Antigamente, se você perdesse o primeiro trecho de uma passagem aérea, todos os outros trechos eram automaticamente cancelados. Atualmente, funciona da mesma forma, mas a ANAC flexibilizou o processo, tornando possível informar, oficialmente, que você não irá embarcar em um dos trechos, mantendo os trechos seguintes.
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Veja o que diz a ANAC:
Essa é a Resolução n° 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil.O não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo de ida e volta não ensejará o cancelamento automático do trecho de volta, desde que o passageiro comunique à empresa aérea até o horário originalmente contratado do voo de ida.
O Falando de Viagem entrou em contato com GOL Linhas Aéreas, LATAM Airlines Brasil e Azul Linhas Aéreas para pedir informações atualizadas sobre o procedimento.
Procedimentos na GOL Linhas Aéreas
- Com qual antecedência o passageiro pode informar que dará no-show?
Conforme a resolução, em voos domésticos o cliente pode informar até o horário de partida do voo da ida que não vai embarcar e informar à companhia que deseja permanecer com o voo de volta.
- Quais são os canais para comunicar sobre o no-show?
Em todos os canais de atendimento da GOL e lojas.
- O que o passageiro deve fazer se, depois de avisado, os outros trechos foram cancelados erroneamente?
Entrar em contato com o SAC e solicitar a restauração do voo da volta, a ser realizado sem custos. Entretanto, a central de atendimento realiza uma análise na reserva, pois deve constar no histórico que ele solicitou antecipadamente o cancelamento da ida e permanência da volta.
Procedimentos na LATAM Airlines Brasil
A LATAM Airlines Brasil informa que, em casos de no-show, o cliente deve entrar em contato com a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços pelos telefones 0300-570-5700 ou 4002-5700 (capitais), até o horário de partida do voo inicial, para que seja possível manter o voo de retorno ativo.
Procedimentos na Azul Linhas Aéreas
Por liberalidade, a Azul não cancela os voos subsequentes após no-show em um trecho.
Conclusão
Esse procedimento pode ser válido em várias situações. Muitas vezes, você pode desistir do voo de ida por vários motivos, mas quer usar o voo de volta. Outra situação é no caso de promoções, onde pode ser melhor embarcar na conexão, pois às vezes fica mais barato comprar uma passagem aérea de um aeroporto que não seja o da sua cidade. E, se o voo fará conexão no aeroporto da sua cidade, se torna uma boa estratégia.
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Boa viagem!
E você, já precisou realizar o pedido de cancelamento de um trecho? Qual canal usou? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!