Quais os documentos exigidos para viajar de avião?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Nov 09, 2017 5:38 am
Imagem

Acredite: as suas melhores viagens começarão dentro de um avião. Entretanto, para que a sua viagem seja inesquecível, é preciso se atentar as exigências antes da viagem começar. Já pensou chegar ao check-in da companhia aérea e descobrir da pior maneira possível que os seus documentos não são válidos para embarque?

Leia também: Viagem de avião | Até que idade uma criança é considerada criança de colo?

Em voos domésticos o passageiro pode apresentar qualquer documento oficial que permita a sua identificação. São aceitas cópias autenticadas dos documentos.

Nos voos internacionais para brasileiros, é preciso apresentar passaporte brasileiro válido. No caso de viagens para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, também é aceito como documento de viagem a Carteira de Identidade Civil (RG), emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.

Casos de documentos perdidos ou furtados

Em caso de furto, roubo ou extravio de documento será aceito o Boletim de Ocorrência para embarque em voos domésticos. No caso de voos internacionais, deve ser retirado outro Passaporte. Se a perda se der em território estrangeiro, procure a embaixada do Brasil ou outra representação diplomática brasileira.

Leia também: O que fazer ao perder o passaporte?

Crianças e adolescentes

Em voos domésticos é aceita a Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) ou outro documento de identificação válido para crianças de até 12 anos incompletos. Para adolescentes (entre 12 anos completos e 17 anos) valem as mesmas regras que para os demais passageiros: documento de identificação válido em todo o território nacional. Segundo a Resolução nº 400/2016, a Certidão de Nascimento não é válida para o embarque de adolescentes.

Para o embarque de crianças também deve ser apresentado documento que comprove a filiação ou parentesco com o responsável, observadas as demais exigências estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude do local de embarque.

No caso de voos internacionais, o documento de identificação é o Passaporte, além do previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo Conselho Nacional de Justiça e pelas determinações da Vara da Infância e Juventude do local de embarque. A carteira de estudante não é um documento de identificação previsto para o embarque.

É possível que crianças e adolescentes viajem desacompanhados dos pais?

Em voos domésticos qualquer adolescente (entre 12 anos completos e 18 anos) pode viajar independentemente de autorização dos responsáveis. Crianças (até 12 anos incompletos) estão sujeitas às exigências legais.

Para embarques domésticos e internacionais é importante consultar a empresa aérea com antecedência e verificar o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, além das exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade de embarque.

Leia também: Autorização para menor viajar ao exterior pode ser incluída no passaporte

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 09, 2017 7:23 am
Com relação a carteira de identidade, embora ela não tenha prazo de validade, mas não tem uma história de que a foto na carteira tem que estar +- igual a face da pessoa e/ou tb a carteira tem que estar em bom estado ???
Se eu tentar usar minha carteira de identidade, expedida em 1984, os caras vão perguntar se por acaso eu não peguei a carteira do meu filho por engano. O documento está super bem conservado, a foto idem, mas o respectivo identificado, nem tanto..... :lol: :lol:

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Nov 09, 2017 7:28 am
Na Argentina eu sei que é exigido que o RG tenha sido emitido há no máximo 10 anos.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 09, 2017 7:31 am
É baran... da Argentina eu já tinha ouvido esta história tb, mas não sabia se era lenda urbana ou real...

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Nov 09, 2017 3:14 pm
Posts assim são muito importantes! Vai naquele pensamento empático de que ''nenhuma dúvida é idiota''

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 09, 2017 3:17 pm
Exato..
Há uns 3 anos atrás, um conhecido ia para Buenos Aires com esposa e filho...
Ele, funcionário público federal, tinha carteira de identidade funcional...
Alguns dias antes do embarque soube que este tipo de identidade não servia para entrar na Argentina...
Aí, deu a sorte de conseguir tirar às pressas uma carteira de identidade no Detran... e foi de boa...

Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Qui Nov 09, 2017 3:47 pm
Sobre cópias autenticadas: a GOL só aceita cópias autenticadas com no máximo 30 (trinta) dias.

Em uma ocasião Eu fui para o Aeroporto embarcar e só depois descobri que tinha perdido minha carteira com meus documentos (carteira de identidade do CREA e carteira de motorista) e todos os meus cartões de crédito!!! Era uma viagem nacional. Depois do susto, perguntei se poderia embarcar com cópia autenticada da carteira de identidade. O atendente disse que só se a autenticação tivesse menos de 30 dias. Por um acaso Eu tinha! E assim pude embarcar.

Não sei se as outras Cias Aéreas também têm essa regra dos 30 dias...

PS.: Na verdade não perdi minha carteira: Eu tinha esquecido nos Corrêios da minha Cidade. Depois consegui reavê-la.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio