Passaporte de emergência x Taxa de urgência: qual a diferença?

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Fev 12, 2018 1:35 pm
Imagem

O passaporte é o documento oficial de qualquer viajante. Com ele em mãos, você pode desbravar o mundo, seja de carro, avião, trem ou bicicleta. Sem o passaporte, até é possível visitar alguns países da América do Sul, mas se você é um explorador do mundo não irá se contentar. Atualmente, a validade do passaporte brasileiro é de 10 anos. Quem tem o passaporte com a validade antiga, de 5 anos, continuará com o documento normalmente até a próxima renovação. O valor do passaporte é de R$ 257,25.

Leia também: Quantos tipos de passaporte existem?

A Polícia Federal, responsável pela emissão do documento, oferece duas possibilidades que acabam confundindo as pessoas. Existe a possibilidade de tirar um passaporte de emergência, emitido na hora, em caso de real urgência. Existe também a taxa de emergência, que é para qualquer pessoa, e faz com que o documento seja emitido mais rapidamente.

Quem pode solicitar o passaporte de emergência?

O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega. Não é permitida a emissão de passaporte de emergência para viagens a turismo. O custo é de R$ 334,42.

Entende-se por emergência, situações que não puderam ser previstas e não situações criadas por descuido do próprio cidadão. São consideradas situações de emergência:
- Catástrofes naturais;
- Conflitos armados;
- Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
- Para a proteção do seu patrimônio (o que NÃO inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc);
- Por necessidade do trabalho;
- Por motivo de ajuda humanitária;
- Interesse da Administração Pública;
- Ou outra situação emergencial QUE NÃO SE PODERIA PREVER, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

O grande problema é que muitos países não aceitam esse passaporte de emergência, por isso é preciso checar com antecedência. Além disto, ele tem validade de apenas um ano. Como você pode perceber, é realmente algo pontual. Clique aqui para mais informações.

Leia também: Países que aceitam passaporte de emergência

Quem pode solicitar a taxa de urgência?

A taxa de urgência, no valor de R$ 77,17, pode ser solicitada para que o passaporte seja emitido mais rapidamente. O passaporte é normal, ou seja, também virá com a validade de 10 anos e não há nenhuma restrição. Você fará o procedimento normalmente e no dia de apresentar os documentos fará o pagamento da taxa.

Leia também: O que fazer ao perder o passaporte?

Nossa recomendação é sempre renovar o passaporte antes do vencimento, preferencialmente seis meses antes, pois alguns países podem exigir validade mínima do documento para emissão do visto e/ou entrada no país. Não deixe nunca para cima da hora e solicite o seu mesmo que não tenha uma viagem marcada. Já pensou se aparece uma promoção incrível e você não consegue solicitar seu passaporte a tempo? Você não vai se perdoar!

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 20, 2018 11:07 pm
O melhor mesmo é nunca deixar para a última hora. 6 meses antes do vencimento, melhor já agendar para tirar um novo. Escuto algumas pessoas dizendo que não tiram porquê não têm viagem marcada, mas isso é a maior furada. Hoje, quem quer viajar, consegue boas promoções, então oportunidades não faltam.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 21, 2018 8:16 am
Exatamente... passaporte e tb visto (principalmente para os EUA) sempre válidos...
E sempre bom lembrar que muitos países, maioria na Europa, que, embora não exijam o visto para brasileiros, exigem que seu passaporte tenha validade de, pelo menos, 6 meses de validade à partir da data de entrada no continente...
Vai viajar em jul/18 para Roma e ficar 20 dias... seu passaporte vence em set/18... tudo bem ???
Não.. tudo mal...seu passaporte deveria valer, pelo menos, até o dia fev/2019....

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 21, 2018 8:19 am
Pequeno detalhe: essa "taxa de urgência" não deve ser confundida com a famosa "taxa de urgência" que se paga para alguns funcionários públicos (e mesmo privados) e que nada mais é que uma forma de propina...
A taxa de urgência é um taxa oficial, recolhida aos cofres da União...
Então, não precisa falar baixinho quando quiser/precisar usá-la... ;)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Fev 21, 2018 11:02 am
@GabrielDias,

Ter um passaporte válido mesmo sem ter uma viagem em vista custa R$ 2,14 por mês (R$257,25 dividido por 120 meses). Perder uma promoção (ou bug ) imperdível por não querer pagar essa merreca eu acho o fim.

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Qua Fev 21, 2018 12:09 pm
@zardox

Não é bem assim. O passaporte precisa ter 3 meses de validade a partir da data que você vá deixar o Espaço Schengen.

Por exemplo, eu viajei para a França, com conexão em Madrid, no começo de Setembro de 2017, com a intenção de ficar cinco dias. O meu passaporte vencia em Janeiro de 2018. Eu não tive qualquer problema com a imigração.

https://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/non-eu-nationals/index_pt.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Concordo que é uma boa prática jamais deixar de renovar o passaporte antes dos seis últimos meses de validade, porém, ano passado teve aquele problema todo com relação a transferência de recursos para a PF justamente quando eu teria que renovar.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 21, 2018 12:47 pm
Máfio..
Grato por atualizar a informação... alguns anos atrás li que eram 6 meses..
Vlw...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 23, 2020 8:12 pm
Pagando a taxa de urgência está demorando quanto tempo no Rio de Janeiro? Alguém sabe?





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio