Aliança Aérea Star Alliance

Troca de informações sobre as Alianças Aéreas.
zardox Mensagens: 11619
Seg Abr 22, 2013 6:00 pm
Ebcardoso....até hoje eu não consegui aprender/entender como usa essa tal de Star Aliance...
Pago R$ 100,00 a quem me ensinar como funciona este "troço"....
As vezes que eu entrei, tinha mapa mundi.. pontinhos.. e eu simplesmente não consigo reservar uma passagem GIG<->MIA... me parece que só dando a volta ao mundo..

EduBC Mensagens: 155
Seg Abr 22, 2013 6:42 pm
zardox... vou tentar te explicar mas não vou cobrar os 100 reais :lol: quando eu for no Rio vc me paga um chope.

No site da Star Alliance realmente vc só vai conseguir reservar a tarifa volta ao mundo pois ela é compartilhada por todos os membros da aliança. Demais trechos somente nos sites das companhias aéreas participantes.
Para nós viajantes a Star Alliance é basicamente um compartilhamento de benefícios. Por exemplo, em dezembro passado eu fui de Curitiba para Linz na Austria. O roteiro foi:

Curitiba/Guarulhos - TAM
Guarulhos/Frankfurt - LUFTHANSA
Frankfurt/Linz - AUSTRIAN

Por causa da Star Alliance minha bagagem despachada em Curitiba foi direto até Linz, não precisei pegar ela em nenhuma conexão, e os cartões de embarque também, foram emitidos todos em Curitiba, em Guarulhos e Frankfurt eu só precisei desembarcar e aguardar o próximo vôo.

A questão da milhagem apesar de eu ter voado em três cias. aéreas diferentes, eu pontuei tudo no Fidelidade TAM. Isto contou pontos para mim, e também para upgrade de Status. Com esses pontos e outros vôos que faço posso chegar ao Fidelidade Vermelho que é o status STAR ALLIANCE GOLD. Sou reconhecido como elite em todas as cias aéreas da aliança, tendo os mesmos benefícios em todas (acesso a salas vips, bagagem prioritária, excesso de bagem, assento premium, etc.)

Acho que para nós milheiros o principal benefício e o compartilhamento de milhagem, por exemplo, com as milhas do inFIDELIDADE emitimos passagens em todas as cias aéreas membros da aliança. Apesar de você não entender já utilizou esse benefício, lembro que você citou que emitiu passagens na American com os pontos de avios do British Airways Executive Club, apesar de eles serem de outra aliança (One World) o esquema é o mesmo da Star Aliiance, com suas milhas que estavam no Executive Club você emitiu em outra cia. aérea a American, isso foi possivel por causa da aliança One World. Por exemplo, em outubro eu vou para Lisboa com passagem que emiti usando meus pontos do FIDELIDADE TAM, mas a passagem foi emitida na TAP outra cia membro do Star Alliance.

Os principais benefícios são esses, como falei no site da aliança, você só vai conseguir comprar uma tarifa de volta ao mundo, qualquer emissão de passagem usando milhas é direto com a companhia que você elegeu. Por isso sempre eleja uma companhia dentro da aliança como sua companhia exclusiva para acumular as milhas. Pois você acumula em uma só conta e pode usar os benefícios em todas.

Acho que é isso, as principais vantagens eu expliquei aqui, mas se tiver mais alguma dúvida posta aí que tento te explicar.

Seg Abr 22, 2013 6:49 pm
zardox...mais uma coisa eu achei essa notícia de que a Avianca Brasil vai entrar para Star Alliance muito importante porque ano que vem a TAM vai sair da Star Alliance e entrar para a One World devido a fusão com a LAN. Nós brasileiros tínhamos ficado sem nenhuma companhia participante da Star Alliance depois dessa notícia até a notícia de hoje. Acho muito importante termos uma companhia no Star Alliance devido a grande quantidade de membros desta aliança, é a maior.

Com a saída da TAM perderíamos muito, pois para a Europa por exemplo a oferta de vôos é infinitamente menor na One World.

Achei ótimo a entrada da Avianca Brasil na Star Alliance, principalmente porque ela se integrando com o Life Miles da Avianca Colombiana/Taca que é um excelente programa de milhagem acho que vai ser melhor emitir Star Alliance do que hoje é com a TAM. Mas como falei para que isso se torne possível também é preciso que nossos principais bancos façam parceria para mandar os pontos para o Life Miles, pois hoje só é possível pelo Amex. O programa atual da Avianca (amigo) tem um cartão de crédito próprio, acho que do Banco Panamericano, mas não tem pague contas. Precisa o BB, Santander, HSBC pelo menos firmar parceria com o Life Miles.

Seg Abr 22, 2013 8:53 pm
Ebcardoso... agradeço a paciência em me ensinar...
Vamos ver se eu entendi...
Eu jogo meus pontos no Multiplus....
Aí, se eu quiser ir para os EUA, via Star Aliance, posso usar uma empresa que faça parte da aliança, sem ter que voar pela TAM ????
A TAM exige muitas milhas....
Vamos supor que a Avianca já fizesse parte da Star...Aí eu tenho, digamos 30.000 pontos no Multiplus e a Avianca, através de seu programa LifeMiles está fazendo BR<->EUA por apenas 20.000 pontos....
Eu tenho como emitir a passagem por 20.000 pontos usando os 30.000 pontos que tenho no Multiplus ????
Caso possa, como é que eu faço para emitir ??? Entro no site da TAM, da Avianca ou da Star Aliance ???
No caso do Executive Club, eu entro lá, e coloco, por exemplo, BR<-> EUA, e ele caça as opções.. e este ano me ofertou voar pela Lan ou pela AA... optei a segunda.. o o site do E. Club faz tudo automático.. até reservar as poltronas (menos o trecho inicial GIG->MIA, que tive que entrar na AA e fazer manualmente)...
Me dá uma luz.. eu ainda não entendi isto aí...
Outra duvida.. para usar a Star, eu tenho que dar a volta no mundo ou posso fazer apenas BR<->EUA, ou BR <->Europa (1 pais qq) ???????

Seg Abr 22, 2013 9:29 pm
zardox...vamos as explicações:

Sim você pode usar uma companhia do Star Alliance para ir aos EUA usando os pontos Fidelidade sem tem que voar TAM. Atualmente pode trocar por vôos da United e US Airways ou a Air Canada via Canada. Devido uma política da LAN não pode trocar por vôos Avianca/Taca. Só que o detalhe importante que o que vale é a tabela da TAM, não é a tabela da Avianca como você citou. A parte boa é que se tem lugar é um número específico de pontos. Até fim de maio quando a TAM mudar a tabela para os EUA na baixa ida e volta são 40k pontos e na alta 60k pontos. Depois que a TAM mudar a tabela em junho serão 70k pontos independente da época do ano.
Então a regra que vale é sempre a tabela da cia. aérea que está emitindo, independente de qual vc for voar, na hora de emitir vale a cia. aérea que você tem os pontos.
O legal disso é que hoje por exemplo a tabela é fixa, se tem lugar consigo emitir com 40k na baixa para os EUA, não é aquela loucura de pontos que a TAM cobra nos seus vôos, chegando a pedir 110k por trecho OW na econômica.

Você perguntou como faz para emitir, como estamos falando de Star Alliance e TAM a única maneira de emitir é via central do Fidelidade TAM e cobrando os R$ 40,00 de taxa de emissão, pois e via telefone.

Concordo que no Executive Club é bem mais fácil, entra lá no site, escolhe o trecho ele já dá as opções e vc escolhe, emite, pronto. Mas como estamos falando de inFIDELIDADE sempre é mais complicado.

Acho que a única coisa que não ficou claro para você é que a STAR ALLIANCE é um conjunto de várias cias. aéreas juntas, não é uma companhia aérea. Você nunca vai fazer um vôo Star Alliance (apesar de existir aviões pintados), e sim vai fazer o vôo com a cia. aérea membro. Fazendo um vôo pela TAM, pela UNITED, pela LUFTHANSA vc já está fazendo um por elas mas que é um vôo da aliança STAR ALLIANCE.

As promoções de tarifas STAR ALLIANCE se restrigem realmente a volta ao mundo ou a uma passagem triangular. Você nunca vai conseguir uma tarifa promocional por exemplo indo para os EUA de TAM e voltando de UNITED. Mas consegue ótimas tarifas por exemplo indo para Europa de TAM, da Europa para os EUA de LUFTHANSA e dos EUA para o Brasil de UNITED ou TAM novamente.

A tarifa volta ao mundo é uma promoção para fazer vários trechos com cias diferentes sem ter que voltar pela rota de ida. É uma mão na roda para um turismo ou viagem de negócios diferente. Além do que dá pra ganhar um bocado de milhas. Mas tem que analisar as vezes comprando trecho a trecho sai mais barato. Mas já vi casos de a tarifa volta ao mundo sair muito mais barato. Nos áureos tempos das agências de viagem vendi uma para um executivo que tinha várias feiras para visitar na Europa e Ásia e queria passar nos EUA na volta, saiu mais barato de executiva na tarifa volta ao mundo do que comprar trecho a trecho na econômica. Hoje não sei como uma agência consegue sobreviver, eu mudei de área faz tempo, só acompanho o mercado pois sou apaixonado por aviação e turismo mas nem oriento mais amigos a procurar agências só internet, principalmente o FdV.

yureco Mensagens: 2490
Seg Abr 22, 2013 9:33 pm
Aprendendo com os mestres... :D

Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Abr 23, 2013 3:30 pm
@ebcardoso, ótima notícia essa da Avianca Brasil. De fato a aliança SA não brinca em serviço. Vou investir mais ainda no Lifemiles.

juliofm Mensagens: 22
Sex Nov 01, 2013 9:46 am
Quer ganhar status GOLD na Star Alliance?

http://www.staralliancegoldgame.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Depois postem aqui as respostas!

Fabio Mensagens: 8900
Sex Nov 01, 2013 10:34 am
Acho mais fácil voar 50.000 milhas por ano que ter paciência para esses jogos :lol:

Sex Nov 01, 2013 10:37 am
Fábio,
Concordo com vc em gênero, número e grau, quer dizer:
Em Cia. aérea, milhas e categoria.... :D :D
Estes quiz´s, são um porre... geralmente são pegadinhas para capturarem e-mails das pessoas e entupirem nossas caixas postais com propagandas...

Voltar para “Alianças Aéreas”