Desculpa ter desviado do topico, mas deixo aqui o que penso:
BMI comprada pela BA com BMI saindo da Star Alliance
TAM e LAN, a empresa provavelmente ficando na OneWorld
USAirways + AA, tambem acredito que ficariam na OneWorld
Vejo a Star Alliance perdendo bastante terreno ultimamente...
Claro que para nós viajantes a fusao/compra de empresas diminui a competicao, o que faz os precos aumentarem. As duas empresas que mais uso sao a United (Silver) e a AA (Gold, era Platinum até este ano), mas como no meu atual trabalho tenho voado pouco, ano que vem será ainda mais dificil manter o status.
Eu adorava a United, pois como Silver, conseguia muitas vezes upgrade para business em voos dentro da America do Norte e Caribe, que eram confirmados ja no check-in 24 horas antes do voo (status mais altos claro que tinham prioridades). Mas o principal beneficio era poder já no momento da reserva ter acesso a Economy Plus, agora não tenho mais este beneficio. Aliado isto ao fato que agora quem tem o Amex Platinum aqui nos EUA nao pode mais utilizar os lounges da nova United, estou em uma duvida brutal se deveria mudar todos meus voos para a AA. Finalmente, é notorio como os precos da nova United estao mais caros, claro que todos precos estao mais altos pois o petroleo voltou a ficar acima dos $100 por barril, mas a United tem voos cerca de 20% mais altos que da competicao!
A consolidacao do setor e os precos altos de combustiveis, irao interferir muito nos meus planos de viagem e confesso que já tenho viajado muito mais de trem aqui nos EUA para destinos mais proximos (DC, Philly, Boston, etc). O pior, é que esta consolidacao do setor, vai fazer com que status sejam cada vez mais importantes.
A boa idéia talvez seja para as cias que teoricamente podem cortar custos com estas fusoes. Mas nao para nós clientes.