Quanto o seu banco cobra de ágio nas compras em dólar no seu cartão de crédito?
-
user7765
Pessoal, tenho duas faturas do Intermédium e a primeira com cobranças em dólar. Ia postar a foto mas não estou sabendo onde (qual site) fazer upload, mas se for de interesse de alguém e alguém recomendar algum, posso postar. Resumidamente: Fatura 1 com vencimento dia 10/03 fiz duas compras de US$ 0,99 e uma de US$ 3,99, mais US$ 0,06 de iof das duas primeiras e US$ 0,25 de iof da segunda. Foi um total de US$ 6,34 e me foi cobrado R$ 19,72 por isso (o dólar do fechamento da fatura veio em R$ 3,11). Na Fatura 2, com vencimento em 10/04, não fiz compra em dólar e veio apenas um ajuste de R$0,28, que somados aos R$19,72 dão exatamente 20 reais para 6,34 dólares gastos na fatura com vencimento no dia 10/03, dando uma conversão de 3,15. Então acho que o Intermedium não cobra spread nenhum não, ou então errei algum cálculo. Enfim, só queria compartilhar mesmo e ver se é assim com todos que utilizam esse cartão ou só com valores baixos. Um abraço.
-
celrocha

Spread sobre a cotação do dólar PTAX em relação ao dia:
- Anterior à compra: 2,01%
- Da compra: 2,60%
- Anterior à conversão do IOF: 1,38%
- Da suposta conversão: 1,38%
- Anterior ao recebimento da fatura no e-mail: 2,14%
- Do recebimento da fatura no e-mail*: 2,40%
-
user7765
Estou estranhando isso na fatura do intermedium: minha fatura recebo dia 03 cedo, e dia 02 de março o dólar no site do BCB estava R$ 3,11, exatamente o que veio na fatura. Na fatura acima eles cobraram um dólar bem diferente do ptax no site do Banco Central. Como usam o dólar do dia de vencimento, esperei a próxima fatura (não gastei nada em moeda estrangeira nela) e veio como nas fotos:

Não sei se errei nos cálculos, mas não notei nenhuma cobrança além do IOF nas minhas. Os valores do dólar batem direitinho com os do BCB.

Não sei se errei nos cálculos, mas não notei nenhuma cobrança além do IOF nas minhas. Os valores do dólar batem direitinho com os do BCB.
-
PingaFogo
Pessoal é um assunto semi-off-topic mas..., estava fazendo umas contas aqui e preciso de ajuda de vocês com os meus argumentos, e gostaria de saber se mais alguém já fez esta conta....
Além do spread da cotação do dolar, a maioria dos cartões tem o programa de recompensa, que oferece X pontos por dólar gasto, nunca havia feito a conta antes, sempre acreditei que utilizavam pelo menos a mesma cotação, este mês resolvi fazer a conta no meu cartão (black bradesco prime).
O valor da fatura foi 9831,48 e me creditaram no livelo 5181 pontos, no site bradesco fidelidade demonstra que a pontuação do meu cartão é 2 pontos por dólar.
Para as compras utilizaram uma cotação de 3,46 que já é um absurdo, agora para os pontos Livelo, utilizaram uma cotação de 3,8 o que é um roubo. Dão uma pontuação maior e tal e tentam ganhar de volta com a cotação.
Além do spread da cotação do dolar, a maioria dos cartões tem o programa de recompensa, que oferece X pontos por dólar gasto, nunca havia feito a conta antes, sempre acreditei que utilizavam pelo menos a mesma cotação, este mês resolvi fazer a conta no meu cartão (black bradesco prime).
O valor da fatura foi 9831,48 e me creditaram no livelo 5181 pontos, no site bradesco fidelidade demonstra que a pontuação do meu cartão é 2 pontos por dólar.
Para as compras utilizaram uma cotação de 3,46 que já é um absurdo, agora para os pontos Livelo, utilizaram uma cotação de 3,8 o que é um roubo. Dão uma pontuação maior e tal e tentam ganhar de volta com a cotação.
-
PingaFogo
Pessoal é um assunto semi-off-topic mas..., estava fazendo umas contas aqui e preciso de ajuda de vocês com os meus argumentos, e gostaria de saber se mais alguém já fez esta conta....
-
LordK
Um novo projeto de lei que tramita no Senado Federal busca obrigar operadoras de cartão a converterem o dólar ou qualquer outra moeda estrangeria para o real de acordo com a cotação PTAX, que é o valor oficial divulgado diariamente pelo Banco Central para a moeda norte-americana.
Qualquer cidadão brasileiro pode dar sua opinião a respeito do texto. É possível manifestar-se a favor ou contra à medida através deste link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/ ... voto=favor
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mercado/122 ... aratas.htm
Qualquer cidadão brasileiro pode dar sua opinião a respeito do texto. É possível manifestar-se a favor ou contra à medida através deste link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/ ... voto=favor
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mercado/122 ... aratas.htm
- LMBJR Mensagens: 11168
Típico assunto de regulamentação de mercado que acho que não deveria ser tratado por leis.
Se aprovada, acho difícil mas não duvido, creio que os bancos simplesmente adotarão a cobrança de uma taxa por compras no exterior como ocorre com cartões emitidos em outros países, assim deixariam de chamar de spread e passariam a chamar de tarifa, a regulamentação da mesma seria pelo BACEN que certamente autorizaria a cobrança.
Lei para impor prática de preços não funciona.
Se aprovada, acho difícil mas não duvido, creio que os bancos simplesmente adotarão a cobrança de uma taxa por compras no exterior como ocorre com cartões emitidos em outros países, assim deixariam de chamar de spread e passariam a chamar de tarifa, a regulamentação da mesma seria pelo BACEN que certamente autorizaria a cobrança.
Lei para impor prática de preços não funciona.
-
davilenz
Para os poucos casos em que a auto-regulação do mercado não funciona acredito que a imposição por lei é válida sim, não como controle de preço (o que de fato não funciona), mas como transparência para o consumidor poder facilmente comparar preços e custos. Hoje 99% dos brasileiros que usam cartão no exterior não sabe quais bancos usam o melhor e pior câmbio. Que se libere a taxa de uso no exterior (ágio sobre o câmbio comercial), assim o banco mantém o mesmo ágio e lucratividade de antes da lei e o consumidor sabe claramente que é melhor usar o cartão do banco que cobra taxa de 1% do que daquele que cobra 7%. No longo prazo essa medida ainda trará o benefício de reduzir a taxa de bancos mais careiros pois eles se sentirao obrigados a reduzir essa diferença tão alta numa comparação tão óbvia e simples.
Outro mercado que está precisando de uma regulamentação do tipo é o de reserva de hotéis. É super trabalhoso saber o preço final para fazer a comparação pois há sites que cobram taxas a mais que outros, hotéis que cobram taxa de resort, de turismo municipal diferenciada e etc. Na maioria das vezes é necessário avançar até a última etapa da compra para saber o preço final, e para piorar há sites que só deixam chegar nessa última etapa com cadastro.
Uma das boas medidas das novas regras de passagens aéreas foi a obrigatoriedade de informar o preço final de antemão, o que gerou transparência e tornou a comparação muito mais fácil. Pouco me importa as taxas que o site ou cia aérea queira cobrar, o que quero saber já na primeira tela é o preço final.
Outro mercado que está precisando de uma regulamentação do tipo é o de reserva de hotéis. É super trabalhoso saber o preço final para fazer a comparação pois há sites que cobram taxas a mais que outros, hotéis que cobram taxa de resort, de turismo municipal diferenciada e etc. Na maioria das vezes é necessário avançar até a última etapa da compra para saber o preço final, e para piorar há sites que só deixam chegar nessa última etapa com cadastro.
Uma das boas medidas das novas regras de passagens aéreas foi a obrigatoriedade de informar o preço final de antemão, o que gerou transparência e tornou a comparação muito mais fácil. Pouco me importa as taxas que o site ou cia aérea queira cobrar, o que quero saber já na primeira tela é o preço final.
- LMBJR Mensagens: 11168
Queria acreditar em metade do que acreditas... lembro destes argumentos sendo utilizados em tantas situações cujas realidades não consagraram essas ideias que perdi a fé... espero estar errado
Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”