10 coisas para fazer em Cartagena

Troca de informações e dicas sobre Cartagena.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jul 13, 2018 9:12 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena2.jpg]Típica vendedora nas ruas do centro histórico

A Colômbia é um país que vem recebendo cada vez mais turistas e que está caindo no gosto dos brasileiros como um dos queridinhos sul-americanos. O país tem investido alto no turismo e isso já pode ser facilmente percebido em alguns destinos, como Cartagena e Bogotá.

Cartagena das Índias, ou apenas Cartagena, é a menina dos olhos colombianos. A quinta maior cidade e o destino mais visitado e atraente do país. Apesar de ser um dos destinos caribenhos mais próximos ao Brasil, não são suas praias que atraem os visitantes. A cidade encanta turistas do mundo inteiro com seu charme, sua linda Cidade Amuralhada recheada de história, sua bela arquitetura colonial com construções históricas, cultura, cores, arte, gastronomia, belas paisagens, povo hospitaleiro, ótimas opções de hospedagem e uma boemia que só quem conhece consegue explicar. Sim, é preciso ir para Cartagena para entender sua atmosfera vibrante e fascinante.

Chegar lá pode ser mais fácil do que você imagina. Saindo do Brasil, você pode voar até a Colômbia com a Avianca Internacional. Todos os voos da companhia aérea fazem uma rápida conexão em Bogotá e de lá você embarcará sem burocracia rumo à Cartagena, que está a apenas 1 hora e meia da capital, sendo muito fácil e rápido chegar. Saindo do Aeroporto de Guarulhos a Avianca Internacional utiliza o moderno Boeing 787-8 Dreamliner.

Leia também: Roteiro de viagem pela Colômbia | Cartagena e San Andrés

Está em dúvida sobre o que fazer em Cartagena? Nós vamos lhe ajudar!

1- Se perder pelas ruelas da Cidade Amuralhada e seu belo centro histórico

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena.jpg]As ruelas da Cidade Amuralhada

O Centro Histórico de Cartagena, conhecido como Cidade Amuralhada, fortificada ou murada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia em 1959 e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984. Ao conhecer é fácil entender o motivo.

A melhor forma de conhecer essa área é andar à toa e literalmente se perder pelas ruelas estreitas e encantadoras, observando a arquitetura colonial, as casas coloridas com varandas floridas, e as belas praças. Por ali, cada construção conta um pouco da linda e interessante história de Cartagena. Você pode aproveitar para comprar artesanato, sentar em um dos ótimos bares ou restaurantes ou apenas passear. O centro histórico é puro charme e tem uma energia vibrante que encanta a todos.

Não deixe de passar pelos seguintes praças e lugares:
- Plaza Santo Domingo + Convento + A Gorda Gertrudis;
- Plaza de los Coches + Torre do Relógio;
- Plaza de La Aduana (Praça da Alfândega);
- Plaza de San Pedro Clever + Igreja, Claustro e Museu;
- Plaza Bolivar + Palácio da Inquisição.

2- Conhecer o lindo bairro de San Diego

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena13.jpg]A visita ao bairro de San Diego é imperdível

O bairro de San Diego está dentro da Cidade Amuralhada e é o mais charmoso de todos. Lá que estão as mais lindas casinhas com arquitetura colonial, fachadas coloridas e floridas. Passeie com calma pelas ruelas, conheça as praças, sente em algum lugar para tomar ou comer algo e desfrute do astral de San Diego.

Dica: separe um tempo para tirar muitas fotos com calma em San Diego. Lá que estão a maioria das casinhas que vemos nas fotos por aí e que estão no imaginário das pessoas.

3- Fazer um bate e volta para Playa Blanca

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena8.jpg]Playa Blanca é um passeio perfeito para quem ama praia

Apesar de Cartagena estar às margens do mar do Caribe, as praias lá não são muito bonitas e atraentes. Não estamos falando do mar caribenho e cristalino que está no imaginário das pessoas, mas para encontrá-las é fácil e basta fazer um bate e volta de menos de 1 hora até Isla Barú - onde está Playa Blanca ou Islas del Rosario.

Isla Barú é uma península que se separou de Cartagena pela construção do Canal do Dique. Você poderá chegar até lá por terra ou pelo mar. A praia mais frequentada é a Playa Blanca, uma praia extensa e pública, famosa pela sua areia branca e mar azul cristalino. Nós fechamos um valor com um taxista e achamos ótima a opção. Chegando lá pegamos um barquinho até um beach bar que estava mais vazio. Lá é possível almoçar, tomar drinks e relaxar em um mar típico do Caribe, com água cristalina, azul turquesa e quente.

4- Aproveitar a gastronomia local

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena1.jpg]O restaurante Alma foi um dos que mais gostamos

Aproveitar a gastronomia faz parte da viagem e em Cartagena pode ter certeza que você comerá muito bem. Na Cidade Amuralhada existem muitas opções de restaurantes e você provavelmente ficará na dúvida de em quais ir - cada um é mais charmoso e atraente que o outro. Existem para os mais variados gostos e bolsos, opções de bares, lugares descontraídos, em calçadas na praça, mas você também encontrará por lá o melhor da a alta gastronomia colombiana.

Nossas dicas:
- Amadeus - restaurante do Hotel Casa Pestagua - Relais & Châteaux;
- Alma - restaurante do Hotel Casa San Agustín - LHW;
- Restaurante 1621- Sofitel;
- El Santisimo;
- La Diva Pizzeria Napoletana;
- Cuzco - cozinha peruana;
- Vera- italiano;
- La Cevicheria;
- Juan Del Mar - para amantes de peixes e frutos do mar;
- Carmem- comida contemporânea;
- Restaurante do Hotel Santa Clara;
- Restaurante Hotel Charleston Santa Teresa;
- Café Del Mar - para assistir ao pôr do sol tomando um drink.

5- Compras: artesanato local, bolsas, chapéus e esmeraldas

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena7.jpg]Muitos produtos artesanais estão à venda pelas ruas da cidade

O colorido colombiano, o ritmo frenético nas ruas, o calor humano, a personalidade única e vibrante encanta a todos torna praticamente impossível ir embora de Cartagena sem comprar nada. A Cidade Amuralhada está repleta de lojinhas e ambulantes com opções para todos os gostos e bolsos.

As famosas bolsas coloridas feitas pelas tribos Wayuu estão por todos os lados, em lojas chiques e em camelôs. Elas são lindas, a cara da Colômbia, e provavelmente a melhor recordação que você poderá levar para casa. Vale comprar também chapéu Panamá, bijuterias, artigos para casa, além de muitos acessórios coloridos feitos pelas mãos habilidosas dos artesãos locais. Não podemos esquecer que Cartagena também é famosa pelas suas esmeraldas. Há muitas lojas que vendem joias com esmeraldas de variados tipos, lapidação e pureza. Se essa for sua intenção, pesquise bastante pois há opções para todos os bolsos.

Uma última dica: lembre-se sempre que for comprar algo de negociar o preço. Eles estão acostumados com a barganha, igual aos brasileiros.

6- Assistir ao pôr do sol no Café del Mar

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena9.jpg]Café del Mar ao fundo com sua linda vista para o horizonte

O mais famoso pôr do sol de Cartagena, sem dúvidas, é no badalado Café del Mar. O bar e restaurante fica sobre a muralha que cerca o Centro Histórico de Cartagena e tem uma bela vista para o mar do Caribe. Um programa praticamente obrigatório para quem visita a cidade é sentar em uma mesa ao ar livre no fim de tarde, pedir um drink ou cerveja, e assistir um espetáculo inesquecível ao som de música eletrônica comandada por um DJ. A entrada é gratuita, mas é bom chegar cedo, pois costuma lotar todos os dias!

7- Passear pelo bairro de Getsemaní

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena4.jpg]Bairro clássico que não pode ficar de fora do seu roteiro

É um bairro clássico de Cartagena e não tem como não conhecê-lo. Um lugar mais alternativo e descolado, diferente do glamour da Cidade Amuralhada, mas ainda assim como muito charme, repleto de história, grafites e muito colorido. À noite a boemia toma conta de Getsemaní, que é repleto de barzinhos, boates, pubs e onde todos se reúnem ao redor da Plaza Trinidad para tomar uma cerveja, comer em uma das dezenas de barraquinhas e bater papo furado, misturando a vida de locais com a de turistas que se encantam com a simplicidade e astral do bairro.

8- Castelo San Felipe de Barajas

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena6.jpg]Fortaleza erguida na época da colonização espanhola para proteger a cidade dos invasores

San Felipe de Barajas é uma fortaleza erguida na época da colonização espanhola para proteger a cidade dos invasores. Cartagena das Índias foi fundada em 1533 pelo espanhol Pedro de Heredia. A cidade foi um dos principais portos da Espanha na América e foi um dos mais importantes portos de escravos do novo mundo. Cartagena era muito rica, o que atraiu piratas e conquistadores de outros países, fazendo com que muralhas e fortes fossem construídos.

O forte foi construído em 1657, depois expandido em 1732, e é considerado a maior e mais segura construção militar feita pelos espanhóis em suas colônias. Ele ocupa uma grande área na Montanha San Lázaro, é uma construção linda e repleta de passagens secretas, túneis, histórias interessantes, além da bela vista.

Dica: não vá nos horários mais quentes, como ao meio-dia. Faz muito calor lá, não há como se proteger do sol, e isso pode fazer você não aproveitar o passeio como deveria.

9- Conhecer os bairros modernos como Bocagrande e El Laguito

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena11.jpg]Os bairros fazem parte da nova área da cidade

Bocagrande e Laguito estão na chamada parte nova de Cartagena, onde a cidade mais cresce e onde você encontrará prédios enormes e modernos, shoppings, muitos hotéis e até mesmo áreas mais residenciais.

A principal praia da Cartagena está em Bocagrande. Apesar de não ser o Caribe que está no imaginário das pessoas, a praia possui água quente, mas a areia é escura. Seguindo pela praia chega-se a El Laguito, um bairro agradável e banhado pela Bahia de Cartagena.

Vale a pena o passeio por algumas horas pelos bairros. Pode ser interessante conhecê-los no mesmo dia do Castelo San Felipe de Barajas.

10- Aproveitar a boemia da noite cartegiana

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cartagena5.jpg]Bairro de Getsemaní, o mais boêmio de Cartagena

Se você pretende bailar, Cartagena é um lugar perfeito. Existem muitas opções de baladinhas e a atmosfera vibrante e alegre da cidade são contagiantes. A salsa é um sinônimo da cultura local e predomina por todos bares, restaurantes, discotecas e pubs. É quase obrigação sair para curtir a noite pelo menos um dia, nem que você não seja um exímio dançarino de salsa. Só de observar a maioria já se contenta e se contagia imediatamente.

As mais famosas são:
- Café Havana;
- Donde Fidel;
- The Clock Pub;
- Quiebra Canto.

Leia também: Furacão no Caribe | Onde tem e onde não tem?

Planeje sua viagem pela Colômbia

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

O Falando de Viagem viajou para Cartagena e San Andrés a convite da Avianca Internacional.

E você, já foi para Cartagena? Gostou? O que fez por lá? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jul 13, 2018 11:25 am
Cartagena é apaixonante! E tem muito o que fazer por lá...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jul 13, 2018 2:38 pm
Cada passeio mais interessante que o outro.

soares Mensagens: 504
Sáb Jul 14, 2018 10:25 am
Show! Temos que explorar mais as belezas dos nossos vizinhos! Ainda mais por conta do dólar nas alturas, rumo ao infinito.
Parabéns pela matéria!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Ago 03, 2019 6:21 pm
Que incrível! Morrendo de vontade de conhecer a Colômbia :D





Booking.com

Voltar para “Cartagena”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio