O vinho chileno

Troca de informações sobre o Chile.
Avatar do usuário
Cheldo Mensagens: 12
Seg Dez 19, 2016 10:18 am
O vinho chileno

Imagem

A elaboração do vinho chileno data do século XVI com a chegada dos conquistadores e missioneiros espanhóis que plantaram as primeiras “vides”. O Chile está entre os 10 principais produtores de vinhos a nível mundial, mas isto não é por acaso, pois a combinação de clima mediterrâneo (moderado) e geografia fazem deste país um lugar ideal para se produzir um dos melhores vinhos do mundo.

A diferença está no clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos, condição perfeita para o crescimento da uva. Também está um fator fundamental que são dias bem ensolarados e noites mais frias que as uvas necessitam para produzir sabores mais frescos, acidez mais definida e no caso das uvas vermelhas cor profunda, taninos maduros e um alto nível de antioxidantes.

A influência do Oceano Pacífico e da corrente de Humboldt também são sumamente importantes, pois geram no litoral nuvens e neblinas com pouquíssimas precipitações que oferecem as “gotas de orvalho” ideal para o crescimento da uva. Devido a sua geografia alongada e sobretudo “estreita” gera proximidade entre o Oceano Pacífico e Cordilheira dos Andes oferecendo inúmeros microclimas e “terroirs” ideais para a produção de diferentes cepas, tais como: cabernet sauvignon, syrah, malbec, merlot, carmenere, sauvignon blanc, chardonay, pinot noir, entre outros.

A diversidade é tanta que há 14 vales vitivinícolas espalhados num trecho territorial de norte a sul do país:
- Vale do Elqui;
- Vale do Limarí;
- Vale de Choapa;
- Vale do Aconcaguá;
- Vale do Maipo;
- Vale de Casablanca;
- Vale de San Antonio;
- Vale de Cachapoal;
- Vale de Colchagua;
- Vale de Curicó;
- Vale do Maule;
- Vale de Itata;
- Vale do Bio Bio;
- Vale de Malleco.

Imagem

À benção da mãe natureza, juntamente com técnicas modernas e profissionais super qualificados, fazem do Chile o 5° maior exportador mundial de vinhos depois da Itália, Espanha, França e Austrália, com uma participação de quase 9% do mercado mundial, que representa US$1.690 milhões e equivale aproximadamente a 700 milhões de litros produzidos.

O vinho chileno tem uma peculiaridade que agrada a todos aqueles que são amantes do vinho: excelente qualidade e preços competitivos.

Prêmio mais que merecido

O prestigioso crítico de vinhos norte-americano James Suckling, considerado o mais influente pela revista Forbes, degustou mais de 600 etiquetas de vinhos nacionais e nomeou o vinho Cabernet Sauvignon 2014 da vinícola Chadwick o primeiro vinho chileno em alcançar 100 pontos, pontuação máxima que se pode aspirar um vinho.

Ele comentou:

"Talvez um indicativo de que o Chile alcançou a sua maioridade no mundo do vinho são os 100 pontos outorgados ao Cabernet Sauvignion 2014 da vinícola Chadwick. Este é um vinho que define a grandeza do Chile com pureza, estrutura e fineza que compete com os melhores tintos do mundo".

Saúde!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 19, 2016 10:20 am
Eu adoro os vinhos chilenos. São realmente muito bons! Quando vou ao Chile procuro experimentar vinhos diferentes dos que são comercializamos no mercado brasileiro. O preço também é um dos atrativo e dá vontade de trazer vários na mala.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Dez 19, 2016 1:16 pm
Adoro os vinhos chilenos!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Dez 19, 2016 2:46 pm
Super interessante isso!
Também adoro os vinho chilenos e Cabernet Sauvignon é um dos meus preferidos! Pretendo fazer uma viagem pela vinícolas!

Adriana Mensagens: 2231
Ter Dez 20, 2016 5:20 am
Legal saber um pouquinho mais. Adoro os vinhos chilenos.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Dez 20, 2016 8:55 am
Muito bacana a matéria

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Dez 20, 2016 10:17 am
É triste o frequente aumento de impostos sobre o vinho. Nem mesmo um vinho brasileiro se encontra por menos de R$15,00 a garrafa hoje em dia...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 20, 2016 10:19 am
É triste mesmo. E é triste viajar e ver o quão barato é um vinho em outros países. Aqui cada vez mais parece ser artigo de luxo.

Avatar do usuário
Cheldo Mensagens: 12
Ter Dez 20, 2016 10:41 am
A minha sugestão é que venham tomar vinho aqui no Chile...é muito mais barato!! rsrsrs

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Dez 26, 2016 7:44 pm
Sempre bom.. adoro um bom vinho, Cheldo.





Booking.com

Voltar para “Chile”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio