Viagem de carro por Santa Catarina | Sugestão de roteiro que une o mar à serra

Troca de informações sobre destinos em Santa Catarina.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Nov 10, 2019 10:34 am
Imagem

Santa Catarina é um excelente estado para se fazer viagens de carro porque as distâncias são curtas e há muitas pequenas cidades interessantes para se conhecer. Um dos aspectos mais únicos de se fazer uma roadtrip por lá é a possibilidade de unir o mar e a serra em um só roteiro, com um caminho que faz sentido, sem precisar dar voltas mirabolantes. Para te incentivar a fazer esta viagem, montamos um roteiro relativamente enxuto, mas que proporciona a visita de viagens incríveis. É claro que esta é apenas uma sugestão que pode ser adaptada. Vale lembrar que você também pode inverter a ordem desta rota e começar pelo fim.

Primeira parada: Florianópolis

A primeira parada em Santa Catarina é na capital, Florianópolis, porque além de ser uma bela cidade, tem o principal aeroporto do estado. É lá que você deve alugar o carro para seguir com a roadtrip. Sugerimos que você fique de duas a três noites em Floripa, dependendo do horário do seu voo de chegada e do quanto você deseja explorar a capital. Por ser uma ilha, o forte a ser aproveitado é as praias. Mas vale lembrar que este roteiro também inclui outras cidades costeiras para você aproveitar o mar.

Leia também: Chegando a Florianópolis | Como ir até o centro da cidade

Você pode voar direto de algumas cidades brasileiras até Florianópolis com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

A GOL tem voos diretos de: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Chapecó.

Segunda parada: Imbituba + Laguna

Imagem

Balneário Camboriú é a cidade de praia mais famosa do estado depois da capital. Entretanto, ela está na direção oposta da que precisamos seguir quando o intuito é unir o mar à serra. Optamos aqui por seguir um caminho menos turístico, porém tão bonito quanto.

Leia também: 10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú e arredores

Enquanto Jurerê Internacional e Balneário são o paraíso dos turistas, a Praia do Rosa é o segredo dos locais. Apesar de todos serem destinos de praia, as propostas são totalmente diferentes e até opostas. Enquanto Jurerê é palco de festas e ostentação, o Rosa, na cidade de Imbituba, oferece relaxamento e luxo na simplicidade. O destino é muito procurado por sufistas, grupos de amigos e famílias. Na época da Rota da Baleia Franca, Imbituba também é um dos principais locais de observação das gigantes dos mares. O trajeto entre Floripa e Imbituba dura aproximadamente 1h30.

Sugerimos que você fique de duas a três noites em Imbituba. A cidade tem muitas pousadas mais simples e hostels. Caso você viaje em casal ou busque uma proposta mais exclusiva, nós recomendamos a Pousada Villa Gardena, que é uma hospedagem boutique extremamente charmosa e com um ar mais sofisticado e adulto - eles não aceitam crianças.

Separe um dos dias desta parte da viagem para passear na cidade vizinha, Laguna, a apenas meia hora de distância. Mas como Laguna é uma cidade menos charmosa, recomendamos que todas os pernoites sejam em Imbituba. A cidade é duplamente atrativa: pela natureza e pela importância histórica. O primeiro motivo não se dá apenas pelos visuais praianos e sim porque a cidade é conhecida como Capital Nacional dos Botos Pescadores. Lá, é possível apreciar aproximadamente 50 golfinhos vivendo de forma totalmente livre e selvagem no Canal da Barra. Em Laguna, o show é natural com a cooperação dos botos com os pescadores locais. Confira o vídeo que gravamos deste momento lindo clicando aqui. Já o motivo histórico se dá pela trajetória de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos que nasceu em Laguna. Há uma estátua dedicada à revolucionária e um museu, que foi reaberto em agosto deste ano após reformas. Você pode ver mais sobre o museu clicando aqui.

Leia também: 3 motivos para visitar Laguna, cidade de belezas naturais e históricas em Santa Catarina

Terceira parada: Urussanga + Lauro Müller

Imagem

Tchau, praia! Iniciamos aqui a parte serrana da viagem e a primeira parada merece um brinde, porque Urussanga é conhecida pelo enoturismo. O trajeto desde Imbituba dura aproximadamente 1h30, então o ideal é chegar em Urussanga antes da hora do almoço para curtir um dia todo de degustações nas vinícolas.

A cidade de Urussanga é conhecida pelo cultivo das raras Uvas Goethe, que dão origem a vinhos brancos estruturados, frescos e com um sabor muito característico. É um destino muito focado no enoturismo, que prova que não é preciso ir para o exterior para visitar vinícolas com ótima estrutura e degustar rótulos exclusivos. As temperaturas mais baixas da serra catarinense tornam a cidade ainda mais atrativa para casais apaixonados.

Sugerimos visitar a Vinícola Vigna Mazon, que fica um pouco mais distante, e aos domingos serve um delicioso almoço. Outra opção interessante é a Vinícola Casa Del Nonno, localizada dentro da cidade, e que uma vez por mês realiza um concorridíssimo sunset, evento com muitos vinhos e petiscos para apreciar o pôr do sol.

Acreditamos que uma noite seja o suficiente para aproveitar a cidade.

Leia também:
- O que fazer em Urussanga, Santa Catarina | 4 passeios imperdíveis
- 5 motivos para visitar as vinícolas da Serra Catarinense e de Urussanga | Santa Catarina
- 8 vinícolas imperdíveis em Santa Catarina

Antes da quarta e última parte da viagem, uma parada especial no meio do caminho. Lauro Müller é uma cidade que passaria despercebida pelos turistas se não fosse pela Serra do Rio Rastro, que é conhecida mundialmente por ser considerada uma das estradas mais deslumbrantes do planeta.

São apenas 12 quilômetros com 284 curvas e o pico mais alto tem 1.421 metros de altura. O mais interessante é que pegar esta estrada é um passeio, e não necessariamente um meio de chegar a um ponto a outro. Como são apenas 12 quilômetros, grande parte dos turistas faz o percurso de subir a Serra do Rio Rastro, visitar o mirante localizado no ponto mais alto, e depois descer para concluir a experiência. Ou seja, é um passeio relativamente rápido, que dispensa um pernoite a mais na região, e que vale muito a pena.

Além da famosa estrada, outra visita imperdível em Lauro Müller é conhecer a fábrica da Lohn Bier e degustar os rótulos da cerveja artesanal mais premiada do Brasil. No mesmo dia, já siga para o último destino da viagem.

Leia também: Serra do Rio Rastro | Guia completo de uma das estradas mais bonitas do mundo

Quarta parada: Nova Veneza

Imagem

A viagem está chegando ao fim, mas ainda há muito para aproveitar. Você deve chegar em Nova Veneza a noite após aproximadamente 50 minutos de Lauro Müller. Assim, não será possível curtir o visual da cidade, mas é uma ótima oportunidade para conhecê-la pelo paladar.

Como o nome sugere, a cidade serrana de Nova Veneza foi uma colônia italiana - mas não qualquer uma e sim a principal durante o Brasil República. Até hoje, a cidade mantém esta herança viva. É possível observar as referências à Itália em todos os aspectos culturais: arquitetura, atrações, nos dialetos, ainda falados pelas gerações mais antigas e claro, na gastronomia. Deguste um delicioso jantar e se prepare para o último dia em Santa Catarina. Nós recomendamos a hospedagem no Hotel Bormon, que é simples, assim como a cidade, porém com uma boa estrutura.

O último dia de viagem será dedicado a conhecer Nova Veneza. Apesar da cidade ser pequena, ela é muito charmosa e tem boas atrações. A principal é a Gôndola Lucille, uma gôndola original de Veneza presenteada à cidade catarinense pelo governo italiano. Só existem quatro delas no mundo e a da pequena Nova Veneza é a única da América Latina.

Leia também: 3 motivos para incluir Nova Veneza no seu roteiro de viagem por Santa Catarina

A volta deve ser via o Aeroporto de Jaguaruna, que é bem pequenino e com poucos voos, apenas para São Paulo. Caso o seu destino final seja outro, faça escala.

Planeje sua viagem por Santa Catarina

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para Santa Catarina a convite do Sebrae Santa Catarina.

E você, já fez uma roadtrip por Santa Catarina? Qual foi seu roteiro? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Ter Nov 12, 2019 9:48 am
Santa Catarina eu já fiz muitas vezes de carro (morando em Curitiba é fácil). É bem tranquilo somente na época de feriados a estrada é meio cheia, mas tudo bem.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 04, 2020 8:21 pm
Que legal! SC, realmente, tem muito mais do que Floripa e Beto Carrero.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qui Jun 18, 2020 10:29 am
Adorei essa sugestão de roteiro... bem diferente.





Booking.com

Voltar para “Santa Catarina”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio