Colunas
Coluna da Manoela Caldas

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 13, 2019 9:21 am 
 Atualizado: Qua Mar 13, 2019 2:33 pm 
Mensagens: 1403
Imagem
A estilista Mani Jassal encerra o desfile da Toronto Fashion Week ao lado de uma das modelos.

Quanto mais eu visito Toronto, mais se torna difícil a tarefa da descrever o destino de forma breve e objetiva. Acredito que a complexidade desta cidade grande que tem alma de cidade pequena se dá por causa da simpatia do povo canadense. Ao mesmo tempo que Toronto é vibrante e oferece muita arte, gastronomia e entretenimento, a metrópole não intimida ou satura o visitante. Pelo contrário, o recebe de forma calorosa e com uma humanidade que muitas vezes os moradores de grandes cidades perdem em meio ao caos urbano. Costumo brincar que se Toronto fosse uma pessoa, seria uma celebridade que não deixou o sucesso subir a cabeça.

Mais da metade da população de Toronto é composta por imigrantes. O que hoje é conhecido como o povo canadense na verdade é uma rica mistura de ancestralidades. O resultado se vê na prática: a principal cidade e centro financeiro do Canadá é multicultural e diversa em raça e sexualidade. Como mulher latina e defensora assídua da equidade, é impossível não simpatizar com um destino em que as ruas são coloridas com diversos tons de pele e cores do arco-íris.

Leia também: Guia de onde fazer compras em Toronto

É importante entender o contexto da cidade para apreciar a beleza da Toronto Fashion Week. Não é preciso dominar o assunto para saber que essa semana de moda está a anos luz de distância de ser tão importante e grandiosa mundialmente como as de Nova York, Paris, Milão e Londres. Por outro lado, exatamente por ser pequena e muito menos disputada, a semana de moda canadense oferece uma experiência democrática. Ao mesclar o glamour com o acolhimento, o evento é a materialização da atmosfera única de Toronto.

A Toronto Fashion Week apresenta apenas estilistas canadenses, com o propósito de divulgar e enaltecer a arte local. Quem teve interesse em assistir os desfiles de 2019 pôde comprar ingressos de variados preços - diferente de outras semanas de moda, que a entrada é apenas para convidados. Outra característica pensada com o intuito de aproximar o público foi a estação de maquiagem montada no Yorkville Village, shopping na região mais fashion da cidade, e não por acaso, o bairro oficial da Toronto Fashion Week. O espaço era totalmente aberto e qualquer um, até mesmo os que não tinham tickets para os desfiles, podiam observar o processo de maquiagem e cabelo das modelos.

Leia também: Yorkville | O bairro da moda e sofisticação em Toronto

Este ambiente acessível me possibilitou a oportunidade de assistir dois desfiles na primeira fileira, o mais disputado lugar para se estar em qualquer semana de moda. Nas grandes Fashion Weeks, a primeira fileira é ocupada por nomes icônicos de Hollywood e jamais uma jornalista que está longe de ser a Anna Wintour teria um lugar reservado nestas cadeiras premiadas. Já na Toronto Fashion Week, celebridades, como a poetisa Rupi Kaur, dividiram a primeira fileira com a mãe da estilista, com a imprensa como eu e com meros amantes da moda, em um ambiente democrático que só Toronto poderia proporcionar.

O primeiro desfile que assisti da melhor visão da passarela foi o da estilista Hilary MacMillan. A coleção era composta de peças contemporâneas, minimalistas e sofisticadas, em uma representação certeira da mulher moderna. Desde 2016, a marca de Hilary é totalmente cruelty-free: não usa couro, pele, penas e nenhum material de origem animal. Em seguida, foi a vez de Mani Jassal, nascida na Índia e criada no Canadá desde os cinco anos. No meu desfile favorito da noite, as peças estampavam a herança cultural indiana de forma moderna e jovem. Modelos de todas as cores e tamanhos ocuparam a passarela em um desfile político, com uma performance que gritava empoderamento feminino, tolerância religiosa e a importância de imigrantes em países ditos como ''primeiro mundo''. Mani foi aplaudida de pé - inclusive por mim.

Como millennial, observo que minha geração propõe uma mudança na relação que nós, como sociedade, temos com o consumo. Pautas sustentáveis, como a valorização de artistas locais, estão mais em alta do que nunca. Alguns podem olhar a Toronto Fashion Week como um pequeno projeto que jamais chegará aos pés das quatro gigantes semanas de moda. Já eu, vejo como um evento único que consegue tratar da moda como um assunto menos elitista e exclusivo.

Leia também: Como comprar de forma mais consciente em viagens - por uma (ex) consumista

O Falando de Viagem viajou para Toronto a convite do Turismo de Toronto.

E você, conhece a cidade de Toronto? Já participou da Fashion Week? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas



 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 14, 2019 5:41 am 
Mensagens: 2129
Nossa, realmente deve ter sido muito legal assistir aos desfiles... :clap

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 14, 2019 8:53 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 40746
Eu entendo tudo de Fashion Week. Sempre olho as datas antes de marcar viagem, afinal, consideram alta temporada nos dias do evento. Isso é pior principalmente em Nova York, Paris e Londres.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
6 musicais da Broadway que você pode assistir nos navios da Royal Caribbean

em Notícias

Última mensagem Sex Dez 06, 2019 4:25 pm manucaldas Ver última mensagem

 

1

O que fazer em Nova York | Vale a pena assistir os musicais da Broadway?

em New York City

Última mensagem Seg Ago 03, 2020 9:54 am Adriana Ver última mensagem

 

2

8 séries para assistir e aprender mais sobre a história do Reino Unido

em Reino Unido

Última mensagem Seg Mai 25, 2020 3:26 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Ópera Estadual de Viena: tudo que você precisa saber para assistir a um espetáculo

em Áustria

Última mensagem Seg Abr 27, 2020 12:57 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Nova York ou Toronto?

em Destinos - América do Norte

Última mensagem Ter Jun 09, 2020 3:58 pm soares Ver última mensagem

 

7

 


Booking.com
Colunas
Coluna da Manoela Caldas

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes