5 mistérios de avião que você sempre quis saber e nunca perguntou

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Abr 13, 2019 11:50 am
Imagem

Dúvidas sobre se os aviões podem andar de ré, se as janelas do cockpit podem abrir e o motivo de não existir a fileira 13 em nenhuma aeronave são comuns. É por isso que a KLM separou, abaixo, as respostas para cinco mistérios comuns sobre aeronaves. O blog da KLM sempre tem informações interessantes sobre variados assuntos, como esse.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

1) Um avião pode taxiar para trás por conta própria?

A maioria das aeronaves pode dar ré usando seu empuxo reverso. Em aeronaves a jato, isso é feito usando dispositivos de empuxo que bloqueiam o jato e o redirecionam para frente. Em alguns aeroportos nos EUA e no exército, o uso de propulsão reversa durante o taxiamento ainda é uma prática comum. No entanto, não usamos o empuxo reverso para taxiar devido a considerações ambientais (gasto de combustível e emissão de CO2) e gostaríamos de minimizar a poluição sonora (motores são de fato barulhentos). Uma técnica chamada "powerback" usa os motores e a propulsão reversa suga todo tipo de coisas diretamente na câmara de combustão do motor, o que não é o ideal. Além disso, acreditamos que a equipe na pista também gostaria de não ser arrastada pelo vento. Então é por isso que usamos o procedimento "push-back" com rebocadores. Ah, e também não há espelho retrovisor e sinal sonoro de macha ré, é claro.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9

2) Limpadores de para-brisa? Em um avião?

Os para-brisas do cockpit têm limpadores por razões óbvias – eles limpam a água ou a neve! Como os pilotos precisam de uma visão clara, os limpadores limpam o para-brisa da água caso o fluxo de ar não faça isso durante a decolagem ou aterrissagem. Podemos imaginar como os limpadores são extremamente úteis durante os eventos que chamamos de batismo, onde as aeronaves são recebidas por caminhões de bombeiros, com jatos de água (às vezes colorida) no avião durante o taxiamento. Os limpadores podem se mover de forma independente, para reduzir a chance de que ambos os sistemas de limpadores parem de funcionar simultaneamente, por exemplo. Em um Boeing 737, os limpadores têm três configurações: intervalo (6/7 varreduras por minuto), baixa (160 varreduras) e alta (250 varreduras). Os limpadores que não funcionam podem ser a razão para um "no-go", ou seja, para abortar a decolagem, quando a previsão é de chuvas fortes durante a decolagem ou aterrissagem, então eles são essenciais!

A propósito, a maioria das aeronaves atualmente têm um revestimento hidrofóbico (que repele a água) em suas janelas. O revestimento afeta a tensão superficial das gotas de chuva e cria uma espécie de filme transparente no para-brisa, o que é muito benéfico para a visibilidade dos pilotos.

Leia também: Como é viajar na Europe Business Class da KLM no Boeing 737-800

3) Ei comandante, abra a janela!

Nem todas as janelas do cockpit podem se abrir. Por exemplo, em um Boeing 737, apenas 2 das 6 janelas podem deslizar para trás. O fato de que elas podem se abrir é principalmente para servir como uma rota de fuga para os pilotos se a porta de acesso usual não puder ser usada. É por isso que uma alça de escape também é montada acima dessas janelas. A janela aberta também permite a comunicação com a equipe da plataforma. Ah, e claro, permite a entrada de ar fresco (mas não a 10.000 pés, é claro!). Então, basicamente, é útil para operações terrestres. As janelas ficam trancadas com segurança, então você não precisa se preocupar com elas abrindo quando não devem.

Leia também: KLM Crown Lounge | Aeroporto de Amsterdã (AMS) | Holanda

4- Assento ABC, tão fáceis como 1-2-3?

Você já deu uma boa olhada nos mapas de assento da KLM? Eles parecem bem lógicos, certo? Um passageiro perguntou por que não havia assento B em alguns de nossos aviões. Este é realmente o caso em algumas das nossas aeronaves menores, com 2 filas de 2 assentos. Por exemplo, no Fokker 70 e no Embraer 190 ou em algumas cabines da Classe Executiva, você tem apenas os lugares A e C e D e F. Isso é feito assim (não apenas na KLM, mas praticamente em todo o mundo), pois o assento A é reconhecido como assento da janela e C como assento do corredor, especialmente para passageiros frequentes que sabem de cor os layouts de cabine. Também não há um lugar l (como I de Índia), provavelmente porque o assento 11I seria um pouco confuso para pessoas e computadores.

5) A misteriosa fileira 13

Agora encontre a fileira 13 em qualquer um de nossos mapas de assentos, mas não prenda a sua respiração até encontrar, porque vai ficar sem fôlego, já que a KLM não tem uma fileira 13 em nenhuma de suas aeronaves. Então, se você vir um assento 13B no seu cartão de embarque, você tem um pequeno problema. O que aconteceu com a fileira 13? Algumas pessoas fazem uma associação bastante negativa com esse número, então nós decidimos simplesmente ignorá-lo. Não se preocupe, gatos pretos são permitidos a bordo!

Boa viagem!

E você, tem curiosidades sobre o mundo dos aviões? Quais as suas dúvidas? Conte para nós as suas curiosidades!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

yureco Mensagens: 2490
Sáb Abr 13, 2019 2:19 pm
Não sabia da fileira 13. Continue postando essas informações fantásticas!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sáb Abr 13, 2019 2:39 pm
Não conhecia nenhuma destas informações. Show!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 14, 2019 4:50 am
Nao sabia do assento i

Quanto ao limpador, ele somente eh necessario para taxi, pouso e decolagem. Em cruzeiro a propria velocidade do ar se encarrega de expulsar a agua.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Abr 14, 2019 8:28 am
Já que falaram em assento... Eu nunca entendi por que os assentos dos aviões da Avianca Brasil são A B C D E K. O que eles têm contra o F?

Avatar do usuário
RicVix Mensagens: 4524
Dom Abr 14, 2019 1:50 pm
Não sabia da fileira 13.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Abr 15, 2019 3:52 am
Baran, eles jah previam o futuro.

Falencia comeca com F.....

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Abr 15, 2019 8:19 am
Essas matérias do blog da KLM são sempre legais e abordadas de uma forma descontraída que prende a leitura. Continuem postando :)

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Abr 15, 2019 6:37 pm
O número 13 lá fora é cheio de superstições. Vários hotéis também pulam do andar 12 pro 14. No Brasil, com o cenário político hiper polarizado, o número ganha outras proporções. No último fim de semana, fiz a ponte aérea Rio-SP em uma aeronave que não tinha a fileira 13, mas aparentemente o sistema não havia sido atualizado e alguns passageiros que tiveram seus check-ins feitos em poltronas da fileira 13 tiveram que ser realocados. A partir desse momento, as piadinhas com cunho político começaram, tanto por parte dos passageiros, como por parte de uma das comissárias: ''Ainda bem que nos livramos dos 13 até no avião, assim que é bom!'', e coisas assim. Um saco. Haja paciência.





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio