Guia de Botswana | Tudo que você precisa saber sobre um dos destinos mais incríveis da África

Troca de informações sobre Botswana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Jun 04, 2017 6:25 pm
Imagem

Botswana é um dos destinos turísticos mais populares da África e está localizado no centro do continente africano, a aproximadamente 950 metros acima do nível do mar e mais de 600 quilômetros da costa mais próxima. O país faz fronteira com a Namíbia, Zimbábue, África do Sul e Zâmbia. Aproximadamente 70% de seu território fica no deserto de Kalahari, sendo sua planicidade e aridez as características mais marcantes.

O país é fascinante, possui uma natureza inóspita, exuberante e uma fauna que encanta e atrai visitantes do mundo inteiro. Tem deserto, tem delta, tem savana, parques nacionais e um monte de opções. Algumas das áreas mais selvagens e isoladas do continente africano estão localizadas em Botswana. Um destino ideal para quem procura exclusividade, uma imersão na natureza e safáris não massificados e talvez até mais selvagens.

Você está planejando uma viagem para Botswana? Nós vamos lhe ajudar com tudo o que precisa saber!

Como chegar e como se locomover?

Não há voos diretos do Brasil para Botswana. A South African Airways voa diariamente de São Paulo para Botswana, com escala em Joanesburgo. Outra opção é fazer com a LATAM Airlines Brasil o trecho Brasil - Joanesburgo e comprar separadamente o trecho para Botswana com a AirLink ou Air Botswana.

As principais portas de entrada são Maun e Kasane, sendo a primeira mais popular. Uma vez lá, a única forma de se locomover e de chegar até os lodges é através de pequenos aviões, que são muito seguros, apesar de assustarem algumas devido ao tamanho e ao fato de voar baixo, passando por possíveis turbulências.

Uma boa ideia é conciliar Botswana com outro destino africano, como África do Sul (aproveitando a conexão) ou Victoria Falls, Seychelles e Ilhas Mauricio. Boas opções não faltam e o roteiro ideal depende do número de dias disponíveis para a sua viagem.

Imagem
Wilderness Air.

Imagem
Babuínos na pista.

Imagem
Botswana vista de cima.

Visto, vacina e malária

Não é necessário visto para brasileiros, porém a vacina contra febre amarela é obrigatória para quem deseja viajar ao país. É necessário tomá-la com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem e levar sempre com você o certificado internacional, pois ele pode ser solicitado várias vezes. A validade da vacina agora é vitalícia. Leia mais aqui.

Ao contrário da febre amarela, não existe vacina contra malária e a forma de contrair a doença é através da picada do mosquito. Algumas regiões de Botswana estão livres da doença e outras são classificadas como baixo risco. No entanto, existem também regiões de alto risco e é sempre bom ficarmos atentos. As reservas onde estão localizados os melhores lodges e camps do país possuem baixa ocupação humana e são raras as pessoas que já contraíram a doença. Perguntamos para inúmeras e ficou claro que isso não era uma preocupação e ninguém havia se contaminado.

Ainda assim é melhor prevenir! A maioria dos hotéis disponibilizam repelente para os hóspedes, mas ainda assim optamos por levar e usar o Exposis por ter uma duração prolongada com proteção até 10 horas. Use e abuse do repelente, principalmente ao anoitecer.

Quando ir?

Podemos dizer que Botswana é um destino para o ano inteiro, pois cada estação tem seus prós e contras. São duas temporadas bem definidas:

- Alta temporada: corresponde ao período de abril a novembro, quando é inverno no país. Nessa época as temperaturas são baixas e o clima seco. E é exatamente esse motivo que faz essa época ser considerada alta temporada. Como não chove, os animais procuram os rios e se concentram próximos a eles para beber água e consequentemente fica mais fácil de encontrá-los.

- Baixa temporada ou estação verde: corresponde ao período de dezembro a março, quando as chuvas de verão são mais frequentes e deixam a vegetação mais verde e exuberante. Por outro lado, como há uma grade oferta de água, oriunda das chuvas, os animais não precisam se concentrar próximos aos rios, dificultando muitas vezes de encontrá-los. A vantagem é que nessa época os preços dos lodges são bem mais atraentes.

Bagagem

Nos voos internos o limite de bagagem é de 20 quilos e a mala precisa ser estilo sacola. Malas de rodinha e rígidas não são permitidas. Como íamos para África do Sul depois, fizemos uma mala para Botswana e outra para o restante da viagem e a deixamos em Maun, no escritório da empresa do nosso primeiro hotel, e a buscamos no dia de retornar. A maioria dos camps possuem lavandaria sem custo extra. Você deixa em um dia e no dia seguinte sua roupa está limpa e passada no seu quarto. Ou seja, leve o mínimo de roupa possível e lave-as sempre que for preciso.

O que levar?

- Roupas confortáveis. No verão faz bastante calor e no inverno faz bastante frio, então sua mala vai depender da época do ano que você viajará. Uma dica é levar roupas leves, se vestir em camadas e ter sempre um casaco bem forte para o amanhecer e anoitecer. Esqueça a vaidade em Botswana.
- Tênis ou calçado confortável para que você possa caminhar na savana despreocupado e com segurança.
- Mochila.
- Binóculos.
- Câmera fotográfica com zoom potente, de 10x (18-200mm) ou 20x (18-400mm).
- Chapéu ou boné.
- Filtro solar.
- Repelente.

Quantos dias?

4 ou 5 noites são suficientes para aproveitar bem Botswana. Procure dividir a hospedagem em pelo menos 2 lodges diferentes e localizados em 2 áreas distintas do país, como, por exemplo, Okavango Delta, Lyanti, Chobe ou Kalahari. É preciso planejar bem a logística para que tudo funcione perfeitamente e você possa aproveitar ao máximo tudo o que o país tem a oferecer. Obviamente que quanto mais dias você ficar e mais safáris você fizer, maior será a chance de avistar animais e presenciar lindos espetáculos da natureza.

Onde se hospedar?

Botswana é um dos destinos africanos mais exclusivos e alguns dos melhores lodges e camps de todo continente estão localizados lá. Uma coisa comum em todos é o respeito pela natureza. Cada lodge tem a concessão para explorar uma determinada área e o número de quartos e jeeps autorizados a explorar a região são determinados pelo governo. O sistema é sempre all-inclusive com bebidas alcoólicas incluídas. Espere comer e beber muito bem em Botswana e ter momentos incríveis e inesquecíveis junto com outros hóspedes.

Em muitos lodges não há internet, o que lhe permite ficar totalmente integrado e conectado com a natureza. Se você não consegue se desconectar, é possível optar pelos acampamentos que oferecem Wi-Fi, ainda que na maioria a velocidade não seja boa.

Tenha em mente que os lodges estão localizados literalmente no meio do nada na savana e que aquele é o habitat dos animais. Durante a noite você precisará de escolta dos funcionários para chegar ao seu acampamento, escutará muitos barulhos de animais e poderá presenciar lindas cenas, como estar almoçando os elefantes aparecerem do seu lado, ou quem sabe estará na piscina do seu quarto vendo girafas ou até mesmo quem sabe acordar ou dormir vendo um leão. A natureza é imprevisível e tudo isso pode acontecer, pois os animais vivem soltos.

Nós tivemos experiências em diversos lodges das duas melhores empresas habilitadas a explorar Botswana: Wilderness Safaris e Great Plains Conservation.

Imagem
Elefantes apareceram em nosso almoço no lodge Vumbura Plains - Wilderness Safaris.

Imagem
Almoço no Zarafa Camp, único Relais & Châteaux de Botswana - Great Plains Conservation.

Imagem
Lanche a tarde nos lodges da Wilderness Safaris.

Wilderness Safaris

A Wilderness é uma empresa de operação africana especialista em experiências memoráveis em algumas das regiões mais remotas e intocadas da África. Neste sentido, eles administram centenas de lodges e acampamentos em áreas remotas, que oferecem aos hóspedes acesso privativo a quase três milhões de hectares em algumas das reservas mais fantásticas de vida selvagem no continente, enquanto seguem comprometidos a proteger e preservar esse patrimônio natural e cultural.

Eles possuem 20 camps em Botswana divididos em 3 diferentes categorias, com opções simples e luxuosas, mas sempre integrados com a natureza local. Ficamos hospedados nos seguintes lodges da Wilderness Safaris:
- Vumbura Plains;
- DumaTau.

Imagem
Piscina em nosso quarto no Vumbura Plains.

Imagem
Área comum no lodge DumaTau com local para fogueira.

Great Plains Conservation

A Great Plains é uma empresa familiar que atua em milhões de hectares das melhores reservas de vida selvagem da África, especialmente em Botswana e Kenya. Proteger a África é mais do que apenas uma filosofia e sim a paixão que impulsiona e o modo de vida escolhido por aqueles que trabalham na empresa.

São 7 lodges em Botswana, de diferentes e categorias. O único Relais & Châteaux do país, o Zarafa Camp, faz parte da Great Plains Conservation. Ficamos hospedados nos seguintes lodges:
- Zarafa Camp;
- Duba Expedition Camp;
- Selinda Explorers Camp.

Imagem
Nosso quarto no Zarafa.

Imagem
Área comum no Duba Expedition Camp.

Imagem
Nosso camp no Selinda Explorers.

Safáris

Todo mundo que viaja para Botswana tem como intuito fazer safáris incríveis, que permitem uma visão sem igual dos animais em seu habitat natural, e no país é possível fazer alguns dos melhores safáris de toda África. É possível realizá-lo em vários locais e um dos grandes diferenciais são as concessões privadas, com forte fiscalização do governo, que oferecem uma experiência diferenciada aos seus visitantes. Você já deve ter ouvido falar no "Big Five", que são os 5 animais mais desejados de serem vistos e mais difíceis de serem caçados. São eles: leão, leopardo, elefante africano, búfalo-africano e rinoceronte. Em Botswana você poderá vê-los facilmente e diversas vezes em sua viagem.

Cada lodge pode explorar uma determinada área e todos possuem guias altamente qualificados e que são os grandes responsáveis pelo sucesso da sua viagem. Os safáris normalmente são feitos em jeeps abertos e o respeito pela natureza e pelos animais vem sempre em primeiro lugar. Eles conhecem os locais como ninguém, assim como todos os animais, muitas curiosidades e aspectos interessantes da natureza. Todos falam inglês fluentemente.

Durante todos os dias em Botswana fizemos 2 safáris, um ao amanhecer e outro ao anoitecer, cada um com duração de 3 a 4 horas. Alguns lodges levam o café da manhã no carro para que os hóspedes possam desfrutá-los na savana e ao anoitecer eles levam sua bebida de preferência e alguns snacks para assistir ao pôr do sol. Há opção também de safáris a pé e a cavalo, além de explorar os pantanais de barco ou mokoro, uma espécie de canoa tradicional.

[html]

[/html]

Vimos todos os tipos de animais diversas vezes. Leão, zebra, leopardo, girafa, rinoceronte, hipopótamo, elefante, crocodilo, diversos tipos de antílopes, cachorros selvagens, lobos, inúmeros pássaros. Vimos animais caçando, se alimentando, acasalando, brincando e até brigando.

Veja algumas fotos da nossa aventura africana:

Imagem
Café da manhã na savana com a Great Plains Conservation.

Imagem
Passeio de mokoro no pôr do sol com a Wilderness Safaris.

Os animais:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As belas paisagens na savana:

Imagem

Imagem

Moeda e gorjeta

A moeda oficial do país é a pula. Os lodges aceitam dólares e cartão de crédito, mas normalmente você não terá muitos gastos, pois a maioria dos camps possuem esquema all-inclusive com bebidas alcoólicas. Leve dólares ou euros e se você optar pelo câmbio, deverá fazê-lo no Aeroporto de Maun ou casas de câmbio localizadas nos arredores do aeroporto ou no centro.

A prática de gorjetas para os guias, que serão os grandes responsáveis pelo sucesso da sua viagem, é comum e pode ser feita em dólares. A média é de US$15 por dia, por pessoa.

Tomada

A tensão em Botswana é 220v e as tomadas são do tipo M, ou seja, possuem 3 entradas sendo 2 pinos redondos, porém mais afastados do que os que usamos no Brasil. Os hotéis costumam ter adaptadores, mas é sempre bom levar o seu.

Como planejar uma viagem?

Planejar uma viagem para Botswana não é uma tarefa fácil, pois estamos falando de um destino exótico, onde é preciso entender bem sobre o que cada região do país oferece e fazer uma logística inteligente.

Muitos lodges só podem ser reservados através de agentes de viagem, que organizarão não só sua estadia, como toda sua viagem e deslocamentos internos. Nós recomendamos a Highland Adventures, uma agência de turismo focada em turismo-aventura internacional superestruturada e especializada em África. Eles organizaram nossa viagem nos mínimos detalhes para que tudo saísse perfeito.

Conclusão

Ouvimos diversas vezes que Botswana é a Suíça da África devido a sua exclusividade. Uma vez lá, se prepare para experiências únicas e inesquecíveis, totalmente integrado com uma natureza exuberante, inóspita e com uma fauna encantadora. Os safáris são incríveis e muito exclusivos. É preciso saber planejar bem a viagem e a Highland Adventures foi essencial para o sucesso da nossa jornada!

O slogan da Wilderness Safaris resume bem: "Our Journeys change lives". Nós concordamos!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece Botswana? Gostou? Onde se hospedou? Fez safáris? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Jun 04, 2017 7:14 pm
Botswana me surpreendeu e me encantou imensamente! Recomendo para todo mundo que tem o sonho de safáris e imersão na natureza!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qua Jun 07, 2017 2:47 pm
Parece ser surrealmente incrível!!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 07, 2017 4:28 pm
Gostei. Eu ando numa fase bem "destinos exoticos".

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Jun 08, 2017 5:08 pm
Dá para ir de carro alugado partindo de Joanesburgo?

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jun 21, 2017 11:28 am
Maravilhosa esta viagem. Estou cada vez com mais vontade de conhecer a África.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 02, 2018 9:56 am
Todo mundo que viaja para Botswana volta apaixonado. Quero muito conhecer em 2018!





Booking.com

Voltar para “Botswana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio