 8 estados diferentes, eles dão o cartão que ele quiser, sem custo algum (afinal de contas, o cara movimenta CENTENAS de MILHÕES naquele banco). O mesmo acontece com quem tem o TPC. Os caras realmente ricos, que gastam muito, não pagam os R$ 1.200 que a maioria paga, pois eles gastam tanto, são tão diferenciados que a AMEX considera que só daquele sujeito usar o cartão deles, aquilo já é uma honra, daí, dão a gratuidade (também por conta dos altos gastos, que passam da centena de milhares de reais mensais).

Voltar para “Caixa”