Compras no Marrocos | O que vale a pena e como pechinchar?

Troca de informações sobre destinos no Marrocos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Dez 29, 2017 9:48 am
Compras no Marrocos | O que vale a pena e como pechinchar?

Imagem

No Marrocos existem dois tipos de comércios muito distintos entre si. Um deles é o realizado nas lojas tradicionais, com preços nas mercadorias, pagamento em cartão de crédito, e um ambiente mais confortável. Outra forma de comércio é aquele praticado nos Souks, que são as tradicionais feiras de rua, que você encontra em diversas cidades. Nestes locais você encontrará uma infinidade de produtos e os preços anunciados são sempre superfaturados, pois o comerciante espera que você negocie um valor mais baixo.

Leia também: Marrocos | Paisagens, cultura e ricas tradições em um lindo país

Pelo que vimos na nossa recente viagem, as lojas são lugares legais, mas os Souks são a essência do Marrocos. Fazendo uma boa compra, ou mesmo uma compra não tão boa assim, fato é que você sempre se divertirá nos Souks.

A primeira regra é só pegar e perguntar o preço daquilo que você realmente tem interesse, pois a partir desse momento abre-se uma verdadeira negociação. Só de perguntar o comerciante já entende que você quer comprar e fará de tudo para concretizar o negócio, mas não imagine que tudo isso possa ser ruim. Na verdade, a negociação lembra mais um teatro, onde cada um desempenha um papel sabendo que ao final, provavelmente, tudo ficará bem.

De qualquer forma, caso não se chegue a um acordo sobre o preço, basta ir embora à procura de outra loja, pois em determinadas situações os vendedores fixam um valor mínimo, e realmente não o ultrapassam.

O que comprar?

Um dos itens mais famosos do Marrocos são as pashminas, longos lenços muito cobiçados pelos turistas. É difícil saber quais produtos são de boa procedência, mas a leveza e suavidade do tecido são o principal indicativo de que aquela pashmina é de qualidade. Em termos de preços, espere gastar entre 65 e 100 dirhams marroquinos em um bom produto.

Outras peças muito procuradas são os bules, pratos e petisqueiras, mas nesse caso é importante pensar com calma no transporte, pois são itens frágeis. O óleo de argan, que consiste basicamente na seiva de uma árvore típica do Marrocos, assim como os cremes e itens de beleza, são uma ótima compra. Produtos feitos com pura essência de rosas também fazem sucesso, principalmente os cremes hidratantes.

Para os viajantes gourmet, dediquem algum tempo aos temperos locais, que são muito aromáticos e podem ser utilizados em uma grande variedade de pratos. Apenas redobre sua atenção na embalagem, pois os cheiros são fortes, e podem impregnar as roupas das malas.

As bolsas e acessórios de couro também são uma ótima opção, mas fique atento com a qualidade, pois muitas mercadorias podem não ter tido o tratamento correto, vindo a apresentar cheiros fortes e/ou aparência ruim.

Como pagar pelas compras?

Na maioria das lojas pode-se utilizar cartão de crédito ou dinheiro, mas nos Souks os pagamentos, em sua quase totalidade, são em dinheiro. O melhor é utilizar dirhams marroquinos, pois apesar de euros e dólares serem aceitos, a cotação fica inteiramente por conta do vendedor. E naquela confusão de números e conversões, não é raro que você faça um mal negócio.

Boas compras!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

E você, já fez compras no Marrocos? Conseguiu um bom negócio? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Dez 29, 2017 1:47 pm
Sem dúvida vale a pena trazer uma lembrança do Marrocos. E as negociações são muito interessantes, mas tem que ter um pouco de paciência para conseguir um bom preço.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Dez 29, 2017 1:54 pm
Não tenho muita paciência para negociar preço. Prefiro comprar numa loja, com preço já determinado.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jan 02, 2018 4:57 pm
Pechinchar é tudo! Às vezes é chato mas tento entrar no clima do lugar. Alguns se sentem até ofendidos se você não pechincha! É cultural...

Adriana Mensagens: 2231
Sex Mar 16, 2018 9:48 am
Adorei os Souks do Marrocos, comprei pashiminas, temperos e artesanatos com machetaria em madeira.
Com certeza tem que ter paciência para negociar e se não estiver a fim de comprar nada, vá apenas olhando "com os olhos", se ficar colocando a mão em tudo, os vendedores vão grudar em você.





Booking.com

Voltar para “Marrocos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio