É caro ou barato viajar para a Turquia?

Troca de informações sobre destinos na Turquia.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 11, 2019 10:04 am
Imagem

A maioria das pessoas, inclusive eu, associam à Turquia com a Europa. Isso está certo, pois o país tem uma parte na Europa, mas a sua maior parte está na Ásia. Por isso, é também normal associar o destino ao euro, afinal, muitos países europeus adotam a moeda. Você sabe, e todo mundo sabe também, que o real está bem desvalorizado frente ao euro, então qualquer viagem acaba sendo cara quando precisamos pagar as contas em euros.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Felizmente, a Turquia tem moeda própria, a lira turca, que não tem muita força, então faz o real valer mais. Você pode dividir todos os preços em lira turca por 1.6 para saber os valores em reais. Essa é uma conta aproximada, para você entender o valor dos produtos. Vale lembrar que se você estiver comprando com o cartão de crédito terá IOF de 6,38% e possível variação cambial.

Notas: ₺5, ₺10, ₺20, ₺50, ₺100, ₺200.
Subunidade 1/100: kuruş.
Símbolo: ₺.
Código ISO 4217: TRY.

Leia também: 10 passeios que você precisa fazer em Istambul

Alguns locais, principalmente de luxo, cobram os valores em euros. É muito comum que os hotéis de luxo, por exemplo, definam suas diárias com base no euro e não na lira turca. Essa informação sempre é clara, seja no site do hotel ou no cardápio dos restaurantes. Preste sempre atenção para não ter uma surpresa desagradável ao receber a conta.

Leia também: 10 atrações imperdíveis na Capadócia

Afinal: é caro ou barato?

Eu passei 10 dias no país e achei barato. Entretanto, nem tudo é barato. Os hotéis que eu fiquei em Istambul, Capadócia e Bodrum cobram as diárias em euros, então são hotéis caros e bem exclusivos. Os preços são semelhantes a outros lugares da Europa, como França, Itália e Inglaterra. Então, se você já está acostumado com esses valores, não irá estranhar.

Muitos hotéis locais, que não são de grandes redes, cobram as diárias em lira turca, então os valores são bem convidativos. Geralmente, não são hotéis de luxo, mas são hotéis confortáveis e bem localizados.

Faça a sua pesquisa:
- Preços de hotéis em Istambul
- Preços de hotéis na Capadócia
- Preços de hotéis em Bodrum

A alimentação é barata e os preços quase sempre são em moeda local. Dentro de hotéis de luxo a tendência são preços em euros. No dia a dia, eu me alimentei em vários restaurantes bons e paguei valores bem interessantes. Posso afirmar, com certeza, que os valores com alimentação não assustam.

Os passeios também são baratos, pois são vendidos em moeda local. O mesmo vale para o transporte, seja privativo ou compartilhado. Vale destacar que muitos passeios são gratuitos ou o preço é muito baixo. A exceção dos passeios é na Capadócia, especificamente no passeio de balão, onde há mais demanda do que oferta, e os voos são vendidos às vezes com meses de antecedência. Não é barato voar de balão e, dependendo do vento, talvez você nem consiga, pois são cancelados com frequência por questões de segurança. Espera gastar em torno de 200 euros nesse passeio.

Leia também: Preciso de visto para viajar para a Turquia?

Para compras, achei que alguns produtos não valem tanto a pena, pois os preços são similares ao Brasil e aqui ainda temos a opção do parcelamento. Achei também muitos produtos baratos, valendo a pena comprar. Nos mercados, você pode pechinchar e conseguir boas ofertas. Produtos típicos têm preços interessantes. Resumo: você não vai voltar de mãos vazias.

Como ir para a Turquia?

Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar à Turquia é com a Turkish Airlines, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. O voo tem duração média de 12 horas e são operados no Boeing 777-300ER. Você tem duas classes de serviço à disposição: Classe Executiva (Business Class) e Classe Econômica (Economy Class).

Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, e membro da Star Alliance, a Turkish Airlines possui hoje 332 aeronaves (passageiros e carga), que voam para mais de 307 destinos no mundo, sendo 258 internacionais e 49 nacionais, em 124 países.

Conclusão

Se você quer viajar para a Europa sem ter que gastar em euros a Turquia é uma excelente opção. O país é barato se compararmos com outros destinos europeus. Se você visitar Bodrum, no litoral, poderá inclusive realizar um ou vários passeios até às ilhas da Grécia, que ficam perto. Então, novamente, é interessante para quem quer conhecer dois países sem ter gastos muito altos em euro. Fora isso, a Turquia é um país encantador, principalmente a Capadócia e Bodrum, que para mim foram o ponto alto da viagem. Istambul é interessante, claro, e também recomendo colocar no roteiro da sua viagem.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Turquia a convite da Turkish Airlines.

E você, conhece a Turquia? Achou um destino caro ou barato? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 12, 2019 11:04 am
Bom saber tudo isso. Me lembrou a Croácia que é semelhante... os melhores hotéis precificam em Euros e são caros mas alimentação e atrações são baratos principalmente quando comparados com o restante da Europa.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 13, 2019 9:17 am
A Turquia subiu muito na minha lista de lugares que ainda quero visitar. Essa viagem do Gabriel me surpreendeu em vários sentidos.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Jul 31, 2019 10:50 am
Istambul e Atenas são os meus próximos sonhos de consumo.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 20, 2020 1:00 pm
Com o euro nas alturas, a Turquia passa a ser uma excelente escolha na Europa.





Booking.com

Voltar para “Turquia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio