De fato, eu passei com minha esposa dia desses no Hospital Vitória, aqui em São Paulo mesmo, bairro Anália Franco. É um hospital razoável e a consulta no pronto socorro custou R$715 (até postei as fotos da conta no Google Maps se alguém quiser procurar). Dado isso, uma consulta por $350 dólares parece dentro do esperado.
Mas dei uma pesquisada mais a fundo para não ficar supondo os preços. Nisso, descobri que existem diversos artigos científicos (não uma tabela qualquer, feita por uma companhia de seguro), que fazem levantamentos sobre os custos da UTI nos Estados Unidos. Segue alguns links que encontrei, mas não é difícil encontrar conteúdo:
*
https://www.kff.org/health-costs/state- ... ownership/" onclick="window.open(this.href);return false;
*
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15942342" onclick="window.open(this.href);return false;
*
https://www.atsjournals.org/doi/full/10 ... 1506-366BC" onclick="window.open(this.href);return false;
Pelo que li, os preços variam bastante se o paciente precisa ou não de aparelho para auxiliar na respiração. Dado isso, os números mais altos que encontrei foram os seguintes:
* Custo médio da UTI nos EUA:
- 1o dia: 10.794 USD (com aparelho) e 6.667 USD (sem aparelho)
- 2o dia: 4.796 USD (com aparelho) e 3.496 USD (sem aparelho)
- 3o dia em diante: 3.968 USD (com aparelho) e 3.184 USD (sem aparelho)
Independente dos custos parecerem altos, segundo o mesmo artigo, os custos totais giram em torno de 31.574 a 42.570 USD, embora considere que os pacientes de UTI são idosos na sua grande maioria (>60 anos). Um dos artigos sugere ainda que os custos altos na UTI nos primeiros dias são bem menores do que os que são divulgados, mas que os outros artigos acabam incluindo outros custos que não só o da UTI (banco de sangue, medicamentos, laboratório, etc).
E é claro que estamos falando de UTI, que são casos extremos. Se falarmos de casos simples, os valores não chegam nem perto disso.
Antes que alguém comente, sei que usar ou não seguro é uma questão pessoal, e cada um faz o que achar melhor. Mas, com os dados que encontrei, ainda acho que os 25 mil dólares (ou 30k EUR) da cobertura do cartão atendem a esmagadora parte dos casos (chutaria em >95%) o que não justifica um seguro à parte levando em consideração apenas o valor da cobertura.
Estou com 30 anos agora. Depois que eu passar dos 50 anos e as estatísticas não estiverem tanto ao meu favor, posso começar a pensar diferente...