Qual a diferença entre Classe Econômica e Classe Executiva?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Ter Mar 24, 2020 10:17 am
Imagem

Viajar de avião pode ser um luxo ou um desespero por falta de espaço. Dentro das aeronaves, em voos de longa distância, sempre há pelo menos duas classes de serviço - Classe Econômica e Classe Executiva. Algumas companhias aéreas têm Primeira Classe - a melhor entre todas as opções -, além de classes intermediárias, como a Premium Economy. Fora isso, na mesma classe de serviço ainda existem assentos bons, normais e ruins. Escolher um bom assento é sempre importante para que a viagem seja mais confortável.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Classe Econômica

A Classe Econômica, chamada em inglês de Economy Class, é a maior em qualquer aeronave. É onde a maioria das pessoas viajam, afinal, é onde os valores são mais baratos. Não tem muito conforto, independentemente da companhia aérea, e os assentos reclinam pouco, então é difícil dormir. O espaço entre os assentos também é pequeno, o que torna o voo mais desconfortável para quem é alto.

Veja fotos de alguns assentos da Classe Econômica:

Imagem
Boeing 777-200ER da KLM.

Imagem
Boeing 777-200ER da Air France.

Imagem
Boeing 777-200 Retrofit da American Airlines.

Classe Executiva

A Classe Executiva, chamada em inglês de Business Class, é aquele lugar em que você sempre sonhou em viajar. Espaço, conforto, tratamento VIP no aeroporto e dentro da aeronave, além de um assento que tem reclinação total, virando uma cama. O preço pode chegar a ser 10 vezes mais caro do que uma passagem aérea em Classe Econômica - todo o conforto e os mimos têm seu preço, que não é nada barato.

Veja fotos de alguns assentos da Classe Executiva:

Imagem
Boeing 777-300ER da Turkish Airlines.

Imagem
Airbus A380 da Emirates Airline.

Imagem
Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal.

Premium Economy: a intermediária

Idealizada para ser uma opção intermediária entre a Classe Executiva e a Classe Econômica, a Premium Economy nem sempre vale a pena, por causa do custo. Você tem mais conforto e alguns mimos, mas o assento também tem pouca reclinação, então você não consegue dormir bem, que é o mais importante em uma viagem de avião. Dependendo da diferença, vale o investimento. Se for muito alto, não vale.

Pesquise sempre os melhores assentos

O ideal é sempre pesquisar os melhores assentos, principalmente viajando na Classe Econômica. De uma maneira geral, os melhores assentos são sempre:
- A primeira fileira da econômica;
- A saída de emergência.

Nesses assentos, você tem mais espaço, o que é sempre muito bom. As companhias aéreas sabem disso e costumam vender esses assentos, ou seja, você não pode marcar de graça. Apesar disso, pode ser um investimento bastante válido visando o maior conforto - ou menor desconforto.

Parcelamento da passagem aérea

O parcelamento, quando disponível, é sempre o mesmo, independentemente da classe de serviço.

Milhas aéreas: a melhor forma de ser VIP pagando pouco

Se engana quem acha que todo mundo que está viajando na Classe Executiva é rico. Ao acumular milhas, seja voando ou no cartão de crédito, você poderá realizar a compra de uma passagem aérea com os seus pontos, pagando apenas pela taxa de embarque (mesmo valor para qualquer classe de serviço). Para juntar as milhas mais rapidamente o ideal é comprar tudo com o cartão de crédito e aproveitar as promoções das lojas on-line, que dão milhas em compras. Além disso, na hora de transferir os pontos do cartão para a companhia aérea, você pode ganhar bônus de até 100%, chegando a dobrar o valor sem esforço.

Upgrade no check-in

Essa é a maneira mais fácil, mas nem sempre dará certo, pois você só consegue o upgrade se houver disponibilidade. A companhia aérea, para não viajar com o assento vazio, pode fazer uma oferta de upgrade no momento do check-in, seja ele on-line ou no balcão do aeroporto. A boa notícia é que o valor é bem convidativo, então é a chance de ter mais conforto sem estourar o orçamento.

O valor dependerá da companhia aérea e da rota. Geralmente, você paga por um trecho apenas pelo upgrade, não pode todo o trajeto, mas ainda assim é fácil. Uma oferta boa, para um voo de longa distância, custa entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. O pagamento é à vista e a confirmação é realizada na hora.

Boa viagem!

E você, costuma viajar em qual classe de serviço? Já viajou na Classe Executiva? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mar 25, 2020 10:26 am
Na Classe Executiva você viaja. Na Classe Econômica você sofre.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Mar 27, 2020 2:03 am
Para resumir em um frase: a mesma diferenca entre o ceu e o inferno hahahahahaha

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Jun 17, 2020 4:01 pm
as fotos mostram mesmo um abismo de diferença...





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio