Aluguel de carros: faça sempre uma vistoria detalhada

Troca de informações sobre empresas de aluguel de carro.
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baran Mensagens: 10215
Seg Out 03, 2016 12:21 pm
Aluguel de carros: faça sempre uma vistoria detalhada

Quando alugamos um carro devemos tomar todo cuidado para entregá-lo no mesmo estado em que o recebemos. Uma proteção contra dano ou perda, conhecida pelas siglas em inglês CDW (Colision Damage Waiver) e LDW (Loss Damage Waiver), é sempre recomendável.

As proteções contra dano ou perda oferecidas pelas locadoras podem ou não ter uma franquia. Uma proteção sem franquia significa que em caso de furto ou dano ao veículo o locatário não terá que arcar com nenhum pagamento ou indenização à locadora, sendo que o conserto ou substituição do veículo ocorrerá por conta dela. Já uma proteção com franquia significa que, em caso de dano ou furto do veículo, o locatário terá que pagar um certo valor à locadora (a franquia, propriamente dita). O valor da franquia varia de locadora para locadora e conforme o plano de proteção contratado. Ele certamente será menor do que o valor do veículo em caso de perda total, porém pode ser bem superior ao custo de um conserto caso o dano seja pequeno (um amassado na lataria, por exemplo).

Nos Estados Unidos o mais comum são proteções CDW/LDW sem franquia. Por esse motivo a devolução dos veículos alugados naquele país costuma ser rápida. Como qualquer dano que porventura tenha ocorrido ao carro alugado será coberto pela proteção contratada, o funcionário não perde tempo vistoriando o carro no momento da devolução.

Já no Brasil e na Europa é comum as locadoras oferecerem proteções CDW/LDW com franquia. Nesses casos, o locatário deve tomar bastante cuidado no momento da retirada do veículo pois não é raro as locadoras implicarem com pequenos amassados e arranhões no momento da devolução e, por causa disso, exigirem o pagamento da franquia.

Por esse motivo, nessas situações o viajante deve sempre fazer uma vistoria minuciosa do veículo antes de aceitá-lo e exigir da locadora que registre toda e qualquer avaria que já exista no automóvel.

Alguns pontos que devem ser checados pelo locatário são:

1. Verificar se a lataria e os pára-choques possuem amassados e arranhões
2. Verificar se os vidros possuem trincas
3. Verificar se os pneus estão em condições de rodar
4. Verificar se a antena está conectada ao carro
5. Verificar se os estofados possuem rasgos, manchas ou furos
6. Verificar se a tampa do reservatório de combustível está instalada
7. Verificar se as luzes do carro estão funcionando
8. Verificar se o ar-condicionado e o rádio estão funcionando
9. Verificar se o acendedor de cigarros está funcionando (mesmo que você não fume, pois ele serve para carregar celulares e GPS)
10. Verificar se o carro possui macaco, chave de roda, triângulo e estepe
11. Verificar se os bancos estão reclinando
12. Verificar se o documento fornecido pela locadora corresponde ao carro alugado
13. Verificar se os retrovisores funcionam adequadamente
14. Verificar se todos os tapetes estão no carro, caso ele os tenha
15. Verificar se os cintos de segurança estão funcionando
16. Verificar se a quilometragem anotada corresponde àquela mostrada no odômetro, caso o carro seja alugado com quilometragem limitada
17. Verificar se as rodas/calotas possuem amassados ou arranhões
18. Se o carro tiver calotas, verificar se todas estão instaladas
19. Verificar se o controle remoto da chave trava e destrava as portas
20. Verificar o nível de combustível no tanque, caso tenha optado por contratar com tanque cheio
21. Verificar se o carro possui extintor de incêndio. Apesar de seu uso não ser mais obrigatório, caso o veículo seja entregue com esse equipamento, deverá ser devolvido com ele.
22. Verificar se os faróis e lanternas estão trincados ou quebrados
23. Verificar se as fechaduras têm sinais de arrombamento

Qualquer problema encontrado deve ser registrado pela locadora em um checklist ou termo de vistoria. Esse documento é assinado pelo locatário, que guarda uma cópia. No momento da devolução, a locadora fará uma nova vistoria do veículo para ver se há algum dano que não tenha sido registrado no momento da retirada. Caso ela entenda que o veículo foi entregue em boas condições, ela dará um OK no checklist e entregará uma cópia desse documento ao locatário. Guarde essa cópia, pois caso a locadora posteriormente resolva lhe cobrar por algum dano você terá uma prova de que o veículo foi devolvido antes daquele dano ocorrer.

Caso o locatário julgue que o estado do veículo coloca em risco sua segurança, como pneus gastos ou cintos de segurança que não travam, por exemplo, deve pedir à locadora que o substitua por outro carro da mesma categoria ou, caso não haja nenhum, de uma categoria acima. O locatário também deve atentar à limpeza e à higiene do veículo, não sendo obrigado a aceitar um carro sujo ou com cheiro ruim.

Boa viagem!

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GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 03, 2016 12:46 pm
Muito importante mesmo! Mais de uma vez já tive problemas com locadoras querendo se dar bem em cima de danos que o carro já tinha.

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baran Mensagens: 10215
Seg Out 03, 2016 1:09 pm
Eu também.

Em Recife a Hertz quis me dar um carro todo sujo de areia por dentro. Justo a Hertz, que cobra R$ 20 com a desculpa de ser "taxa de limpeza". Eu me recusei a aceitar o carro e pedi um limpo. Me deram um que estava limpo por dentro, mas sujo por fora, pois a garagem da Hertz no aeroporto de Recife fica em uma rua que vira um lamaçal quando chove, além de o piso ser de... areia. :? Aceitei, já que todos os carros viriam sujos por fora mesmo, mas exigi que não me cobrasse a tal da "taxa de limpeza". Fizeram essa observação no termo de vistoria.

Pergunta se não me cobraram na devolução...

Eu já estava tão p* com a Hertz que acabei pagando só para me ver livre deles. Tinha uma boa impressão da empresa, mas pelo visto eles se nivelaram por baixo.

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GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 03, 2016 1:13 pm
Hertz inventou de me cobrar por um arranhão de 2 centímetros na Itália. 300 euros. Sem noção!

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baran Mensagens: 10215
Seg Out 03, 2016 1:17 pm
Antigamente a World Nomads oferecia a cobertura de 100% da franquia da proteção CDW/LDW para quem fizesse o seguro Explorer deles.

Aliás, antigamente não, eles ainda oferecem. Desde que você não more no Brasil.

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NecyCorsino Mensagens: 117
Ter Out 04, 2016 9:39 am
Item 10 é importantíssimo: numa viagem a Cancun, depois de ter ficado horas no Panamá devido a um bug no sistema da Copa, tive que alugar às pressas um carro da Hertz pois a Sixt, que não era 24h já havia fechado e a minha reserva era com eles. Muito cansada e doida para chegar logo ao hotel nem olhei direito o carro... e então, no outro dia à tarde, quando fomos pegar o carro para devolver e pegar o da Sixt, o pneu não estava totalmente vazio?!?!? Procurei a chave de roda e para minha surpresa a que tinha no carro não servia!
Como tinha contratado o seguro total por ser um dia só tentei ligar para o número que me deram e nada!!! Ninguém atendia (talvez por ser sábado). Aí não tive dúvida, fui bem devagar até um posto de gasolina e por sorte, e com um generosa propina, um taxista que passava por lá tinha uma chave de roda que servia e trocamos o pneu.
Queriam cobrar pelo pneu, que ficou destruído, e eu insisti que não pagaria pois não tive culpa já que a chave de roda não servia na roda do carro.

Então, no item 10, eu acrescentaria um detalhe, além de ver se tem a chave de roda, experimente se ela serva na roda do seu carro!!!

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baran Mensagens: 10215
Ter Out 04, 2016 10:15 am
Inacreditável, NecyCorsino! Eu nunca pensaria em checar se a chave de roda serve no carro!

O item 12 parece improvável, mas já aconteceu com um conhecido meu, que só descobriu pois foi parado em uma blitz da PRF.

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Out 04, 2016 5:35 pm
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Nossa, realmente a gente não checa 1/5 disso! Estou até assustada! Vou imprimir esse check list e levar nas viagens! Thanks, Baran! ;)

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GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 05, 2016 9:43 am
Realmente é cada uma. Acho que as próprias locadoras não verificam 100% dos itens do carro nas devoluções.





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