10 programas bem cariocas para você fazer na Cidade Maravilhosa

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Jun 16, 2016 10:12 am
Imagem

O Rio de Janeiro é reconhecidamente uma das cidades mais bonitas do mundo. No Brasil, o destino é o número um para turistas estrangeiros e um dos mais cobiçados também entre os brasileiros. O Falando de Viagem participou do evento Rio By PayPal, juntamente com um grupo dos 17 principais influenciadores do mundo virtual, com o objetivo de mostrar ao Brasil e ao mundo alguns dos mais interessantes programas que um visitante pode fazer no Rio de Janeiro.

Durante 4 dias o grupo foi levado para visitar algumas das melhores atrações que a cidade tem a oferecer:

1) Pão de Açúcar: um dos cartões-postais mais famosos do Rio de Janeiro! A visita ao complexo do Pão de Açúcar pode até ser clichê, mas é obrigatória para todos que visitam a cidade pela primeira vez. O passeio é tão interessante que muitos retornam a cada visita à cidade.

Formado pelo Morro da Urca e pelo Morro do Pão de Açúcar, ele oferece uma vista deslumbrante de todos os ângulos. Desde 1912 o famoso bondinho leva e traz visitantes que, invariavelmente, retornam deslumbrados do passeio. O passeio é feito em 2 estágios, sendo o primeiro até o Morro da Urca a 220 metros de altura. Em seguida deve-se pegar um segundo bondinho até o topo do Morro do Pão de Açúcar, que fica a 395 metros acima do nível do mar. Em ambas as estações é possível ter uma visão privilegiada da Praia de Copacabana, Enseada de Botafogo, Baía da Guanabara, dos bairros de Botafogo e do Flamengo, além do centro da cidade. Também é possível avistar a cidade de Niterói e o Corcovado. Um passeio perfeito que agrada todas as idades!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

2) Corcovado: o Morro do Corcovado, com seus 710 metros de altura, é uma das atrações turísticas mais conhecidas do mundo. Localizado no Parque Nacional da Tijuca, em seu alto encontra-se a famosa estátua do Cristo Redentor, símbolo da cidade e eleito em 2007 como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Inaugurada em 1931 ela atrai anualmente mais de um milhão de visitantes anuais. Não é exagero que de lá é possível ter uma das vistas mais deslumbrantes de uma metrópole no mundo. Grande parte da cidade pode ser avistada, assim como se consegue visuais únicos do Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e Baía da Guanabara. Outro grande atrativo é a possibilidade do visitante acessar o monumento através da Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884 por D. Pedro II, sendo a primeira ferrovia do país.

Com seu visual de tirar o fôlego, o Corcovado é um passeio obrigatório para brasileiros e estrangeiros em visita ao Rio de Janeiro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

3) Praia do Arpoador: localizada bem no início da Praia de Ipanema, sendo uma continuação da mesma, a Praia do Arpoador poderia passar despercebida pelo se tamanho reduzido, por estar "escondida" próximo às pedras e ter um acesso relativamente restrito, mas ela se tornou mundialmente famosa por oferecer o mais famoso pôr do sol carioca. Do alto de suas pedras, em um dia claro, visitantes e moradores ficam boquiabertos com a beleza de ver o "Astro Rei" se pondo, conferindo cores incríveis à paisagem, principalmente as praias de Ipanema, Leblon e o Morro Dois Irmãos. É o local perfeito para se chegar caminhando pelo calçadão e assistir ao espetáculo enquanto toma uma água de coco geladinha. Uma vista para ficar na memória!

Imagem

Imagem

4) Praia de Copacabana: a praia brasileira mais famosa no mundo, e tema de inúmeras canções, possui pouco mais de 4 quilômetros e estende-se do Posto 6 ao Leme. Seu calçadão é um dos símbolos do Rio de Janeiro e de lá avista-se atrações como o Pão de Açúcar e o Forte Copacabana. Com uma faixa de areia que varia entre 30 e 100 metros, ela atrai visitantes do mundo todos durante todos os anos, seja para caminhar ou aproveitar o sol carioca em suas brancas areias. Se preferir, basta escolher um dos inúmeros quiosques para curtir o visual tomando uma água de coco ou degustando um chopp bem gelado.

Palco da maior festa de ano novo do mundo, quando mais de 2 milhões de pessoas se reúnem para assistir a famosa queima de fogos, é um passeio que ninguém pode deixar de fazer se quiser dizer que conhece bem o Rio de Janeiro.

Imagem

Imagem

Imagem

5) Lapa: símbolo maior da boemia carioca, o bairro da Lapa, localizado bem próximo ao centro da cidade, é uma verdadeira instituição carioca. Tanto de noite quanto de dia existem atrações de interesse turístico. É impossível um visitante não parar por alguns minutos para admirar os Arcos da Lapa, por onde passa a tradicional linha do bondinho que leva ao bairro de Santa Teresa.

Também servindo de acesso à Santa Teresa há a famosa Escadaria Selarón, uma simples escadaria que acabou transformada em uma verdadeira obra de arte e atração turística da cidade pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, um apaixonado pelo Rio. Com seus azulejos coloridos e mosaicos únicos ela já foi cenário de clipes musicais de artistas como Snoop Dogg e U2. Tombada em 2005, ela atualmente recebe visitantes de todo mundo que buscam uma foto em seus degraus.

Quando a noite chega, a Lapa ganha ainda mais vida em suas dezenas de bares e restaurantes onde as pessoas buscam diversão, que só termina quando o dia nasce.

Imagem

Imagem

Imagem

6) Museu do Amanhã: inaugurado em dezembro de 2015, a mais nova atração carioca é parte do gigantesco projeto de revitalização da zona portuária que se encontra em curso no Rio. Projetado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu rapidamente se tornou uma nova mania carioca, tendo recebido 25 mil visitantes apenas no primeiro final de semana de funcionamento. Com custo de 230 milhões de reais, o museu tem como foco as artes e ciências de modo a alertar sobre os perigos das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, alertando seus visitantes a mudarem hábitos a fim de criar um mundo sustentável. O destaque fica por conta da alta tecnologia utilizada de modo a proporcionar uma visitação onde se pode interagir com o acervo. Em seus 15 mil m² de construção, cercado de amplas janelas com belas vistas para cidade e para a Baía da Guanabara, o visitante tem a oportunidade de fazer um passeio único na cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

7) Show de Samba: o samba é a cara do Rio. Seu Carnaval é o mais famoso do mundo, sendo o desfile das escolas de samba que ocorre no sambódromo apelidado como "O maior espetáculo da Terra". Se você não pode visitar a cidade durante os 4 dias de folia, pode ter uma boa amostra do espetáculo ao assistir um dos muitos shows de samba em uma casa noturna na cidade. No restaurante Cais, por exemplo, assistimos ao espetáculo Ginga Tropical, onde além de samba temos amostras de outros ritmos tipicamente brasileiros que tanto encantam o mundo com sua originalidade. Além de poder assistir ao show desfrutando de um ótimo jantar, é possível interagir com os integrantes que dão aulas de samba e chamam os espectadores para dançar no palco. Com tanta simpatia assim o show não poderia terminar de outra forma que não todo mundo sambando ao som de música brasileira. Impossível não ficar contagiado com a alegria carioca!

Imagem

Imagem

8) Morro Dois Irmãos: o Rio é mundialmente famoso pela enorme área verde que abriga nas montanhas que o cerca. Para onde quer que se olhe vemos morros cobertos de verde. Localizado entre os bairros do Leblon e de São Conrado, o Morro Dois Irmãos possui 533 metros de altura e abriga uma das mais famosas favelas cariocas, a Favela do Vidigal. Muitos turistas estrangeiros visitam anualmente essa comunidade para aprender um pouco mais sobre o modo de viver de seus habitantes. O passeio pode se tornar ainda mais interessante quando se decide subir a trilha de 1,5 quilômetro que começa quando termina a favela e vai até próximo de seu topo.

Além da oportunidade do contato com a natureza e a chance de poder ver de perto espécimes da fauna e da flora carioca, a vista que se tem do seu alto é de tirar o fôlego. Diversas empresas, como a Crux Ecoaventura, oferecem o passeio guiado, que é recomendado para quem não tem experiência com trilhas.

Imagem

Imagem

Imagem

9) Lagoa de Marapendi: a Cidade Maravilhosa possui também um amplo complexo lagunar em seu território. Como preparação para os Jogos Olímpicos, essas lagoas estão sendo revitalizadas e limpas, de modo a proporcionar uma opção de lazer ainda mais agradável aos visitantes. Um exemplo disso é a Lagoa de Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. A medida que avançam as obras de recuperação da área, cada vez mais pessoas procuram o lugar como opção de lazer. Passeios de barco, SUP e aluguel de jet ski são algumas das atividades mais procuradas. Em seus manguezais podem ser avistados jacarés, garças, capivaras, patos selvagens e diversas espécies de crustáceos, que encantam os turistas.

O passeio pode ser estendido com um almoço em um dos diversos restaurantes instalados em suas ilhas, que só podem ser acessados de barco e servem, principalmente, um cardápio a base de peixe e frutos do mar.

Imagem

Imagem

10) Churrascarias: apesar do churrasco não ser um prato de origem carioca, ele foi definitivamente adotado por seus moradores. Quase todo carioca alega ser um bom churrasqueiro. Portanto, nada mais natural que as churrascarias da cidade virassem uma febre entre seus visitantes. A grande maioria dos visitantes da cidade não vai embora sem visitar pelo menos uma delas e se deliciar com um variado rodízio. Muitas oferecem também buffet de frutos do mar, comida japonesa, massas e até feijoada! Uma orgia gastronômica que impressiona principalmente os estrangeiros e que não pode deixar de ser experimentada pelo menos uma vez.

Imagem

Imagem

Imagem

Essa foi nossa programação de 4 dias no Rio By PayPal. Um roteiro que com certeza vai encantar qualquer visitante no Rio de Janeiro. O interessante é que algumas dessas atrações não custam absolutamente nada. As atrações pagas, como o Corcovado, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, passeio de barco pela Lagoa de Marapendi e a trilha guiada ao Morro Dois Irmãos, podem ser pagas antecipadamente via PayPal, gerando tranquilidade e segurança.

Apesar do Rio ter muito mais a oferecer, consideramos que foi um roteiro bem elaborado tendo em vista o tempo disponível. Ele é adequado a alguém pessoa que deseja curtir os Jogos Olímpicos com um roteiro turístico. Quando mais tempo você passa na cidade, mais programas interessantes irá descobrir, pois realmente há muito o que ver e fazer.

Planeje sua viagem pelo Rio de Janeiro

Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

Texto: Fabio Macedo.
Fotos: Fabio Macedo, Cristyan Mannchen e Gabriel Dias.

O Falando de Viagem participou do Rio By PayPal a convite do PayPal.

E você, conhece o Rio de Janeiro? Já fez algum desses programas? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qui Jun 16, 2016 10:16 am
Lindas as fotos do pôr do sol em Ipanema e do 14-bis!
Muito legal

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 10:16 am
Adorei a lista, mas confesso que como carioca tem várias coisas citadas que ainda não fiz.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qui Jun 16, 2016 10:18 am
Idem, Gabriel. É engraçado como conhecemos mais outras cidades do que a nossa própria!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 16, 2016 3:24 pm
Muito boas as dicas. No meu caso, no entanto, eu pularia o show de samba e a churrascaria.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 16, 2016 7:02 pm
Como uma boa carioca eu já fiz 100% dos programas e adoro e recomendo todos!
Achei inclusive um excelente roteiro para quem visitar o Rio!

Eu viajo o mundo inteiro mas sou eternamente apaixonada pela minha cidade, por mais defeitos que ela tenha!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Jun 17, 2016 12:37 am
Eu confesso que mesmo apos morar quase toda minha vida no Rio soh fui fazer alguns desses programas agora. :lol:

Tem muita coisa para se fazer na cidade. 4 dias eh muito pouco!

catelli Mensagens: 144
Sáb Jun 18, 2016 3:07 pm
Como bom carioca, fiz quase tudo que está aí mais de uma vez e sempre como guia turístico, levando amigos de fora.

Vale mencionar que aquele belo pôr do sol no Arpoador só acontece no verão, nas outras estações ele se põe atras das montanhas. Ah, e com certeza é o pôr do sol mais aplaudido do mundo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 06, 2017 8:39 am
No verão o que muitos estão curtindo a praia à noite.





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio