Guia de monções na Ásia

Troca de informações sobre destinos na Ásia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qua Mar 01, 2017 6:57 pm
Imagem

Decidir quando fazer uma viagem para a Ásia não é tão simples. É preciso tomar muito cuidado ao viajar para alguns destinos entre abril e setembro, podendo até se estender para outubro, quando é a época das monções. Você sabe o que isso significa?

As monções são um fenômeno que coloca em oposição dois extremos climáticos em uma mesma região, provocando fortes ventos, chuvas, tufões e até catástrofes naturais piores. Elas são causadas por mudanças de temperatura formando zonas de alta e baixa pressão, provocando forte deslocamento das massas de ar. As monções são comuns nas regiões do sul e do sudeste asiático.

As monções continentais são características do período de inverno e faz com que o continente asiático passe por uma época de estiagem intensa. No verão, o quadro é invertido. A umidade no continente aumenta significativamente provocando chuvas torrenciais e alagamentos. O quadro é tão sério que a maioria da população nem sai de casa. Então não vale a pena marcar viagem para essa época e correr esse risco!

Veja os principais destinos asiáticos e a melhor época para visitá-los:

Tailândia

A Tailândia é afetada por duas monções diferentes, que ocorrem em épocas distintas. Na sua costa oeste – onde ficam as Ilhas Phi Phi e Phuket – as monções marítimas vão de abril a outubro. Já na costa leste – onde fica Koh Samui e Ko Tao – a temporada de chuvas vai de setembro a dezembro.

Melhor época para ir: de dezembro a março.

Índia

A Índia sofre com as monções de julho a setembro, quando a temperatura é muito quente e o ar muito úmido.

Melhor época para ir: de novembro a abril. Lembrando que no norte da Índia o inverno é bem rigoroso, e ao sul a temperatura é bem quente, então vá preparado para os dois extremos caso pretenda ir entre dezembro e fevereiro.

Filipinas

As monções nas Filipinas são de maio a outubro, e a temporada dos tufões vai de junho a dezembro. Não vale a pena marcar viagem nessa época de jeito nenhum. As monções são consideradas de forte intensidade e podem ser perigosas.

Melhor época para ir: de janeiro a abril.

Indonésia

As monções na Indonésia são consideradas de leve intensidade e não atrapalhando tanto o turismo na região. Elas ocorrem de outubro a março.

Melhor época para ir: de abril a setembro, mas saiba que agosto é o mês mais caro e mais cheio.

Laos

Em Laos as monções vão de maio a novembro e o mês de agosto é o pior para ir.

Melhor época para ir: de novembro a fevereiro (época mais fresca e seca) ou março e abril (período mais quente e seco).

Camboja

O Camboja é pouco afetado pelas monções e lá as chuvas chegam bem mais leves, por isso não chega a atrapalhar a viagem. De qualquer forma, elas existem e ocorrem de maio a outubro.

Melhor época para ir: de novembro a fevereiro, sendo que dezembro a janeiro são os melhores, pois a temperatura é mais amena. Mais perto de abril a temperatura pode ultrapassar os 40 graus.

Vietnã

Devido a sua extensão territorial, o Vietnã tem um clima bem variado entre o norte e o sul. As monções atingem o país ao norte nos meses de maio a outubro e no sul de setembro a janeiro. A época dos tufões no norte e no centro vai de julho a novembro.

Melhor época para ir: de novembro a abril.

Japão

O Japão é afetado pelas monções com chuvas intensas durante grande parte do ano. No sul, a estação chuvosa vai de maio a outubro, e nas outras regiões de junho a setembro. E a temporada de tufões acontece em agosto e setembro.

Melhor época para ir: de março a maio e outubro e novembro (primavera e outono).

Bangladesh

As monções atingem Bangladesh durante os meses de maio a outubro e as chuvas são tão pesadas que impossibilitam qualquer viagem. E a época com maiores possibilidades de furacões é de maio a junho, além dos meses de outubro e novembro.

Melhor época para ir: de março a maio.

China

Por causa da sua enorme extensão territorial o clima da China é muito diversificado e o sul é quase sempre dominado por monções. É difícil dizer uma época em que o país inteiro está ideal para viajar. A região sudeste é a mais úmida e mais afetada com as chuvas, que ocorrem de abril a setembro.

Melhor época para ir: de março a maio, e de setembro a novembro.

Nepal

No Nepal, as chuvas das monções são mais comuns no leste do que no oeste. A estação chuvosa vai de maio a outubro no leste, e no resto do país vai de junho a setembro.

Melhor época para ir: de fevereiro a abril e nos meses de outubro e novembro (primavera e outono).

Sri Lanka

O Sri Lanka é influenciado por duas monções, a monção de sudoeste, que ocorre entre maio e agosto, e a monção do nordeste, que atinge o país entre outubro e janeiro.

Melhor época para ir: de dezembro a março (para visitar a costa oeste e o planalto sul). E de maio a setembro (para visitar a costa leste).

Leia também: Estações do ano na Ásia

Agora você já pode começar a planejar sua viagem para a Ásia sem preocupação.

Boa viagem!

E você, já foi para a Ásia nos meses de chuva? Teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 02, 2017 10:29 am
É muito longe a viagem, então não dá para errar. Já pensou em voar 24 horas e ainda ter decepção com o tempo?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Mar 03, 2017 3:41 pm
Um guia desse é extremamente útil! Concordo que não vale a pena arriscar!
Inclusive eu estava pensando em ir para Filipinas em maio mas quando percebi o risco de ir nessa época acabei desistindo!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Mar 06, 2017 11:40 am
Pois é, gastar um dinheirão com passagem, ficar animado e chegar lá e não poder sair do hotel e até correr risco de vida não dá!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Jan 29, 2018 9:26 am
É muitooooo importante mesmo saber quando ir e aonder ir, boas informações.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Ásia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio