Qual é o melhor cartão de crédito para usar no exterior?

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Set 05, 2018 9:30 am
Imagem

Em um mundo perfeito, sempre usaríamos o cartão de crédito no exterior, para acumular milhas aéreas e ter outros benefícios. Entretanto, o mundo não é perfeito, e inventaram o IOF, que taxa todas as suas compras no exterior em 6,38%. Além disto, ainda tem a variação cambial, que pode fazer sua fatura aumentar muito em época de mercado instável. Para piorar, os bancos ainda cobram uma cotação própria, fazendo o valor ficar ainda mais salgado.

Leia também: Quanto o seu banco cobra de ágio nas compras em dólar no seu cartão de crédito?

Por isso, viajar com papel moeda é sempre uma opção interessante, pois não tem variação cambial e o IOF é de apenas 1,1%. Entretanto, para gastos altos, o cartão de crédito é a melhor opção (existem limites para sair e entrar em países com alta quantidade de papel moeda). No passado, os cartões da CAIXA eram uma ótima opção, mas atualmente o banco aumentou a cotação, e o atendimento é muito ruim.

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país, sendo composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.

Sabe qual é a maior vantagem de ter um cartão de crédito eles? Cobram o dólar comercial do dia da compra, enquanto que os outros cartões costumam cobrar o dólar do dia do fechamento da fatura + PTAX de 5%.

Leia também: Cartão de crédito Sicoobcard MasterCard Black

Veja abaixo a ótima explicação do Letwu:

"Sicoob cobra o dólar comercial do dia da compra, enquanto que os outros cartões costumam cobrar o dólar do dia do fechamento da fatura + PTAX de 5%. No caso do Platinum, basta gastar média de R$ 450,00 por mês (ou R$ 5,400 no ano), que se obtém isenção. É, sem sombra de dúvidas, o melhor cartão para uso em moedas estrangeiras.

Agora em junho fui ao Chile. As coisas que comprei no cartão, somado aos 6,38% do IOF, ficaram mais baratas do que o câmbio que fiz na Calle Agustinas. Cada real trocado na casa de câmbio valeu 158 pesos, enquanto que no cartão, já contabilizado o IOF cada real, valeu 161 pesos. As compras que fiz em abril nos EUA saiu o mesmo preço que o câmbio que fiz na CEF, mas quando fiz câmbio ele estava um pouco mais baixo que no dia da compra.

Eu até 2012 usava o cartão da CEF para compras internacionais, até que deixou de ser vantajoso e passei a levar só cash. Hoje encontrei um cartão que me fez voltar a preferir cartão a levar cash".


Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

Melhor do que ganhar milhas aéreas é economizar, certo? Por isso, talvez seja interessante optar por um cartão que não lhe cobre tão caro na cotação do dólar. O valor economizado, acredite, pode ser enorme.

Como consultar o seu score de crédito gratuitamente

Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.

Consulte o seu score de crédito totalmente grátis: https://fdv.im/ebookcartoes

Grupo exclusivo de WhatsApp sobre cartões de crédito

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas no grupo exclusivo. Enviamos as informações em primeira mão para você aproveitar antes de todo mundo (algumas promoções têm limites de utilização, então priorizamos os nossos membros).

O acesso custa R$ 10,00 por mês e o grupo é indicado apenas para usuários com nível avançado. Se inscreva aqui: https://fdv.im/CartaoPRO

E em troca você pode receber:
- Descontos em produtos e serviços dos parceiros do FDV;
- Descontos e promoções em hotéis parceiros do FDV;
- Descontos e promoções ao alugar um carro com os parceiros do FDV;
- Descontos em salas VIP parceiras do FDV;
- Convites para eventos exclusivos do FDV.

Boa viagem!

E você, costuma usar qual cartão de crédito no exterior? A cotação é boa? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

JPSAL Mensagens: 778
Qua Set 05, 2018 9:17 pm
O cartão do Original tem uma cotação muito boa e bem mais próxima do comercial que os meus outros cartões, ou pelo menos tinha da última vez que viajei. E era muito fácil de usar no débito. O problema é que não tem programa de pontos, mas no exterior o que importa para mim é uma cotação mais justa do que ter surpresas desagradáveis depois.

Sergi0 Mensagens: 1005
Qui Set 06, 2018 7:44 am
O grande problema do Sicoob e das outras cooperativas é que não há um padrão. Existem Sicoobs ótimas e outras nem tanto. O mesmo vale para a Unicred (que tem a mesma política de compras no exterior que o Sicoob) e Sicredi (que também cobra PTAX, mas não sei se do dia da compra ou do pagamento da fatura). O Sicoob mais perto de mim não fornece cartões para pessoa física, já o Sicredi não isenta nem sequer dá desconto na anuidade do cartão, então a economia do dólar ficaria pra pagar anuidade.

Avatar do usuário
Sunao Mensagens: 77
Qui Set 06, 2018 7:57 am
@Sergi0 eu peguei o Master Black do Sicredi para usar no exterior e para ter acesso ilimitados às salas VIPs da Loungekey e não pago anuidade, coloquei sobre isso no post do cartão.

Sergi0 Mensagens: 1005
Dom Set 09, 2018 10:43 pm
@Sunao, é o que falei: não há um padrão. Algumas cooperativas do Sicredi isentam a anuidade, a daqui do Rio não isenta.

Aproveitando, seu cartão usa o dólar do dia da compra ou o do fechamento/pagamento da fatura? A gerente me disse que seria o do dia, mas tenho encontrado informações divergentes.

jeffkabutz Mensagens: 11
Ter Set 11, 2018 8:48 pm
@JPSAL lembra quanto mais ou menos era o spread do Original? talvez seja uma opção interessante como backup do Banco Inter.

tfogaca Mensagens: 109
Qui Set 13, 2018 11:40 am
Eu atualmente tenho o Black do Sicredi para transações em dolar.
Fiz uma compra recentemente para ver como era o valor, e foi cobrado o dolar do dia da compra, mesmo valor do comercial (UOL), e também dá LK gratuito titular e convidado

Sergi0 Mensagens: 1005
Qui Set 13, 2018 2:02 pm
Acabei de ligar no atendimento da Sicredi e a atendente me disse que o Sicredi considera o dólar comercial do dia do fechamento da fatura, com ajuste posterior de acordo com a data do pagamento. Não sei se é padrão pra todos os Sicredis ou se varia.
Até vou desbloquear o cartão pra ficar de backup mês que vem, mas sera tesourado logo em seguida, junto com a conta.

JPSAL Mensagens: 778
Sex Set 14, 2018 3:43 pm
@jeffkabutz

Olhei no meu extrato aqui - como usei no débito, ele pegava a cotação daquele minuto da compra, não dá para saber exatamente o spread. Mas comparado com o final do dia ficou em cerca de 3% (bem pouco menos).

Para fins de comparação, a cotação do Bradesco neste momento está com spread de 4,3%.

Avatar do usuário
amarcosramalho Mensagens: 473
Sex Set 14, 2018 5:01 pm
Pessoal recebi um e-mail do NuBank falando isso: “Agora, para clientes que fizerem qualquer compra fora do Brasil (em sites, aplicativos, ou durantes viagens), o Nubank usará como data de referência o dia do processamento da compra - e não mais do dia do pagamento da fatura.”





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio