Como avisar do não comparecimento (no-show) ao voo na GOL, LATAM e Azul

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Out 12, 2019 9:01 am
Imagem

Antigamente, se você perdesse o primeiro trecho de uma passagem aérea, todos os outros trechos eram automaticamente cancelados. Atualmente, funciona da mesma forma, mas a ANAC flexibilizou o processo, tornando possível informar, oficialmente, que você não irá embarcar em um dos trechos, mantendo os trechos seguintes.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Veja o que diz a ANAC:
O não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo de ida e volta não ensejará o cancelamento automático do trecho de volta, desde que o passageiro comunique à empresa aérea até o horário originalmente contratado do voo de ida.
Essa é a Resolução n° 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil.

O Falando de Viagem entrou em contato com GOL Linhas Aéreas, LATAM Airlines Brasil e Azul Linhas Aéreas para pedir informações atualizadas sobre o procedimento.

Procedimentos na GOL Linhas Aéreas

- Com qual antecedência o passageiro pode informar que dará no-show?
Conforme a resolução, em voos domésticos o cliente pode informar até o horário de partida do voo da ida que não vai embarcar e informar à companhia que deseja permanecer com o voo de volta.

- Quais são os canais para comunicar sobre o no-show?
Em todos os canais de atendimento da GOL e lojas.

- O que o passageiro deve fazer se, depois de avisado, os outros trechos foram cancelados erroneamente?
Entrar em contato com o SAC e solicitar a restauração do voo da volta, a ser realizado sem custos. Entretanto, a central de atendimento realiza uma análise na reserva, pois deve constar no histórico que ele solicitou antecipadamente o cancelamento da ida e permanência da volta.

Procedimentos na LATAM Airlines Brasil

A LATAM Airlines Brasil informa que, em casos de no-show, o cliente deve entrar em contato com a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços pelos telefones 0300-570-5700 ou 4002-5700 (capitais), até o horário de partida do voo inicial, para que seja possível manter o voo de retorno ativo.

Procedimentos na Azul Linhas Aéreas

Por liberalidade, a Azul não cancela os voos subsequentes após no-show em um trecho.

Conclusão

Esse procedimento pode ser válido em várias situações. Muitas vezes, você pode desistir do voo de ida por vários motivos, mas quer usar o voo de volta. Outra situação é no caso de promoções, onde pode ser melhor embarcar na conexão, pois às vezes fica mais barato comprar uma passagem aérea de um aeroporto que não seja o da sua cidade. E, se o voo fará conexão no aeroporto da sua cidade, se torna uma boa estratégia.

Leia também:
- O que não colocar na mala que será despachada
- O que não colocar na mala de mão

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já precisou realizar o pedido de cancelamento de um trecho? Qual canal usou? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Out 12, 2019 10:35 am
E se vc avisar a cia por telefone e ainda assim ela cancelar os outros trechos da reserva? Como você vai provar que ligou e avisou? Dor de cabeça na certa.

Avatar do usuário
ap0lo Mensagens: 582
Sáb Out 12, 2019 3:34 pm
Aí acho que o ônus da prova é de quem alega. Uma simples captura de tela demonstrando a ligação deve ser suficiente. Claro que um número de protocolo ou uma gravação fortalecem seu pleito, mas não acho que seja necessário.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Out 12, 2019 4:10 pm
Sempre que eu falo com a Gol por chat eu capturo a tela. Gravar chamada é mais complicado, nem sei como fazer.

davilenz Mensagens: 514
Dom Out 13, 2019 2:26 am
Se for do celular, há vários aplicativos que gravam a ligação, e parece que no novo Android 10 terá esse recurso nativo. Eu gravo todas minhas ligações com SACs.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Out 13, 2019 10:08 am
@davilenz,

Sabe o nome de algum?

emmtrt Mensagens: 107
Dom Out 13, 2019 8:39 pm
Baran,

Eu uso o ACR no meu Galaxy S10. Funciona muito bem para gravar.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio