Cuidado: Viajanet não realoca voos alterados pela companhia aérea

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
vmesquita Mensagens: 7
Qua Jun 13, 2018 12:33 pm
Gostaria de alertar os membros do fórum sobre esta empresa. Curiosamente, eles fazem o possível para passar uma imagem diferente das outras. É fácil falar com o atendimento por chat e por telefone deles, por exemplo. Só que a pegadinha é que esses atendentes não resolvem nada, só mesmo coisas relacionadas a venda. Eles te instruem a esperar o contato por e-mail para resolver questões de pós-venda, o que nunca acontece.

Da mesma maneira, a empresa responde reclamações no Reclamei Aqui com "seu caso está em tratativa" e quem está lendo pensa que eles realmente fazem algo por aquela pessoa, quando na prática ela jamais recebeu uma resposta. O chat no Facebook também está como "responde em algumas horas" e eles realmente respondem... Mas só a primeira mensagem. Depois passa a te ignorar já que não conta mais para a estatística.

Fiz a compra de uma passagem aérea através deles e estou há mais de 2 meses tentando realocar um voo que foi alterado devido ao cancelamento de uma rota. Sim, 2 meses. Nas ultimas duas semanas tenho entrado em contato diariamente e o atendente sempre me diz que a empresa irá entrar em contato comigo, mas esse contato nunca acontece. Fazendo uma busca no Google por “Reclame Aqui Viajanet realocação” encontrei vários casos semelhantes, inclusive de pessoas que tiveram prejuízos graves com isso. Muito cuidado com essa empresa, se precisar de algo após a venda, é quase certo ficar na mão.

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Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jun 13, 2018 4:23 pm
Olá vmesquita,

Realmente é lamentável a atitude da empresa. Em nenhuma hipótese, o cliente pode ficar sem resposta. Você pode seguir as dicas da matéria abaixo e reclamar:

Como reclamar de uma empresa? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=351&t=15697" onclick="window.open(this.href);return false;

O Consumidor.gov.br é um canal que as empresas respeitam muito.

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ralacerda Mensagens: 875
Qua Jun 13, 2018 4:50 pm
Mas neste caso a companhia aérea também não é obrigada a realocar?

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Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
vmesquita Mensagens: 7
Qua Jun 13, 2018 5:00 pm
@ajudante
Obrigado, vou dar uma olhada no link. Ja abri no consumidor.gov.br mas nãos responderam lá. No Reclameaqui responderam que iam entrar em contato e estavam tratando o caso, mas ficou nisso, não recebi nenhum contato.

@ralacerda
Eles não dizem que não vão realocar. Eles falam pra você esperar o contato do setor responsável por realocação que é feito por prioridade. Só que esse contato digamos que é muito difícil. Ok, eu entendo que tem gente que tem vôo amanhã, mas 2 meses sem saber quando vou receber um contato é um demais, não acha?

Também não é possível alterar o vôo direto com a empresa aérea, tentei isso mas me informaram que não podem mexer em vôos reservados por agências.

Eu fiz o primeiro pedido em 13/04 e desde a semana passada estou entrando em contato quase todo dia. Hoje resolvi postar em vários fóruns e sites de avaliação expondo a situação. Curiosamente hoje o chat do facebook deles voltou a responder (não respondiam desde sexta passada) e recebi por email uma sugestão de reacomodação. Não sei se foi coincidência.

Infelizmente a sugestão de reacomodação deles não atende, eu teria 5h para ir do aeroporto de MIA para FLL, sendo que só este trajeto de transporte público já consome 2h (http://www.miamibeach411.com/news/tri-rail-fll" onclick="window.open(this.href);return false; ), isso somado com possíveis atrasos do voo, alfandega, recolher bagagem, check-in, tornam este itinerário muito arriscado, e conhecendo o suporte deles, acho que ficaria dias esperando uma ajuda caso perdesse o vôo. Vamos ver se eles propôe alguma alternativa mais viável, e não demorem uma eternidade pra isso.

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zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 13, 2018 5:16 pm
vmesquita...
Explica seu caso um pouco mais detalhado:
Itinerário inicial que vc contratou, relacionando todas as conexões, com horários de chegada/saída do aeroporto..
E qual (quais) cias. aéreas que o Viajanet programou no momento da compra/pagamento.
Por acaso vc reservou hotéis do tipo "reserva não cancelável" ?? Idem para ingressos em parques, shows, etc ???
Reservou locação de carros ??

vmesquita Mensagens: 7
Qua Jun 13, 2018 5:34 pm
Olá zardox,

O vôo de ida, que foi alterado em questão, era um vôo de GRU para Vancouver. Esse era o itinerario que adquiri inicialmente:

voo 234- São Paulo (GRU) - Miami (MIA) - Partindo às 10h00min sexta-feira, 07 de setembro, Chegando às 17h25min
sexta-feira, 07 de setembro
voo 1231 - Fort Lauderdale (FLL) - Dallas (DFW) - Partindo às 06h00min - sábado, 08 de setembro, Chegando às 08h06min
sábado, 08 de setembro
voo 1415 - Dallas (DFW) - Vancouver (YVR) - Partindo às 09h15min - sábado, 08 de setembro, Chegando às 11h42min

Observe que eu sairia sexta de manha, chegaria em Miami e teria os vôos seguintes no sábado, saindo de um aeroporto diferente. e chegando em Vancouver no fim da manhã de sabado.

Com o cancelamento dos voos diurnos para Miami, o trecho MIA-GRU mudou para um vôo que saía na quinta a noite. Ficou inviável pra mim pois não moro em São Paulo, havia adquirido separadamente um voo GIG-GRU na noite de quinta. Posteriormente o ultimo trecho foi alterado e passaria a chegar em Vancouver as 19h, perdendo um dia de viagem.

Não cheguei a fazer reservas de carros ou hoteis. Estou esperando a reacomodação para decidir o que fazer. Acho isso tudo muito bizarro na verdade, ligando direto na empresa aérea eles fazem esse processo na hora, através da agência você tem pedir, pedir, pedir , aguardar semanas e torcer pra ser atendido.

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zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 13, 2018 5:46 pm
A cia. aérea é a American ?? é a mesma em todos os voos ???

vmesquita Mensagens: 7
Qua Jun 13, 2018 5:51 pm
Sim, é a American Airlines em todos os vôos de ida e de volta. Já liguei pra lá, eles não mexem em reservas feitas por agência. Mas informaram que basta uma ligação da agência para alterar.

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zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 14, 2018 10:12 am
Se foi a American Airlines que cancelou o voo original, é ela que tem que atender você, além, é claro, da Viajanet...
Bem... A Viajanet participa do site do http://www.consumidor.gov.br" onclick="window.open(this.href);return false;, já a American não..
Então... pega todos os documentos que vc tem reclamando no/do Viajanet, escaneia e abre uma reclamação no consumidor.gov.br
Você pode anexar quantos documentos quiser, desde que cada um não ultrapasse 1 Mb.....
Em até 10 dias vc terá a solução ou não...
Resolvendo.. show..
Não resolvendo, então ajuiza uma ação no JEC... mas, no caso, vc vai precisar de algum advogado conhecido, porque ele vai precisar pedir uma "antecipação de tutela", porque já está muito em cima a viagem (setembro)...
Como advogado ele sabe o que pedir, mas, sugiro que seja pedido que a Viajanet e/ou American Airlines, resolvam seu problema.. só que agora, como virou judicial, a solução terá que ser a melhor pra você... na resolução administrativa nós até aceitamos uma negociação onde, às vezes, perdemos um pouco ali em nome da celeridade e homenagem à resolução dos conflitos de forma amigável... mas, quando as empresas C&A pro consumidor e recorre-se ao judicial, aí não...
Se eu fosse você, já ia fazendo reservas de locação do tipo cancelável, para pegar cotações decentes... e a mesma coisa com reserva de hotéis do tipo cancelável..
Mas.. é importante vc TAMBÉM fazer cotações (MAS É SÓ PRA COTAR, NÃO PRA RESERVAR), de locações de carros/reservas de hotéis pagas...
Aí, seu advogado, além de pedir a emissão de passagens que sejam mais adequadas pra vc, vai pedir DANO MATERIAL, que será a diferença entre o valor das reservas de carro/hotel CANCELÁVEL (mais caras) e as reservas do tipo NÃO CANCELÁVEL... essa diferença a Viajanet/American tem obrigação de te ressarcir porque, com a insegurança quanto ao possibilidade de viajar pelo esquema que eles fizeram de conexão, vc não pode fazer do NÃO CANCELÁVEL, porque pode ter prejuízo se não conseguir se hospedar/alugar carro..
Mas... tem que comparar "banana com banana" isto é, vc tem que provar mostrando as diferença de cotações, mas tem que ser o mesmo tipo de quarto, no mesmo hotel e no mesmo período de hospedagem..
Já em relação ao carro, os parâmetros têm que ser os mesmos: mesmo grupo de carro, datas, e condições de seguro.. mostrando apenas que, se pagasse à vista seria X, e fazendo reserva cancelável, que vc paga no destino é X+Y... esse "Y", vc tem que ser ressarcido...
Além disso tudo, deve-se pedir um dano moral.. porque vc tentou resolver administrativamente e a Viajanet/American se recusam a resolver...
E mais, eu colocaria as duas empresas no pólo passivo (réus)... não importa que vc comprou a passagem com a Viajanet, quem deu azo ao problema foi a AA, que cancelou o voo...então ela não pode ser recusar a mudar... com a desculpa que só a Viajanet pode fazer isso...O único inconveniente de colocar a AA tb, é que será uma citação a mais, mas, é grátis, porque é JEC, é via postal e a AA tem endereço fácil de ser citada...
Outra coisa, antes de acionar o JEC, tenta descobrir algum e-mail do sac da AA aqui no Brasil.. explica a situação, pede pra ela própria resolver e já vai informando no e-mail que se ela não resolver vc vai acionar o JEC...
E, claro, se não resolver, este e-mail será mais uma prova em juízo...

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jun 14, 2018 10:22 am
Como entrar com um processo no Juizado Especial https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=351&t=14377" onclick="window.open(this.href);return false;





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