Destinos - Brasil
Região Sudeste
Espírito Santo

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 10, 2018 10:27 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18818
Administrador
Fábrica da Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo.

Vila Velha é uma cidade localizada no Espírito Santo, localizada ao lado de Vitória. A proximidade com a capital é tamanha que grande parte da população da região trabalha em Vitória e mora em Vila Velha, sendo que o acesso entre as cidades é realizado por diversas pontes, sendo a mais importante a 3ª Ponte, inaugurada em 1989, se atualmente a quinta maior em extensão do Brasil.

Uma das maiores atrações do estado é a Fábrica de Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha, e que em 2019 irá completar 90 anos de existência. O nome original era fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia, cujos produtos eram vendidos por garotos nas ruas e bondes da região. Com a expansão dos negócios, surgiu a necessidade de se adotar uma marca de maior projeção, e em homenagem às suas origens optou-se pelo nome Garoto, utilizado até os dias atuais.

Leia também: 10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha

Em 2002, a Garoto foi adquirida pela multinacional Nestlé, que assumiu os negócios, mas manteve inalterada a tradição da Garoto de produzir produtos de alta qualidade, mas ao mesmo tempo acessíveis a toda população. Atualmente, 100% do cacau utilizado vem de fornecedores brasileiros e a meta é que em breve todo o produto tenha origem em fazendas sustentáveis. Além disso, as receitas dos chocolates, mesmo os mais tradicionais como Batom e o Talento, passam por contínuas pesquisas com o objetivo de reduzir os níveis de açúcar, sem prejuízo do sabor.

Quem planeja visitar Vitória e Vila Velha deve incluir em seu roteiro um passeio à Fábrica de Chocolates Garoto, que oferece uma ampla gama de opções de lazer para toda a família, que vão desde um tour na área industrial, passando pela loja totalmente renovada e finalizando no museu. Curiosamente, fizemos essa mesma visita há 25 anos, e nos lembramos com muito carinho daquele dia. Este retorno em 2018, além da nostalgia envolvida, nos permitiu verificar como as atrações se adaptaram aos tempos modernos.

Leia também: 10 ótimos restaurantes para comer bem em Vitória e Vila Velha

Visita à Fábrica

O denominado Chocotur acontece de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 15:00, e aos sábados das 9:00 às 10:30, ao custo de 25 reais por pessoa. Nossa recomendação é realizar o agendamento com antecedência no próprio site da Garoto, pois são poucos horários e todos muito concorridos.

Eventualmente, são divulgados horários especiais para os domingos, feriados e alta temporada, sendo necessário entrar em contato direto no e-mail [email protected] para obter mais informações.

Logo no início do Chocotur somos orientados acerca das regras de segurança, pois apesar de todos os cuidados adotados, o passeio ocorre em uma área industrial em pleno funcionamento. Recebemos também vestimentas especiais para evitar qualquer contaminação entre as nossas roupas e o ambiente de produção, assim como fones de ouvido que permitem acompanhar as explicações, apesar do barulho das máquinas.

Normalmente, não é permitido tirar fotos do ambiente, tanto para preservar segredos industriais, como também evitar que os visitantes se distraiam e inadvertidamente se coloquem em situação de risco. Na nossa visita, no entanto, fomos excepcionalmente autorizados a tirar fotos com o celular, e por isso trazemos algumas imagens exclusivas de dentro da fábrica.

Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES.

Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES.

Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES.

Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES.

Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES.

Como pudemos observar, a produção é predominantemente mecanizada, com intervenção humana em pontos específicos, tais como controle de qualidade, manuseio dos insumos e manutenção dos equipamentos. Cada linha de produção é dedicada a diversas variações de um mesmo produto. Por exemplo, durante 2 ou 3 dias são produzidas barras do chocolate Talento Amêndoas e Passas, sendo que após esse período as máquinas são limpas e higienizadas, para dar início à fabricação do Talento Recheado Cookies e Cream, e assim sucessivamente.

O passeio em si é muito interessante, pois podemos acompanhar a produção de alguns dos deliciosos produtos da Garoto e ao final temos a oportunidade de degustar alguns chocolates, para em seguida retornar para a entrada do complexo.

Loja de Chocolates

Logo na entrada da fábrica está a famosa loja de chocolates, aberta de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 17:00, e aos sábados das 9:00 às 14:00. Antecipando as celebrações dos 90 anos da Garoto em 2019, a loja passou por uma ampla reforma, que criou um ambiente moderno e aconchegante e uma vez lá dentro, todos voltamos a ser crianças, e a vontade é de trazer um pouco de tudo dentro da mala.

Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

Os preços não são muito menores do que aqueles praticados nos grandes varejistas, mas mesmo assim a visita vale muito a pena, pois temos acesso a embalagens exclusivas, sendo possível encontrar toda a gama de produtos da Garoto, inclusive os lançamentos mais recentes, como é o caso do Talento Dark, um chocolate diferenciado com alta concentração de cacau e que se destaca pelo sabor marcante.

Talento Dark.

Algo que gostamos muito foi a possibilidade de montarmos a icônica caixa de chocolates Garoto com os produtos da nossa preferência, sendo a cobrança feita de acordo como peso.

A caixa de bombom perfeita.

Outra coisa que gostamos muito foi da decoração, com especial destaque para a linda árvore na entrada, que simboliza a sinergia entre a Garoto e a árvore de cacau.

A linda árvore na entrada.

Dentro da loja está a Chocolateria, que somente abre em data ocasionais durante a alta temporada, para grupos agendados com antecedência. Trata-se de um espaço você pode produzir o seu próprio chocolate, com o acompanhamento de profissionais. Uma brincadeira muito divertida, que insere todos no delicioso mundo da Garoto. Na nossa opinião, visitar a loja é um passeio imperdível, e que deve ser incluído em todos os roteiros de viagem.

Museu

O museu funciona de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 16:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. O ingresso custa 5 reais por pessoa. A estrutura em si é bem compacta, sendo possível conhecer tudo em menos de 30 minutos.

No ano passado foi inaugurada uma expansão, que acrescentou 2 novas salas ao museu, abordando especificamente o cacau e sua importância dentro do processo produtivo. O local ficou muito bonito e interativo, sendo possível inclusive tocar em sementes de cacau.

Museu da Fábrica da Garoto.

A melhor parte está no final, onde está um acervo histórico único da Garoto, com alguns dos produtos mais famosos. É uma experiência exclusiva onde podermos ver ao vivo alguns dos chocolates e balas que fizeram parte da nossa infância e que ainda hoje fazem a alegria dos nossos filhos.

Normalmente, não é permitido tirar fotos da área interna do museu, mas durante a nossa visita fomos autorizados, e por isso trazemos algumas fotos para que vocês também façam, juntos conosco, uma pequena viagem no tempo, rumo às origens da Garoto.

Museu da Fábrica da Garoto.

Museu da Fábrica da Garoto.

Museu da Fábrica da Garoto.

Museu da Fábrica da Garoto.

Apesar de pequeno, achamos muito válida a experiência no museu, pois agrega cultura e conhecimento ao passeio e nos brinda com doces recordações do passado.

Como chegar

Você pode voar até Vitória com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 53 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para dar a liberdade ao turista de escolher as datas que preferir viajar.

Conclusão

Passaram-se 25 anos desde a nossa última visita ao complexo da Garoto e podemos afirmar que, como um bom vinho, toda a experiência se tornou ainda melhor e mais completa. A fábrica, com sua proposta moderna, nos insere no mundo do chocolate e mostra que com bons insumos e mão de obra qualificada é possível produzir produtos de altíssimo nível.

A loja é um verdadeiro deslumbre, sendo praticamente impossível sair de lá sem comprar nada. E o interessante é que não são apenas os deliciosos chocolates que chamam a atenção, mas também as embalagens diferenciadas e lindíssimas. O museu é a cereja do bolo, pois coroa com chave de ouro uma visita inesquecível.

Recomendamos muito esse passeio, para pessoas de todas as idades, pois é uma oportunidade única e inesquecível.

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a fábrica da Garoto? E a loja e o museu? Gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 10, 2018 2:20 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37892
Que incrível. Eu visitei essa fábrica também, mas deve ter uns 20 anos. Faz tempo, quando um tio meu morava em Vila Velha e fomos passar as férias lá. Tenho vontade de levar meu filho agora.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 10, 2018 2:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3408
O passeio é muito legal Gabriel. O Lipe vai amar, com certeza. Também fiquei com vontade de levar o Davi.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 10, 2018 11:49 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2964Rio de Janeiro
Fui uma vez uns 15 anos atrás também. Passeio muito agradável. Deu vontade de retornar!


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 11, 2018 10:43 am 
Mensagens: 1890
Eu visitei a fábrica há uns 20 anos atrás e foi muito legal, imagino que agora deve estar ainda mais interessante.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 17, 2018 10:16 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5472
Fui quando era pequena e amei - tenho lembranças maravilhosas. Recentemente só fui na loja da Garoto.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Convento da Penha: uma das principais atrações turísticas de Vila Velha

em Espírito Santo

Última mensagem Seg Jul 01, 2019 10:09 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

6 informações e dicas para você planejar sua viagem para Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo

em Espírito Santo

Última mensagem Qua Dez 19, 2018 9:48 am Hugomarcio Ver última mensagem

 

2

Onde se hospedar na Lapa: Vila Galé Rio de Janeiro

em Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Última mensagem Seg Jul 22, 2019 9:56 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

Pacote all-inclusive cultural do Vila Galé Rio de Janeiro

em Promoções

Última mensagem Qui Jul 18, 2019 12:04 pm Ajudante Ver última mensagem

 

2

Hotel Vila d’este, em Búzios, apresenta novidades após reforma

em Notícias

Última mensagem Qui Ago 15, 2019 12:55 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - Brasil
Região Sudeste
Espírito Santo

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes