Parque Nacional do Itatiaia | O primeiro parque do Brasil

Troca de informações sobre Penedo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sáb Jun 17, 2017 12:02 pm
Imagem

Site: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia

Visão geral

Ar puro das montanhas, barulho somente de pássaros e grilos, diversas singelas paisagens que fazem qualquer pessoa querer passar horas somente admirando o degrade de verdes. Este é o Parque Nacional do Itatiaia, localizado entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais (Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira). O primeiro parque do Brasil, criado em 1937 por Getúlio Vargas, inicialmente tinha apenas 12 mil hectares e hoje possui mais de 28 mil hectares.

Parques nacionais são unidades de conservação administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio com a finalidade principal de proteger o ecossistema ali existente. São lugares onde ocorre muito estudos científicos, atividades educacionais e de turismo ecológico, tudo com regulamentações por planos de manejo.

O local é bastante visitado aos finais de semana, principalmente por visitantes que gostam de cacheiras, lagos e trilhas. No interior do parque se encontra alguns dos picos mais altos do Brasil, como o Pico das Agulhas Negras, o sexto mais alto do Brasil com quase 2.800 metros de altitude.

O parque é dividido teoricamente na parte alta e na parte baixa, onde na parte alta o montanhismo é a atividade mais praticada. Na parte baixa há trilhas curtas e de observação, mergulhos em rios e cachoeiras.

Não é exagero dizer que você precisaria de meses para explorar o parque, mas um final de semana já te deixa com gostinho de quero mais. A biodiversidade tanto da fauna como da flora é grande e para os amantes de natureza o lugar é perfeito para contemplação.

A entrada do parque pela parte baixa fica na portaria da BR-485 em Itatiaia, seguindo 5,5 quilômetros depois da saída 316 da Rodovia Presidente Dutra (BR116).

Atrativos não faltam, como o Lago Azul, Cachoeira do Poranga, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira do Rio Bonito, Mirante do Último Adeus e o Centro de Visitantes com exposições permanentes – sendo essas as mais próximas, mas há também a Cachoeira do Escorrega, Cachoeira Santa Clara, Morro de Couto, Três Picos, Cachoeira Aiuruoca, Prateleiras, Agulhas Negras, Três Picos, Abrigo Rebouças, Cachoeira das Flores, entre outros pontos de interesse turístico.

Embora a estrada não esteja em boas condições, com qualquer tipo de carro é possível chegar às primeiras cachoeiras, que são de fácil acesso. Nós fomos visitar a Cachoeira Véu de Noiva, o Lago Azul, o Centro de Visitantes e por final o Mirante do Último Adeus.

Vamos ver algumas fotos?

Entrada do parque.
Imagem

Por muitos pontos há placas indicando as trilhas e cachoeiras. Nossa primeira visita foi na Cachoeira Véu de Noiva.

Imagem

A trilha até a Cachoeira Véu de Noiva.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cachoeira Véu de Noiva

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida fomos à trilha de observação (460 metros) até chegar ao Lago Azul.

Imagem

As espécies possíveis de serem encontradas na trilhas.

Imagem

Trilhas de observação.
Imagem

Lago Azul

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois da visita ao Lago Azul fomos conhecer o Centro de Visitação e sua exposição permanente.

O interessante da exposição é que ela conta sobre a formação geológica do local, sobre os primeiros habitantes, além de apresentar as muitas espécies ali encontradas. Há partes interativas para se escutar os cantos dos pássaros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E para finalizar nossa visita fomos ao Mirante do Último Adeus, que proporciona uma belíssima vista panorâmica da Mata Atlântica e do Rio Campo Belo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fizemos também um vídeo do Lago Azul e do Mirante do Último Adeus. Vamos assistir?

[html]

[/html]

No parque é muito importante observar a mudança do clima. Quem deseja mergulhar nos rios e cachoeiras é melhor visitar o local na primavera e o verão, quando as temperaturas estão mais elevadas, mas fique muito atento a previsão do tempo e lembre-se que não é recomendado a visita em dias chuvosos, principalmente pela ocorrência de Cabeça D’água, que é uma cheia repentina no leito dos rios causada por fortes chuvas e que arrastam tudo que encontram pela frente.

Para trilhas de difícil acesso é necessário a contratação de um guia para a segurança de todos.

Preço

Ingresso geral: R$27,00.
Residentes no Brasil: R$14,00.
Residentes no entorno (mediante comprovante): R$3,00.

Horários de funcionamento

Na parte baixa, o parque abre às 8:00 e fecha às 17:00.
Na parte alta, o parque abre às 7:00 e fecha às 14:00, podendo o visitante permanecer até no máximo 17:00.

Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante, pois há riscos de cabeça d'água.

Há possibilidade de acampamento e hospedagem dentro do parque, mas é preciso se informar bem sobre as regras no site do ICMBio.

Conclusão

Adoramos conhecer o parque! Nossa visita foi rápida, mas mesmo assim percebemos a grandiosidade e o encantamento do local. Não dá vontade de ir embora e há diversas opções interessantes para um dia inteiro.

Recomendamos muito!

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

E você, conhece o Parque Nacional do Itatiaia? Gostou? Fez alguma trilha? Quais locais visitou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jun 17, 2017 1:11 pm
Acho um passeio muito bacana, ainda mais nessa epoca do ano, quando chegando bem cedo ao local existe a possibilidade de se avistar pequenas quedas d`agua congeladas.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jun 17, 2017 2:03 pm
Às vezes cai neve lá no alto do parque!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Jun 19, 2017 8:59 am
Eu já fui ao Parque do Itatiaia muitas vezes, mas todas elas quando era adolescente, isto é, há muitos anos atrás..
Naquela época o parque tinha cabanas de pedra e de madeira para alugar para os visitantes...
Tínhamos muito mais liberdade... pois a consciência ambiental era muito menor (ah, a frescura com certas posturas tb)...
Era muiiiiiiiiiiiiito legal... a gente tinha liberdade para andar (e se perder) na mata... mas, nunca soube de problemas com isso... as pessoas serem eram achadas inteiras e sem problemas...
Os albergues eram alugados com utensílios de cozinha, fogão, mas não tinha geladeira... para refrigera o leite (que era vendido em sacos plásticos, destes que ainda vendem em padarias), nós deixávamos o chuveiro aberto e os sacos em cima de um plastico pegando a água gelada... durava 2 dias sem problemas, pois no segundo dia ele era fervido...
Meu falecido irmão foi uma das pessoas mais crazy que eu conheci na vida...
Uma vez, ele foi na mata.. e quando veio, estava com um saco de estopa com algumas coisas lá dentro... se trancou na cozinha.. e depois comemos uma comida deliciosa...
Depois que todo mundo comeu ele disse que era cobra e lagarto....(hoje, ele seria enquadrado em crime ambiental... :lol: , sem direito à fiança)...
No lago Azul, todos nós pulávamos da ponte em pé... meu irmão pulava de cabeça... ;) (tem uma foto do Lago Azul e a ponte aí na reportagem)..
O Administrador no Parque, naquela época, era um senhor chamado "Sr. Jorge XYZZYA" (sobrenome alemão)... ele era muito legal, e deixava usar a tirolesa que tinha na casa dele....
Nós andávamos o parque todo a pé...
Para quem gosta de natureza é um programa e tanto...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jun 20, 2017 12:20 pm
Adoro Itatiaia!
A família do meu marido tem casa quase na entrada do parque e íamos muito! Atualmente não temos ido tanto mas eu adoro!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jun 20, 2017 3:27 pm
Tai...hoje estava conversando com minha esposa sobre irmos a São Paulo, de carro mesmo..
Eu amo dirigir na Dutra...me traz boas lembranças...
Mas, vou alongar o programa e colocar Itatiaia no roteiro... acho que Zardoxzinho e minha filha nunca foram....
Claro que a parte de pular da ponte do Lago Azul eu vou "o-mentir" pra ele... :lol:
E óbvio, que na ida, vai rolar café da manhã em Penedo.... ;)

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qua Jun 21, 2017 2:11 pm
Que lindo!! Adoro esses parques!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 31, 2018 6:22 pm
Já estive algumas vezes no parque e sempre achei ótimo. Vale muito a pena conhecer!





Booking.com

Voltar para “Penedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio