Informações e dicas sobre o seguro de carro usando o cartão Visa

Troca de informações sobre os diversos seguros oferecidos pelos cartões de crédito.
leokoz Mensagens: 4
Qua Jul 04, 2018 1:58 pm
Informações e dicas sobre o seguro de carro usando o cartão Visa

Imagem

Após uma viagem de apenas uma noite a Belo Horizonte, gostaria de escrever algumas informações que reuni e ajudar pessoas que tenham as mesmas dúvidas que eu relacionadas ao Seguro do Cartão de Crédito Visa pra Aluguel de Carro em Locadoras Nacionais.

1-Recuse o Seguro CDW/LDW (apenas ele)

Para que você tenha o seguro do seu cartão de crédito, você precisa recusar esse seguro da locadora. Você só terá o seguro do cartão se você recusar esse seguro. Ainda que ela ofereça num valor muito baixo ou de graça e você fique na dúvida, minha recomendação é recusar, pelo que vou explicar adiante no ponto 4. Inicialmente pode parecer melhor ter o seguro direto da locadora, mas pode ser uma cilada.

2-Saiba o limite do Seguro

Não é qualquer carro que terá direito ao seguro do cartão, mas praticamente todos estarão cobertos.
Depois de falar com três vezes com a Central da Visa em momentos diferentes, finalmente consegui a informação. Anteriormente a Visa dizia que não cobria “carros exóticos ou de luxo”. Mas por mais que eles deixassem no contrato um lista exemplificativa (Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce...) era uma lista muito subjetiva. Afinal um Corolla é um sedã de luxo pra maioria da população brasileira, mas é considerado um compacto para o mercado americano. Hoje o contrato é bem claro: estão cobertos veículos de até R$297.000,00. Nesse caso, até o Jaguar da Localiza seria coberto (mas obviamente não arrisquei esse rs).

3-Aceite seguros adicionais (terceiros e extras)

Porque o carro pode estar segurado, mas você terá que pagar o estrago nos outros.
O seguro do cartão de crédito não cobre danos a terceiros, normalmente sai muito barato pegar esses seguros e vale a pena, pois se você bater em outro carro e destruir ele, não estará coberto. Outro seguro que recomendo pegar é Vidros, Retrovisores e Pneus. Dependendo do carro que você pegar, pode sair caro e será muita dor de cabeça com a Locadora. Até você conseguir algum reembolso do seguro do cartão, já usaram o depósito em garantia da locadora e pode complicar a sua vida.

4-Atenção às co-participações / despesas operacionais / franquias

Principal motivo para você recusar o seguro da locadora, ainda que esteja quase saindo de graça.
Se você é dono de um carro e tem seguro, vai entender. Quando seu carro está segurado e você bate, o seguro paga pelo conserto, mas você precisa pagar pela franquia do seguro, um valor que normalmente gira em torno de R$2.000 para carros populares. Nas locadoras acontece a mesma coisa, mas a Localiza por exemplo chama de INDENIZAÇÃO POR CUSTO OPERACIONAS (sic) Indenização por Custos Operacionais. Ou seja, você contrata o seguro, mas se você capotar um Duster, por exemplo, terá que pagar R$4.000. Está aí o motivo de você fazer de tudo para recusar o seguro da Locadora, porque o seguro do cartão cobre A TOTALIDADE do prejuízo. Tudo o que você pagar de conserto para a Locadora, será reembolsado. Principalmente se você está alugando um carro caro, porque para um Audi A4 essa despesa chegaria a R$7.500! Se eu aceitasse o seguro da locadora e destruísse o carro, eu desembolsaria esse valor, mas no caso do seguro do cartão seria reembolsado do valor total do conserto, não pagaria nada no final. Então recusar o seguro da locadora, significa não ter que pagar a "franquia" em caso de um sinistro.

5-Pré-Autorização no Cartão de Crédito

Fique atento ao valor que a Locadora vai pré-autorizar no se cartão de crédito na hora de retirar o carro, pois ele pode ser muito alto e inviabilizar tudo. A pré-autorização é o valor que eles congelam no seu cartão de crédito para poder pagar eventuais prejuízos ao veículo que você está alugando, o que é normal. Mas aí mora um problema, pois como ainda é incomum as pessoas recusarem o seguro aqui no Brasil, as Locadoras tiram proveito disso e querem faturar mais cm os seguros CDW/LDW. Cada locadora trabalha de um jeito, mas vou relatar aqui a minha experiência cotando com a Localiza e a Movida. Estava buscando alugar um carro Premium, seria um Audi A4/Mercedes C180, mas vou mostrar de um carro popular. Reparem nos valores abaixo:

Localiza
Veículo: Audi A4 / HB20
Aluguel do Carro: 279,13 / 71,46
Seguro Básico: 59,00 / 28,00
Seguro Terceiros: 10,00 / 10,00
Pré-autorização: 5.000,00 / 600,00

Movida
Veículo: Mercedes C180 / HB20
Aluguel do carro: 187,86 / 71,46
Seguro Básico: 75,00 / 28,00
Seguro B+Terceiros: 135,00 / 43,00
Pré-autorização: 5.000,00 / 700,00
Pré-autorização sem seguro: 60.000,00 / 12.000,00 (!!!)

Ou seja, a menos que você tenha um super cartão, você não vai conseguir alugar um bom carro na Movida utilizando o seguro do seu cartão de crédito.

6-Resumindo

Percebendo que seria impossível alugar na Movida sem aceitar o seguro deles, optei por alugar da Localiza, já que o valor total do A4 com o seguro contra terceiros saiu a 279,13, bem mais barato que o Mercedes que sairia a 322,86. A ainda por cima, se eu batesse com o Mercedes, teria que pagar a Coparticipação da Movida de 5.000 que não seria devida no caso de uma batida com o A4 da Localiza.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jul 04, 2018 3:36 pm
Muito bom, @leokoz!

Acho relevante lembrar que mesmo aceitando o seguro da locadora a Visa ainda oferece cobertura, em alguns casos.

Está nos termos e condições do seguro:
Se o PORTADOR não conseguir recusar a cobertura da LOCADORA DE VEÍCULOS, a cobertura indicada nesse guia será “secundária” à cobertura.da LOCADORA DE VEÍCULOS e o PORTADOR será responsável por qualquer lacuna entre a cobertura da LOCADORA DE VEÍCULOS e os danos pelos quais o PORTADOR do cartão porventura venha a ser responsável.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jul 04, 2018 5:32 pm
A MOVIDA tem preços bons, mas a pré autorização realmente é uma facada.

leokoz Mensagens: 4
Qua Jul 04, 2018 5:59 pm
É verdade @baran ! Eu cheguei a ver isso. Vou pra Africa no fim desse mês e as locadoras não dão a opção de reservar o carro sem o seguro. Ainda não sei o que fazer. Fiz esse post mais para usar aqui no Brasil mesmo, porque as informações são MUITO desencontradas. Os próprios atendentes da visa respondiam algo diferente a cada vez que eu ligava. Pra vc ter ideia, o primeiro disse que eu poderia alugar o Audi A4, mas não poderia o Audi A3! Só na terceira vez que me deram uma resposta completa e precisa. Além disso as locadoras fazem de tudo para você pegar o seguro, os funcionários constrangem você a contratar. Complicado...

leokoz Mensagens: 4
Qua Jul 04, 2018 6:00 pm
@Hugomarcio

Pois é, chega a ser surreal. Pra alugar um HB20 o depósito é de R$12.000,00! Sei que não é qualquer um que tem esse limite no cartão...

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Qui Jul 05, 2018 8:27 am
leokoz,

Você teve R$ 12.000 de pré-autorização no HB20? Eu sempre pago R$ 700. O mais caro que já paguei foi R$ 1.300 em uma Duster.

Naldis Mensagens: 320
Qui Jul 05, 2018 8:53 am
Na UNIDAS a trava é de R$7.000,00 à R$9.000,00.

ricardocampos Mensagens: 276
Qui Jul 05, 2018 9:50 am
Aluguei na unidas recentemente foi R$7.000,00 a pré-autorização.

Naldis Mensagens: 320
Qui Jul 05, 2018 9:58 am
Peguei um Etios Automático esses dias e travaram 9k no cartão. :@

Catolico007 Mensagens: 872
Qui Jul 05, 2018 10:00 am
Eu nunca usei seguro nem da Visa nem da Master. Mas para qualquer caso, eu devo pagar a locação com o cartão de credito qual vou usar o seguro, correto??





Booking.com

Voltar para “Seguros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio