Azul: Problemas ao embarcar com mala de mão

Informações sobre franquia de bagagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Nov 08, 2012 10:12 pm
Azul: Problemas ao embarcar com mala de mão

Nunca havíamos voado na Azul e tivemos problemas logo em nossa primeira experiência, ao despachar as malas no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O check-in foi realizado via Internet, então ao chegar ao aeroporto precisávamos apenas despachar as malas.

Não havia fila, ao contrário dos guichês convencionais, onde a fila era grande. Colocamos a mala a ser despachada e o funcionário perguntou se não iríamos despachar a outra. Informamos que não, pois era uma mala de mão. Os problemas então começaram, pois ele disse que não era possível ser uma mala de mão. Informamos que sempre viajamos com ela em diversas companhias aéreas, sempre sem nenhum problema. E mesmo quando checavam o tamanho, a mesma era liberada.

Imagem
A problemática.

Então ele decidiu pesá-la. Colocamos na balança e o peso era de 10 quilos. Novamente ele informou que não seria possível, pois o limite era de apenas 5 quilos. Abrimos a mala, tiramos os dois notebooks e ficou apenas a câmera digital, mais nada. E a mala pesava 6 quilos. O funcionário, ao olhar, ficou sem reação, pois era evidente que não estávamos levando nada desnecessário na mala de mão.

Informamos que não haveria o que fazer, visto que só havia os notebooks e que a mala de mão em si já é pesada, pois é de boa qualidade. O funcionário começou a falar um monte de informações inúteis e, como já esperávamos, falou que nossa segurança estava em primeiro lugar.

Por fim, como não havia o que fazer, ele nos liberou. Pegamos os cartões de embarque e fomos caminhando rumo ao terminal. Passaram-se dois minutos e ele veio correndo atrás de nós, pois havia esquecido de etiquetar a mala despachada. Ficou tão preocupado com nossa mala de mão que sequer fez seu trabalho corretamente. Voltamos e foi etiquetada.

A primeira impressão foi ruim, ao contrário de todo o resto. No check-in do voo de volta "escondemos" a mala de mão para evitar novos problemas. E assim embarcamos sem ser incomodados.

É necessário que as companhias aéreas analisem que as malas de mão já são pesadas mesmo vazias e nem por isso não são consideradas carry-on baggage. Eletrônicos não devem ser despachados de forma nenhuma e os viajantes cada vez mais levam seus eletrônicos nas viagens, seja notebook, câmera digital, GPS, iPod, iPad e etc.

E você, já teve problemas com a mala de mão na Azul? O que houve? E como foi resolvido? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

bizRG Mensagens: 444
Qui Nov 08, 2012 10:50 pm
Eu já tive problemas com a bagagem de mão na Azul, onde o funcionário pesou e disse que estava acima do peso (creio que algo como 5,1/5,3 kg). Retirei um laptop e o funcionário informou que eu não poderia fazer isso.

Pedi para chamar o supervisor do aeroporto em que estava e o mesmo não deu a menor atenção para mim e ficou "tirando onda" do pequeno excesso e começou o mesmo texto falando de segurança. Como eu tenha algum conhecimento de aviação, resolvi falar um pequena cartinha de questões de Segurança mesmo e que ele deveria se preocupar com isso. Fui ignorado.

A solução foi em três simples passos:

1) Fui até o balção da outra empresa, comprei uma nova passagem para meu destino sem ter ninguém olhando minha bagagem de mão

2) Com a nova passagem em mão, fui até a loja da Azul, cancelei a passagem que tinha comprado e outras 5 viagens que tinha programado com eles. Como havia apenas uma funcionária, ficou uma fila dos passageiros de última hora e o gerente (o que "tirou onda") veio questionar o que havia ocorrido e simplesmente falei "estou cancelando todas as minhas próximas viagens com vocês pelo tratamento que tive nessa base, e fique tranquilo que não irei reclamar disso"

3) Coloquei a Azul na chamada "geladeira", um grupo de empresas em que já fui mal-tratado que eu espero alguns anos para considerar usar o produto dela novamente

Ultimamente venho escondendo a mala de mão, pois, como eu tenho mais vôos pela GOL, em alguns aeroportos eles estão tentando despachar a bagagem de mão no momento do embarque. Como já entendi o esquema para eles despacharem ou não, por hora está indo bem.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
pcalixto Mensagens: 371
Qui Nov 08, 2012 11:42 pm
Nunca tive problemas... Mas voei de azul apenas uma vez... O que eu faço é ignorar na maioria das vezes e embarcar direto com a mala... Aliás, essa regra de peso é estúpida... Deveria ser volume

Patliz Mensagens: 93
Sáb Nov 10, 2012 1:28 pm
Hummmm Esse assunto é polêmico, tenho problemas sempre!!!

Alguns problemas... não só na Azul mas na TAM e GOl em voos domésticos sempre tive problemas com a bagagem, porque levo essas malas pequenas e pesam por volta de 7 ou 8 kg e eles reclamam, mas é uma idiotice mesmo porque se tirarmos os eletrônicos a mala fica leve.

Eu tenho problemas sempre, mas aprendi com algumas "manhas" agora sempre faço, ou escondo a mala de mão, ou algumas vezes eu já coloquei o Note em minha bolsa, só pra mala ficar mais leve e depois coloquei de volta na bagagem.

Tudo depende do atendente e do aeroporto!

Em Brasília raramente terão problemas, mas em SP e Rio sempre eles encrencam.

Uma outra dica quando só tenho malas de mão sem ter que despachar nada, faço o check in e imprimo o cartão e vou direto ao embarque e lá ninguém implica.

Problemas mais sérios eu tive uma vez:

Voltando de Foz do Iguaçu, havia comprado um projetor e mais o meu Note a mala estava com 10 kg, mas não tinha mais nada e o rapaz não queria que eu levasse na mão, só que equipamento eletrônico tb não pode ser despachado, neste caso disse que se despachasse eu queria um documento da companhia que se responsabilizasse pelo meu equipamento e não sairia de lá sem esse documento, vendo a movimentação veio uma supervisora e na hora mandou eu fechar a mala e levar o equipamento comigo, ainda deu a MAIOR bronca no atendente, explicando que a regra não é válida (dos 5 kg) quando se trata de eletrônicos, neste caso eu fiquei com a razão.


A pior história dessas foi de um amigo que viajava só com uma pequena mala e mais nada, a TAM fez ele pesar a mala em Goiania e não deixou ir com ele, mas tb não poderia deixar o note na mala, ele teve que levar o Note na mão, na mão mesmo porque não tinha nem uma pastinha, ele escreveu até pra ouvidoria da TAM na época, ele acabou ganhando um benefício que não me lembro qual foi, pelo incômodo causado.

Eu tive também problemas com a bagagem de mão voltando de NY pela COPA, eu estava com a minha bolsa (que era grande) e uma mala de mão, a moça não me deixou embarcar, disse que teria que despachar mas como excedia a quantidade não poderia também despachar, foi um transtorno enorme, ela esperou todo o embarque encerrar e autorizou levar a mala extra por uma "bagatela" de 150 dolares....

Em relação as malas despachadas nunca tive problemas, claro que exceto as danificações das bagagens!

Bom, esses são alguns casos que me lembro.... kkkkk

Abraços

RABUGENTO Mensagens: 1902
Dom Nov 11, 2012 8:33 am
A AZUL não permite que se leve garrafas de vinho ou líquidos em bagagem despachada.

Aconteceu de estar com 4 garrafas devidamente embaladas e ter que tirá-las da mala.

Viajaram como bagagem de mão além da que eu já tinha.

Não me cobraram por isso.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Nov 14, 2012 3:04 pm
Nunca tive problemas nas companhias, talvez porque ainda não voei na Azul.

E olha que no meu caso eu exagero na mala de mão, e assumo!

SOLDADORJ Mensagens: 2314
Sex Nov 16, 2012 7:19 pm
Hoje no vôo que fiz do Rio à Vitória reparei que muitos passageiros levam malas de mão enormes que deveriam ser despachadas no porão do avião e nenhum funcionário da TAM reclama sobre isso, fiquei impressionado as mesmas ocupam muito espaço.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Sex Nov 16, 2012 9:32 pm
SOLDADORJ, a questão toda é que tem um limite dimensional que é 115cm na soma de largura, comprimento e altura. Além disso tem a questão do peso, normalmente 10kg. Uma mala de 115cm parece grande, mas é permitida.

SOLDADORJ Mensagens: 2314
Sex Nov 23, 2012 9:02 pm
Entendi. É estranho. Eu estava com uma simples mochila de mala de mão. rs

matrix554 Mensagens: 194
Sex Mai 29, 2015 12:11 am
Estou desenterrando o tópico pra não precisar abrir outro.

Como está essa questão de franquia de peso da mala de mão hoje em dia?
Vou de São Paulo a Porto Alegre, provavelmente pela Azul. Sei que o máximo é 5kg, mas as companhias estão fiscalizando isso?

Aparelhos eletrônicos não entram nessa franquia?

Abs.





Booking.com

Voltar para “Franquia de bagagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio