Palácio de Versalhes: o berço da arte e antiga morada dos reis nos arredores de Paris

Troca de informações sobre destinos na França.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jul 12, 2016 9:00 am
Imagem

Patrimônio da UNESCO há mais de 30 anos, o Palácio de Versalhes é uma das maiores conquistas da arte francesa do século 18. Morada de muitos reis da França, começou com Luis XIV transportando para o palácio, em 1682, todo o governo do país. Todos os 3 reis da França que lá viveram, até a Revolução Francesa, fizeram melhorias e trouxeram cada vez mais requinte e ostentação ao local.

Hoje em dia o palácio é visitado por milhões de turistas de todas as partes do mundo, que vão até Versalhes para conhecerem de perto tamanha beleza, imponência e o retrato fiel de como era a vida desses reis. O Palácio de Versalhes é enorme e dividido entre o palácio em si, os jardins, e o Le Grand Trianon.

Para chegar até Versalhes o melhor é ir de RER, o trem expresso que liga Paris aos arredores da Île-de-France. Em uma viagem não muito longa se chega à estação de Versalhes Rive Gauche, que é a mais próxima do castelo. Saindo de Paris, é necessário pegar o RER C.

Desembarcando na estação há placas indicando a direção, mas basta seguir o fluxo, pois a maioria vai para o mesmo local. A caminha é curta e bastante agradável, pois vários turistas estão fazendo o mesmo e a empolgação de visitar um ponto turístico tão encantador é contagiante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A chegada a Versalhes pode fazer com que a gente se sinta preocupado se vai conseguir andar por todo o local e ver tudo com calma, visto que a quantidade de turistas chegando é enorme, porém é tudo bem rápido e funciona.

Após passarmos pelos procedimentos de segurança, logo já estamos frente a frente com as mais belas formas de arte francesas. Quadros, mobílias, tapeçarias, artigos decorativos, e as salas em si, tudo é incrivelmente lindo e imponente. Andar pelos diversos salões do palácio é uma tarefa que exige uma dose de paciência maior, pois são muitos turistas em uma mesma sala que estamos visitando, porém é possível conhecer e admirar a tudo com detalhes.

Para uma visita guiada ao local nossa sugestão é contratar os serviços da Edis Lima, da BEM in Paris. Ela é uma excelente guia conferencista na cidade, moradora de Paris há mais de 15 anos, e sabe absolutamente tudo sobre Paris e arredores. Assim como outros locais da cidade, a Edis é especialista no Palácio de Versalhes e conduz a uma visita guiada incrível pelos salões suntuosos do palácio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em 1670 Luis XIV construiu o Grande Apartamento do Rei e Rainha e esses aposentos, assim como a grande Galeria dos Espelhos, são responsáveis por fazer que a gente fique impressionado com a opulência em todos os detalhes. O quarto onde o Rei dormia, onde ele se vestia em público, onde aconteciam os jantares, os bailes e absolutamente todos os aposentos onde os reis circulavam nós podemos visitar e admirar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Galeria dos Espelhos é, sem dúvidas, o aposento mais lindo do palácio. Com 17 espelhos em arco que refletem 17 janelas para o grande jardim, com cada arco dessas janelas contendo 21 espelhos fazem dessa grande sala o ponto alto da visitação ao Palácio de Versalhes. Ao todo são 357 espelhos em toda a sala. No século XVII os espelhos eram artigos de luxo e ostentar muitos deles na decoração era sinônimo de status e muito poder. Como os espelhos vinham de Veneza, o Rei ordenou que viessem artesãos de Veneza para Versalhes apenas para fazerem os espelhos que foram colocados no palácio. No teto da grande Galeria dos Espelhos há a representação das vitórias militares de Luis XIV.

Saindo para a parte externa do grande palácio a visita passa para os jardins, que são belíssimos e impecavelmente bem cuidados. Em dezembro de 1999 ventos de mais 200 km/h arrasaram os jardins de Versalhes, arrancando e devastando árvores raras da época da construção. No entanto, após a reconstrução de tudo com novas árvores, o jardim continua sua trajetória de um dos mais belos da Europa e do mundo. Verdadeiros tapetes verdes e desenhos belíssimos são feitos com os arbustos e plantas. A melhor maneira de ver todo o desenho é mesmo de cima, pela grande Galeria dos Espelhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Palácio de Versalhes é o principal motivo que faz com que muitos turistas durante todos dos dias resolvam sair de Paris rumo à Versalhes. Além do palácio em si, a região no entorno é muito agradável e muito tranquila para se passear. A sensação é de estarmos mesmo naquelas cidades de interior, onde o ritmo é mais calmo, o ar é mais puro e a paz reina.

Para aproveitar o local e ainda conhecer com calma o palácio todo recomendamos um dia inteiro, pois é necessário não ter pressa e admirar séculos de história sem se preocupar com mais nada, afinal é uma oportunidade como nenhuma outra.

Recomendamos muito!

Texto: Fernanda Chaves.
Fotos: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou para Paris a convite da Air France, Office du Tourisme et des Congrès de Paris e com seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece o Palácio de Versalhes? Gostou? Se impressionou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jul 12, 2016 9:01 am
*** AVALIE A ATRAÇÃO E VEJA MAIS FOTOS ***

Palácio de Versalhes: https://app.falandodeviagem.com.br/atracoes/franca/chateau-de-versailles

Participe, acumule pontos em nosso ranking e ajude usuários do mundo inteiro!

*** AVALIE A ATRAÇÃO E VEJA MAIS FOTOS ***

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 12, 2016 9:10 am
O Palácio e os seus jardins são lindos. Quem estiver programando ir lá sugiro ver o filme "Um Pouco de Caos", que mesmo sendo uma obra de ficção, tem por base alguns fatos ocorridos durante a construção dos jardins.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Jul 12, 2016 10:13 am
Este palácio é realmente lindo! Imperdível!

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qua Jul 13, 2016 8:25 am
Seja com dias lindos ou com dias nebulosos, a ida ao Palácio é imperdível!!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 14, 2016 4:39 am
Passeio totalmente imperdível!
Amei o palácio e o jardim (isso porque fui num dia de chuva). Da para passar 1 dia inteiro nele!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Fev 21, 2018 3:49 pm
É mesmo deslumbrante e arrisco dizer que nenhuma palavra ou mesmo nenhuma foto seja capaz de expressar o que é esse local. Todos deveriam conhecer.





Booking.com

Voltar para “França”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio