Guia de Ronda | Informações, dicas e roteiro de viagem de 1 dia

Troca de informações sobre destinos na Espanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Jun 26, 2019 9:05 am
Imagem

No momento que se inicia o planejamento de uma viagem pela Andaluzia, no sul da Espanha, uma das primeiras imagens que surgem nas pesquisas na internet é da Ponte Nova de Ronda, construída no século XVIII sob o Tajo de Ronda, e que ainda hoje encanta por sua beleza e magnitude.

Leia também: Tudo que você precisa saber para andar de carro nas estradas da Andaluzia | Espanha

Após ver a foto dessa incrível obra de engenharia, é praticamente certo que você desejará incluir Ronda no seu roteiro de viagem, o que acreditamos ser uma decisão muito acertada, até mesmo porque a cidade tem muito a oferecer, em termos de história, cultura, atrações e charme.

Separamos algumas dicas importantes para que você programe sua viagem, bem como sugestões para um roteiro de 1 dia em Ronda.

Quanto tempo ficar na cidade

Você pode fazer uma viagem pela Andaluzia tanto no sentido horário, saindo de Granada ou Málaga até Ronda e em seguida ir em direção aos Pueblos Blancos ou fazer o roteiro no sentido contrário. Em ambos os casos o ideal, em nossa opinião, é passar 1 noite e 1 dia inteiro na cidade.

Estando em Granada ou Málaga, saia cedo destas cidades, passe o dia em Ronda e na manhã seguinte faça a rota dos Pueblos Blancos. Ou então, faça a rota dos Pueblos Blancos, chegue no final do dia e durma em Ronda, no dia seguinte explore a cidade e em seguida continue em direção ao próximo destino.

Como Ronda é muito pequena, com 1 dia é possível passear pelo Centro Histórico, comer com tranquilidade e visitar suas atrações. Tendo mais tempo, já é possível fazer tudo com mais calma e retornar em locais que tenha gostado. Em termos gerais, não é uma cidade que exija tanto tempo.

Caso só possa passar o dia em Ronda, sem pernoite, ainda assim conseguirá explorar muito a cidade, mas não conseguirá apreciar sua beleza com a iluminação noturna.

Leia também: 4 guias de turismo que testamos e recomendamos na Espanha

Quando ir em Ronda

O verão na cidade é muito quente e a cidade fica mais cheia, assim como toda a Andaluzia. Já o inverno pode ser rigoroso, com algumas chuvas e com menos turistas. A primavera e o outono são ponto de equilíbrio tanto no que diz respeito ao clima, como ao movimento de visitantes na cidade.

Onde ficar em Ronda?

O ideal é ficar o mais próximo possível da Ponte Nova, pois assim é possível fazer praticamente todos os passeios a pé. Alguns hotéis mais distantes podem oferecer preços atrativos, mas é bom lembrar que neste caso precisará de carro para se deslocar, evitando as ruas com trânsito restrito aos moradores e normalmente pagando caros estacionamentos, pois as vagas de rua são concorridíssimas.

Durante a nossa viagem ficamos no Hotel Maestranza Ronda, um hotel 4 estrelas localizado a apenas 200 metros da Ponte Nova, que oferece quartos reformados e ótimo custo benefício.

Imagem

Imagem

Como se locomover na cidade?

Ronda é uma cidade pequena, e praticamente todos os locais de interesse do visitante estão no Centro Histórico. Por isso, a melhor forma de se locomover é a pé, e de carro apenas se quiser deslocar-se para um local mais distante.

Onde comer em Ronda

Existem vários restaurantes na cidade, sendo alguns de alta gastronomia, mas considerando o clima histórico de Ronda, nossa dica é uma refeição com vista para a Ponte Nova e outra em algum local que ofereça pratos da culinária tradicional e local.

Dentro desta perspectiva nós almoçamos no Restaurante Albacara, localizado no Hotel Montelirio, que oferece boa comida, preços um pouco elevados e uma vista nada menos que deslumbrante da Ponte.

Imagem

Outra opção seria o restaurante do Hotel Parador de Ronda, desde que se consiga uma mesa na varanda para apreciar a vista da Ponte. O jantar foi no incrível Restaurante Pedro Romero, inaugurado em 1971 e lindamente decorado com mais de 1.000 fotos e imagens das touradas. É um local não apenas para se comer bem, mas para conhecer um lugar que homenageia as raízes e origens da Espanha e da sua culinária. Os preços são bem variados, mas com 30/40 euros por pessoa é possível ter uma ótima refeição.

Imagem

Imagem

Roteiro de 1 dia em Ronda

Inicie o seu dia pegando um mapa no Centro de Informações ao Turista, em frente da Plaza de Toros, e contando com a ajuda da equipe para tirar dúvidas a respeito do que fazer.

Imagem

Logo ao lado do Centro de Informações ao Turista, visite o Parque Haruta Square, onde está localizado o Mirador de Ronda. Em um dia de tempo limpo, é possível ter uma visão de vários quilômetros de toda a região.

Imagem

Imagem

Siga para a Ponte Nova, que impressiona por sua magnitude e altura. Não deixe de observar que bem no meio existe uma janela, pois naquele local foi construída uma pequena habitação que já teve várias utilizações, tais como quarto e também prisão.

Imagem

Hoje em dia, este cômodo abriga o Centro de Interpretação, com informações sobre a obra e também a região. O acesso custa 5 euros por pessoa, e vale principalmente pela vista e pela curiosidade de se ver a ponte por dentro. Depois, continue pela Calle Rosário em direção ao Mirador de Cuenca, que oferece uma linda perspectiva da ponte e da cidade.

Imagem

Imagem

Continue pelo Parque Jardines de Cuenca até a Ponte Velha, que durante muitos anos foi o local de acesso até a estrutura fortificada da cidade.

Imagem

Atravessando a ponte suba a Calle Cuesta de Santo Domigo, vire na Calle Armiñán e prossiga até a Igreja Santa Maria de la Mayor, na Plaza Duquesa de Parcent.

Imagem

Olhando de fora, tem-se a impressão que a igreja é pequena e pouco interessante, mas não julgue o livro pela capa, pois lá dentro você encontrará uma verdadeira joia. Na verdade, são praticamente duas igrejas, sendo uma no estilo gótico e outra renascentista.

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveite também para subir no terraço, pois as vistas valem o esforço.

Imagem

Dois locais interessantes, que podem ser conhecidos durante o percurso de volta para a Ponte Nova, são o Palácio de Mondragón e a Casa de Don Bosco. O Palácio de Mondragón consiste em um belíssimo local com influência árabe e que segundo dizem no século XIV foi residência do Sultão de Marrocos Abu al-Hasan 'Ali.

Imagem

Imagem

Imagem

A Casa de Don Bosco é um palácio modernista do século XX, com lindos jardins e com decoração de época cuidadosamente preservada. A entrada para ambos os locais é barata e a visita rápida, valendo muito a pena conhecê-los.

Imagem

Imagem

Imagem

Sobrando tempo, ainda é possível visitar a Arena de Toros, próximo ao Parque Haruta Square.

Caso tenha começado o roteiro bem cedo, a essa altura já é hora de almoçar, e logo em seguida ao almoço nossa dica é conhecer um lugar interessante e que apresenta uma proposta inovadora, o LA Organic Experience, um projeto que fala do azeite, tal como as vinícolas falam dos vinhos. O ambiente reúne informação, cultura e design, e decoração idealizada por ninguém menos que Philippe Starck. Para chegar lá é necessário ir de carro e fazer agendamento prévio. O passeio inclui uma visita pela propriedade, conhecendo um pouco da produção e características do azeite, bem como uma degustação ao final.

Imagem

Imagem

Leia também: LA Experience | Uma viagem pelo mundo do azeite a poucos minutos de Ronda

Os mais animados ainda podem continuar no local curtindo o delicioso bar de Tapas e degustando um vinho. À noite, finalize com um delicioso jantar e uma volta pela cidade para apreciar os monumentos iluminados.

Imagem

Imagem

Leia também: 7 atrações imperdíveis na Andaluzia

Conclusão

Ronda é pequena, mas muito bonita e interessante, e que merece ser visitada, inserindo-se perfeitamente em um roteiro pela Andaluzia. Programe-se para percorrer o Centro Histórico a pé com bastante calma, pois é a única maneira de conhecer suas belezas e atrações. E não deixe de reservar um tempo para sentar e apreciar as vistas da região.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio do Turismo da Espanha.

E você, conhece a cidade de Ronda? Como foi o seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 26, 2019 12:20 pm
A cidade é pequena, e muito agradável de se conhecer. E tem uma localização excelente para quem quer dedicar um dia percorrendo os Pueblos Blancos.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 30, 2019 10:28 am
Ronda eu não conheci nas minhas viagens pela Espanha, mas na próximo com certeza irei colocá-la no meu roteiro. Gostei!

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Jun 30, 2019 10:38 am
Hotel Maestranza | Bom custo-benefício, com quartos reformados, no coração de Ronda, na Espanha https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=66&t=17534" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 15, 2020 4:41 pm
Roteiro de 17 dias pela Espanha | Barcelona, Andaluzia e Madrid https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=66&t=18799" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Espanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio