É seguro viajar para Grécia? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

Troca de informações sobre destinos na Grécia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Mai 20, 2020 4:51 pm
Imagem

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. Agora que todos estão se acostumando com as mudanças desse período difícil, acreditamos que seja uma boa hora para começar a olhar para o futuro.

Foi amplamente observado que regiões do mundo tiveram períodos de pico da doença diferentes. A Ásia e a Europa encararam as dificuldades da pandemia antes de nós, das Américas. A indicação absoluta neste momento é a de ficar em casa. Porém, é possível projetar que destinos asiáticos e europeus sejam normalizados antes do que os Estados Unidos, por exemplo. Entre os países em questão que já iniciaram o projeto de reabertura está a Grécia. Para te ajudar a programar a sua viagem pós-pandemia, vamos esclarecer os principais pontos sobre a reabertura turística do país.

Leia também:
- É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país
- É seguro viajar para França? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país
- É seguro viajar para Itália? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

O panorama do coronavírus da Grécia

O primeiro caso na Grécia foi confirmado no dia 26 de fevereiro. A paciente era uma moradora de Thessaloniki, a segunda cidade mais populosa do país, que havia viajado para Itália.

De acordo com os dados do centro de pesquisa da John Hopkins University, a Grécia acumula 2.850 casos confirmados e 166 mortes no total.

Mesmo com números que podem ser considerados baixos, o país agiu rapidamente e de forma exemplar no combate à doença. A quarentena foi adotada a partir da primeira morte confirmada por causa da COVID-19, no dia 12 de março.

O início da retomada da Grécia

O processo de reabertura gradual da Grécia acontece desde o dia 4 de maio. Desde então, parte do comércio não-essencial reabriu e é possível circular nas ruas com uso de máscaras obrigatório e distanciamento social. Shoppings, restaurantes e escolas só devem reabrir a partir de junho.

Em 16 de maio, 500 praias do país reabriram. Não são permitidas mais de 40 pessoas por mil metros quadrados e cada guarda-sol precisa estar a quatro metros de distância do outro.

A Acrópole de Atenas, um dos principais pontos turísticos do país, e outros sítios arqueológicos voltaram a receber visitantes a partir do dia 18 de maio. Também já são permitidas viagens internas entre as regiões continentais da Grécia e, a partir de 25 de maio, para as ilhas gregas.

As fronteiras da Grécia estão abertas?

No dia 17 de março a União Europeia fechou as fronteiras para conter o avanço do coronavírus. A medida foi válida para os 27 países da União Europeia e mais 4 que fazem parte da zona Schengen.

Em 13 de maio, a UE publicou um decreto sobre a reabertura gradual das fronteiras internas do bloco. As fronteiras externas permanecem fechadas e sem previsão de abertura.

Os países da União Europeia são:
- Bélgica;
- Bulgária;
- Chipre;
- Dinamarca;
- Alemanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Itália;
- Croácia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Países Baixos;
- Áustria;
- Polônia;
- Portugal;
- Romênia;
- Eslovênia;
- Eslováquia;
- Espanha;
- República Tcheca;
- Suécia.

O Reino Unido não faz mais parte da União Europeia.

Existe previsão de abertura para o turismo de lazer?

Por parte, sim. As autoridades de turismo dizem esperar receber turistas em julho - o verão grego, que é altíssima temporada. Com o plano de reabertura das fronteiras internas da UE, os possíveis turistas provavelmente vão ser apenas moradores de outras partes do bloco. Como foi dito, para o restante do mundo, as fronteiras permanecem fechadas e sem previsão de abertura.

Matérias do FDV sobre a Grécia

- 20 dicas para você curtir o verão europeu na Grécia

- Qual moeda levar para a Grécia?

- 1000 lugares para conhecer antes de morrer: Santorini - Grécia

- Conhecendo a linda vila de Monolithos e subindo o Monte Akramytis | Grécia

- Ilha de Rodes | A ilha do sol na Grécia

- Ilha de Zakynthos | Uma paradisíaca ilha na Grécia

Boa viagem - em breve!

E você, está com planos de viajar para Grécia em 2020? Ou preferiu deixar para 2021? Qual será o seu roteiro de viagem? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 20, 2020 5:43 pm
O verão grego é a melhor época do ano para viajar ao destino. Espero que tudo seja feito com muito cuidado para o versão não criar um caos.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Mai 20, 2020 5:52 pm
Não tinha muitas informações sobre o quadro do corona na Grécia e fiquei muito positivamente surpresa com o que eu li. O mundo todo acompanhou o suor do país pra sair da crise econômica, e mesmo com esse histórico, eles não temeram em fechar tudo logo após a PRIMEIRA morte. Agiram muito rápido e com muita humanidade, gostei muito de ver.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mai 21, 2020 11:37 am
Quem agiu rápido e de forma inteligente está colhendo os frutos agora. Mandaram muito bem!

Verão europeu na Grécia foi uma das minhas melhores viagens da vida!! sonhando em voltar.





Booking.com

Voltar para “Grécia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio