Porque eu sempre viajo com passaporte para a América do Sul

manucaldas Mensagens: 1403
Dom Abr 15, 2018 5:58 pm
Imagem

Grande parte dos viajantes sabe que brasileiros não precisam apresentar o passaporte para entrar em alguns países da América do Sul, graças ao acordo da Mercosul. Para entrar nestes destinos, os brasileiros podem apresentar apenas a carteira de identidade. Seja pela sensação de ''porque eu posso'' ou pela suposta praticidade, muitos viajantes optam por sair de férias apenas com o RG na mão. É claro que esse é um direito seu. Porém, eu não abro mão de viajar com o meu passaporte, mesmo quando não há obrigatoriedade, e vou te explicar o porquê.

O primeiro e mais sério motivo é: quando o assunto é viagem, não se brinca com documento. A ideia de sair para turistar pelas ruas com o mesmo documento que garante a sua saída do país soa absurda para mim. Imprevistos acontecem, e não há como prever um furto, uma perda, ou qualquer outra situação que possa te separar do seu RG. Quando você viaja para outros países com passaporte, você provavelmente o deixa trancado no cofre do hotel ou na sua mala, e passeia apenas com a identidade na carteira. Porque em viagens para países associados seria diferente?

Também há a questão lógica de que, caso você precise de uma segunda via ao chegar no Brasil, o processo de emissão da carteira de identidade é muito mais barato do que o de uma CNH, por exemplo. Dito isso, a solução de deixar o seu RG trancado no hotel e andar por aí apenas com a CNH também não me parece muito inteligente.

Outro ponto a se pensar é se você, como eu, gosta de sair para bares e boates quando viaja. Se em passeios casuais pela cidade, a possibilidade de perder seu documento já existe, imagine depois de alguns drinks. Eu me considero uma pessoa bastante responsável, e posso contar nos dedos de uma mão a quantidade de coisas que já perdi na vida. Mesmo assim, prefiro não arriscar.

Vale lembrar que, no exterior, o processo burocrático após a perda/roubo/furto do documento que permite a sua volta para casa é uma das piores coisas que pode acontecer em uma viagem. Por isso, nada mais lógico que evitar essa dor de cabeça nas suas férias desde o momento do embarque.

Muitos viajantes optam por andar apenas com uma cópia do documento na bolsa, o que, na minha opinião, também não é o ideal. Novamente, é questão de precaução. Se algo acontecer e você precisar se identificar legalmente, talvez a autoridade local não aceite uma fotocópia. Ou até em situações mais simples, como comprovar sua maioridade ou que você é mesmo o dono do seu cartão de crédito. Minha organização é sempre a de manter o RG e a carteira de estudante (para meia-entrada) na carteira, e o passaporte guardado dentro da mala trancada no hotel.

O último argumento é o mais bobo: será menos um carimbo no passaporte para sua coleção! Futilidades (ou não) à parte, quando você apresenta a carteira de identidade como documento de entrada em uma viagem para a América do Sul, você recebe um papel avulso, no qual o carimbo será marcado, que registra a sua entrada no país. E, em caso de perda desse papel, o processo é burocrático e há multa. Ou seja, é mais um documento para se preocupar, o que, ao meu ver, anula completamente o argumento de ''praticidade'' de quem opta por viajar com o RG.

Por fim, uma dica adicional para quem não faz muitas viagens internacionais. Ter os carimbos das idas à América do Sul marcados no seu passaporte pode facilitar a emissão do visto norte-americano, e também te aliviar de perguntas suspeitas na imigração de qualquer país. O objetivo das autoridades no mundo todo é sempre o de ter certeza que você não pretende ficar ilegalmente naquele país. Ter registros de que você é acostumado a viajar, mesmo que para países próximos, pode ser um facilitador nesses momentos.

Apesar de entender a importância simbólica e política da não obrigatoriedade da apresentação do passaporte entre países da América do Sul, a minha escolha é clara. E são por essas questões de segurança, conforto e praticidade que escolho por sempre viajar com o meu passaporte, independente das circunstâncias.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, opta por viajar com carteira de identidade ou passaporte? Porque? Compartilhe comigo sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Abr 15, 2018 6:29 pm
Eu sempre usei o passaporte para qq viagem na A Sul
E pelos mesmos motivos que vc enumerou
Acho que um passaporte super carimbado facilita o trabalho do oficial de imigração no aeroporto quando ele permite que vc entre no país dele, claro se vc for entrar nos EUA com um passaporte com carimbos do Irã, Coreia do Norte, Iêmem, a coisa vai pesar contra, mas se forem carimbos de países sem problemas com os EUA, aí ajuda sim

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Abr 15, 2018 7:53 pm
Eu viajo com o passaporte mais pelos carimbos mesmo.

Avatar do usuário
RicVix Mensagens: 4524
Dom Abr 15, 2018 8:25 pm
Viajo pelos carimbos e para suprir uma eventual perda ( Mercosul )

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Abr 16, 2018 12:30 pm
Também viajo sempre com o passaporte, pelos mesmos motivos enumerados.

fabioalisson Mensagens: 1
Seg Abr 16, 2018 2:16 pm
Também só viajo com Passaporte, pelos mesmos motivos enumerados.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Abr 24, 2018 12:05 pm
Nunca viajei só com RG! Não vejo sentido, pelos mesmos motivos que a Manu citou! Mas tem gente que gosta de "arriscar" uma possível dor de cabeça né...





Booking.com

Voltar para “Coluna da Manoela Caldas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio