Vale a pena pedir o cartão de crédito LATAM Pass em 2020?

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Itaú.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sex Jan 11, 2019 11:27 am
Imagem

A LATAM Pass, em parceria com o Itaú e LATAM Airlines Brasil, lançou em janeiro de 2017 o seu cartão co-branded. No início, ofereceram bônus para os principais cartões, compensando o valor da anuidade. Em 2018, sem bônus e benefícios exclusivos, sofreu uma onda de cancelamentos. No final do ano, adotou uma nova política de anuidade, para isentar mediante média de gastos, mas errou ao não colocar a versão Black - depois voltou atrás e corrigiu o erro. Além disto, estão oferecendo agora três meses de isenção de anuidade para novas solicitações.

Leia também: Guia de cartão de crédito | As melhores opções dos bancos

De uma forma geral, o Falando de Viagem e os milheiros de plantão não gostam de cartão de crédito co-branded. O motivo é simples: você fica preso ao programa de fidelidade, sem poder de escolha, e estará sujeito também às regras do programa, que podem mudar a qualquer momento, e quem acompanha sabe que elas mudam mesmo, para pior, ano após ano.

O programa de fidelidade LATAM Pass tem boas opções de resgates, seja para voos nacionais ou voos internacionais, e o sistema costuma funcionar bem. Só que todos os cartões de crédito têm convênio com o programa e você não precisa de um cartão de crédito próprio para essa finalidade.

A maioria dos cartões permite transferir para:
- Smiles, da GOL Linhas Aéreas;
- TudoAzul, da Azul Linhas Aéreas Brasileiras;
- LATAM Pass, da LATAM Airlines Brasil.

Quais são os cartões de crédito co-branded da LATAM Pass?

No início, os cartões oferecidos foram:
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard Black
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard 2.0 Platinum
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard 2.0 Gold
- Cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Mastercard 2.0 Internacional

Ou seja: o lançamento se restringiu apenas à bandeira Mastercard.

Posteriormente, em março de 2018, foi lançado o primeiro cartão com a bandeira Visa, o Itaú Personnalité LATAM Pass Visa Infinite. Como o nome já diz, ele é exclusivo dos clientes Itaú Personnalité, e é bem superior ao seu concorrente, o Mastercard Black.

Os cartões oferecem benefícios na LATAM Airlines Brasil?

Sim, mas são dois benefícios muito simples:
- Embarque preferencial em voos nacionais da LATAM Airlines Brasil;
- Parcelamento em 10 vezes na compra de qualquer passagem da LATAM Airlines Brasil.

Para nós, um dos erros desses cartões é não ter explorado mais benefícios na companhia aérea, como check-in prioritário, acesso às salas VIP, marcação de assento gratuito e franquia de bagagem. Se tivesse esses benefícios, certamente muito mais pessoas iriam se interessar.

Oferecer embarque preferencial, e ainda apenas em voos nacionais, parece mesquinho. E é. O parcelamento também não é tão interessante e outras companhias aéreas, em voos internacionais, parcelam em até 12 vezes sem juros. Claro que é bom ter essa opção de parcelamento extra, mas está longe de ser o motivo para qualquer pessoa manter o cartão.

Quais as desvantagens de um cartão co-branded?

Veja abaixo as principais desvantagens em nossa opinião:

1) É difícil de negociar a anuidade

A maioria dos cartões de crédito não têm uma política clara para isenção das suas anuidades, então você é obrigado a ligar para a central de atendimento e "implorar" por um desconto, que pode ou não ser oferecido, de acordo com o seu histórico. Os cartões co-branded sempre são os mais difíceis de negociar, mas nesses cartões você tem a política de isentar mediante média de gastos, o que é bom.

2) Você fica preso ao programa de fidelidade

Quando você acumula pontos/milhas no cartão de crédito, você pode transferir para onde desejar (dentre os parceiros do seu banco), mas quando você tem um cartão co-branded não tem esse poder de escolha. Todos os meses os pontos serão creditados na sua conta, mas se na concorrência tiver ofertas melhores você não pode aproveitar.

3) Você não participa dos bônus de transferência

Outro fator importante são os bônus. Para incentivar transferências, os programas regularmente oferecem bônus, que podem chegar a 100%, então é uma ótima oportunidade para maximizar seus ganhos. Infelizmente, no cartão co-branded, como os pontos já estão no programa, você não terá esse benefício.

4) As regras do programa podem mudar a qualquer momento

Nos últimos anos, os programas de fidelidade já mudaram as regras dezenas de vezes. As tabelas de resgate, que em geral são flutuantes, só aumentam os valores. Com isso, ficamos sujeitos às regras e novamente não temos poder de escolha. Você ficará "preso" e só conseguirá a "liberdade" quando cancelar o cartão e usar as milhas.

No passado, quando você transferia um alto valor de pontos para o programa de fidelidade, ainda ganhava upgrade no seu status elite.

5) A anuidade e a renda mínima podem ser maiores do que o cartão convencional

Os cartões co-branded podem exigir uma renda maior em algumas variantes, dependendo do banco. Além disto, a anuidade também pode ser maior, dependendo do cartão escolhido, se você comparar com a versão convencional, que não é atrelada a outra empresa.

Como consultar o seu score de crédito gratuitamente

Sempre que você faz uma nova solicitação de cartão de crédito, ou pede um aumento do seu limite de crédito, o banco geralmente faz algumas consultas para saber se você é merecedor desse crédito. Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.

Consulte o seu score de crédito totalmente grátis: https://fdv.im/ebookcartoes

Vale a pena solicitar algum desses cartões?

A gente sempre bate na tecla que cartão de crédito depende do perfil. De uma forma geral, para a maioria das pessoas, não achamos que os cartões são bons para ser o principal a ser usado. O principal motivo, como já falamos acima, é você perder o poder de escolha, e ter sempre que depender apenas de um programa, enquanto poderia ter pelo menos quatro opções em outros cartões.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

Antes de decidir, leia as matérias aqui no FDV, assim como os comentários, que têm ótimas informações e relatos de quem realmente tem o cartão, citando as vantagens e desvantagens. Pense. Pense. E pense mais um pouco. Não se deixe iludir pelas propagandas, que mostram um mundo de benefícios que não existe.

E você, tem interesse em solicitar um cartão de crédito da LATAM Pass? Acha que vale a pena? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

pauloleo Mensagens: 5474
Sex Jan 11, 2019 2:55 pm
O meu é esse da primeira foto e está a caminho da tesoura.

Não vale a pena sob nem um ângulo que se analise, pelo menos para o meu perfil.

Veja que a Porto Seguro, assim como bancos menores, têm feito promoções constantes de 45% de bônus (pra quem tem o clube mais alto) ou 15% (sem clube), o que iguala a pontuação recebida nesse cartão com os outros cartões top não cobrandeds do mercado.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 11, 2019 3:05 pm
Amanhã, por exemplo, a Caixa está oferecendo um bônus de 158%, em comemoração aos 158 anos do banco. Quem tem co-branded não aproveita.

Avatar do usuário
Einstein Mensagens: 739
Sáb Jan 12, 2019 9:08 am
A Latam é muito mesquinha com o seu cliente brasileiro.

Na Argentina o cartão co-branded da Latam com o banco BBVA Francês da:

- PP com 14 acessos gratuitos
- 1.05 milhas por dólar para compras gerais
- 10% de milhas adicionais na compra de passagens Latam
- 4 cupons de upgrade por ano
- status Gold na Latam
- acessos ilimitados a sala da Latam em EZE

Esse cartãozinho deles com só isso de benefício é uma vergonha.

Não vale a pena em nada!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jan 12, 2019 2:58 pm
Eu fiz uma comparação uma vez com uma versão do Chile se não me engano. Diferença enorme. Pelos poucos comentários que deu, imagino que o pessoal preferiu fazer vista grossa, achando as versões brasileiras o máximo.

pauloleo Mensagens: 5474
Sáb Jan 12, 2019 3:18 pm
A melhor resposta que podemos dar a eles é a nossa tesoura.

Não adianta comparar, os emissores sabem bem as diferenças, só que não quiseram oferecer por aqui.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jan 12, 2019 4:04 pm
A ideia de comparar é abrir os olhos dos clientes desses cartões.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Sáb Jan 12, 2019 10:09 pm
Mas a pontuação da versão brasileira é melhor. O que faltaria era o acesso às salas LATAM e algum benefício real voando na cia, como por exemplo, assentos gratuitos ou status.

pauloleo Mensagens: 5474
Sáb Jan 12, 2019 10:13 pm
A pontuação na versão brasileira é melhor sim em qualquer cartão, basta olhar o AAdvantage ou mesmo o TPC e compará-los com as versões americanas.

Avatar do usuário
Einstein Mensagens: 739
Sáb Jan 12, 2019 10:13 pm
Mas a quantidade de milhas que o programa deles exige para resgate também é menor.





Booking.com

Voltar para “Itaú”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes


Anúncio