Guia de bairros do Rio de Janeiro para turistas

Troca de informações e resenhas sobre hotéis no Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Mai 19, 2020 10:09 am
Imagem

Ao pesquisar sobre um novo destino a ser explorado em breve, é comum querer entender como funciona a dinâmica da cidade: onde fica o bairro chique, o boêmio, o turístico e etc. Para assim, decidir onde é o melhor lugar para se hospedar e fazer os passeios. Para te ajudar nessa tarefa, listamos os principais bairros do Rio de Janeiro com suas respectivas descrições para te ajudar a compreender a Cidade Maravilhosa.

O Rio de Janeiro tem uma peculiaridade: as principais atrações turísticas, como Cristo Redentor, ficam em bairros que não são exatamente os melhores para se hospedar e fazer outros passeios. Por isso que o Cosme Velho, bairro onde fica a entrada para o Cristo, não está na lista. Apesar do ícone carioca ser um passeio obrigatório na cidade, o bairro que o cerca é totalmente residencial e não oferece outras atrações turísticas. Por isso, é essencial entender a dinâmica da Cidade Maravilhosa para escolher onde se hospedar e para montar o seu roteiro de viagem de forma inteligente.

Leia também: 50 programas que você precisa fazer no Rio de Janeiro pelo menos uma vez na vida

1- Copacabana

De longe, o bairro mais turístico da cidade. Copacabana é a definição de saturação. Há muito comércio, muitos hotéis, muitos gringos, muitos restaurantes. Mas como, infelizmente a Cidade Maravilhosa também é uma cidade muito desigual, também há muitos moradores em situação de rua, muitos furtos e muitos pedintes. É aquele bairro para ficar sempre atento e segurar a bolsa perto do corpo. Se você deseja ficar no maior burburinho possível, a hospedagem em Copacabana é a ideal. A praia é icônica, familiar e deliciosa. O bairro também é muito bem conectado e conta com três estações de metrô.

2- Ipanema

Ao lado de Copacabana fica Ipanema, um bairro tão recheado de opções quanto, porém menos tumultuado, mais sofisticado. Lá, os restaurantes e lojas são mais legais e o próprio andar nas ruas já tem um ar mais agradável. É o burburinho na medida certa: sempre muito movimentado, mas menos perigoso e saturado. Consideramos a hospedagem em Ipanema a melhor opção do Rio, exatamente por estes fatores. Pegar uma praia no Posto 9 e Arpoador são points certos, para todas as tribos. A cena gastronômica do bairro merece destaque, porque é lá que estão alguns dos restaurantes mais legais da cidade. Se você deseja fazer compras ao ar livre, fora de shoppings, este também é o bairro a se estar.

3- Leblon

A inspiração das novelas de Manoel Carlos, o bairro mais refinado de toda a cidade. Veja a orla Copacabana - Ipanema - Leblon como um degradê: o primeiro é o mais saturado, o segundo é um bom meio-termo, e Leblon se distancia, oferecendo um ambiente mais exclusivo. Também tem muitos restaurantes, lojas e uma deliciosa praia, mas tudo é relativamente mais vazio que os bairros anteriormente citados. Vale destacar a Rua Dias Ferreira, no início do Leblon, como um polo gastronômico da cidade. De noite, a rua vira um verdadeiro point e você não conseguirá contar nos dedos a quantidade de celebridades avistadas.

4- Gávea

Saindo da orla carioca, Gávea é um pequeno bairro com um toque de boemia e público mais alternativo. É uma área totalmente residencial, mas que ganha um movimento jovem por abrigar o campus de uma das maiores universidades da cidade e também pelo famoso Baixo Gávea, que reúne multidões principalmente nas noites de quinta-feira e sábado para tomar uma cervejinha e flertar. Se você busca um local descontraído e nada glamouroso para curtir a noite carioca, conheça o BG. Outro passeio legal no bairro é visitar o museu Instituto Moreira Salles, que é belíssimo.

Leia também: 5 passeios não óbvios para fazer no Rio de Janeiro

5- Lagoa

Apesar da Lagoa Rodrigo de Freitas ser muito conhecida, o bairro em si oferece quase nada mais do que ela, é totalmente residencial. Portanto, se andar de pedalinho, bicicleta ou apenas curtir o visual estiver em seus planos, saiba que você provavelmente precisará completar o seu dia com refeições e outras atividades nos bairros vizinhos: Leblon, Ipanema, Copacabana e Jardim Botânico.

6- Jardim Botânico

O bairro do verde. Não há praia, mas há o Jardim Botânico (o parque, responsável por nomear o bairro), o Parque Lage e também é entrada para as cachoeiras do Horto e para o mirante da Vista Chinesa. Mas não ''só'' isso! O bairro também tem ótimos restaurantes, deixando o passeio completo. Uma boa dica é unir o Jardim Botânico e a Lagoa, bairros vizinhos, no mesmo dia no seu roteiro.

Leia também: Jardim Botânico x Parque Lage | Qual o melhor para conhecer?

7- Botafogo

O bairro mais boêmio, jovem e cool da cidade. Curiosamente, Botafogo durante o dia funciona como um dos polos comerciais da cidade, com muitos escritórios e consultórios médicos. Mas ao anoitecer, as ruas lotam de bares, hamburguerias, cervejarias artesanais e outros comércios de público mais alternativo. Fora este aspecto hipster, o bairro também tem uma imensa lista de restaurantes ''comuns'' que são muito prestigiados e até estrelados. A Rua Conde de Irajá é lotada deles, por exemplo.

8- Centro

Assim na grande maioria dos destinos do mundo, o Centro é o bairro mais histórico e lotado de museus da cidade, e no Rio não é diferente. Esta é a área cultural. São dezenas de museus - entre eles, o CCBB, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu Nacional e muito mais. Uma nova excelente adição à região é o Porto Maravilhosa, resultado do processo de revitalização da zona portuária. Além da bela vista, agora, lá é uma área de eventos e novidades que trazem um excelente movimento ao Centro. Também é lá que fica o AquaRio. Este movimento é necessário porque, em dias de semana, o Centro é lotado de trabalhadores. Mas aos finais de semana, infelizmente, o bairro fica muito vazio, sendo até perigoso. Há muitos hotéis no Centro principalmente dedicados a aqueles que viajam para o Rio para negócios. Para turistas, indicamos a hospedagem pela Zona Sul mesmo, apesar do passeio pelo Centro ser obrigatório.

9- Lapa

O bairro mais boêmio da cidade. Diferente de Botafogo, a noite de Lapa tem nada de gourmet. É democrática e une todas as tribos da cidade por oferecer diversão a todos os preços e para todas as idades. E é claro que toda cervejinha terá os Arcos de Lapa como cenário de fundo para acompanhar. Também é lá que ficam as famosas casas de shows Circo Voador e Fundição Progresso. Infelizmente, a Lapa peca no quesito segurança, então sempre salte do táxi ou Uber bem em frente ao bar ou boate que você for e se quiser andar por lá, segure seus pertences com mais atenção.

10- Santa Teresa

Um dos bairros mais charmosos e diferentes do Rio. No alto da região central da cidade, Santa Teresa oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Lá em cima, o clima parece mais desacelerado. Há casinhas coloridas, restaurantes que servem comida com gostinho de casa e lojinhas de artesanato. Mas não pense que essa simplicidade precisa ser pouca coisa! Apesar de rústicos, os serviços oferecidos em Santa Teresa também podem ser luxuosos. Lá, estão um hotel e restaurante aclamados como um dos melhores da cidade, além de várias casas que celebram casamentos importantes. E claro, tudo esse caminho pode ser percorrido com o famoso Bondinho de Santa Teresa, que materializa ainda mais este ar rústico do bairro. Todos amam esse passeio: turistas e locais, casais e famílias com crianças.

11- Flamengo

É do Flamengo que você verá aquela imagem clássica do Rio de Janeiro com o mar e o Pão de Açúcar ao fundo, que parece uma pintura de tão linda. Fora da orla, o bairro do Flamengo é bem tradicional e residencial. Mas na região do Aterro, é recheado de atrações para viajantes. Além do Aterro em si, há o incrível Museu de Arte Moderna, que tem uma casa de shows na mesma propriedade, e a Marina da Glória, de onde saem passeios de barco e também tem muitos restaurantes com uma vista incrível.

12- Urca

Um bairro bem pequenino, mas que guarda grandes tesouros. Este é um bairro com outro ritmo, você nem se sente em uma metrópole agitada. É claro que a principal atração da Urca é a entrada para o Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais da cidade. Mas o bairro oferece muito mais que ''apenas'' isso. Bem ao lado está a Praia Vermelha, que além de refrescar, resulta em fotos incríveis exatamente por ter o morro atrás. Também há a trilha da Pista Cláudio Coutinho para os aventureiros. No pôr do sol, a melhor ideia é tomar uma cerveja sentado na Mureta da Urca.

13- Barra da Tijuca

O bairro que ascendeu em pouquíssimo tempo e colocou a Zona Oeste no mapa turístico da cidade. A Barra da Tijuca tem uma ótima praia, mas é conhecida principalmente pelo comércio. O bairro é dominado por shoppings que têm todas as lojas possíveis, assim como muitos restaurantes. O lado negativo é que faz-se absolutamente tudo de carro. Não existem pedestres na Barra. A vida noturna também é bastante ativa, com muitas boates e bares, principalmente nas ruas Olegário Maciel e Armando Lombardi. Se você está pensando em se hospedar na Barra da Tijuca, saiba que esta é uma decisão a ser muito bem pensada, porque você estará muito dependente de transporte e longe dos principais bairros turísticos.

Leia também: Vale a pena se hospedar na Barra da Tijuca?

14- São Conrado

É um bairro de passagem, por conectar a Barra da Tijuca à Zona Sul. Tem praia, mas não é boa. Tem shopping, mas é nada demais. Faz-se tudo de carro, assim como na Barra, porque não há movimento nas ruas. Ou seja, é uma região totalmente residencial e desinteressante turisticamente. O único motivo pelo qual o visitante pode querer ir à São Conrado é para fazer a trilha da Pedra da Gávea.

Leia também: 10 programas bem cariocas para você fazer na Cidade Maravilhosa

Planeje sua viagem pelo Rio de Janeiro

Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já se hospedou em algum desses bairros? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mai 19, 2020 3:22 pm
Não sou turista mas como moradora assino embaixo heheheh Ipanema (principalmente Arpoador) e leblon são alguns dos meus lugares favoritos não só no Rio como no mundo!

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Mai 19, 2020 3:59 pm
Quando estou me planejando pra conhecer um destino novo, sempre faço esse exercício de me situar. Qual é o burburinho, qual é o lugar cool, qual é o lugar chique... Muito bom poder compartilhar essa ótica sobre o Rio pros turistas!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 23, 2020 7:17 pm
Leblon, Ipanema e Arpoador são as melhores opções para quem não conhece a cidade. Copacabana tem ótimos hotéis, mas o bairro não me agrada. A Barra da Tijuca é uma boa opção para quem já conhece e não vai ficar querendo ir todo dia para a Zona Sul.





Booking.com

Voltar para “Onde se hospedar no Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio