Guia do IOF: Tudo o que você precisa saber para viajar melhor!
-
Ajudante
Conta corrente nos Estados Unidos: Wells Fargo http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=243&t=7758" onclick="window.open(this.href);return false;
- Fabio Mensagens: 8900
Tio Guido declarou hoje que não pretende aumentar o IOF para compra de dólar papel. Alguém confia?
- Fabio Mensagens: 8900
O problema é que já vi atitudes ilógicas e incoerentes demais desse governo para acreditar em algo que vem deles.
Aliás, só estamos com esse problema devido a erros deles mesmos. A deterioração das contas públicas com gastos desmedidos e as trapalhadas feitas com a Petrobrás.
Não me surpreendo se em breve uma Moody's ou uma Standard & Poor's da vida rebaixarem a nota de classificação de risco brasileira. Aí sim vocês vão ver o que é um overshooting cambial.
Aliás, só estamos com esse problema devido a erros deles mesmos. A deterioração das contas públicas com gastos desmedidos e as trapalhadas feitas com a Petrobrás.
Não me surpreendo se em breve uma Moody's ou uma Standard & Poor's da vida rebaixarem a nota de classificação de risco brasileira. Aí sim vocês vão ver o que é um overshooting cambial.
-
AleGilos
Nossa, extremamente útil este tópico, como sempre! <3
Eu entrei em depressão quando vi essa alteração. É praticamente aumentar o perigo do brasileiro no exterior.
E acho que agora REALMENTE vale um mix de compras. Para evitar essas variações bizarras - que conforme falado acho que pouco provável (ao menos agora), mas nunca se sabe! - é bacana pensar em levar o dinheiro MAIS necessário em papel moeda e garantir alimentação e itens de primeira necessidade. Aí o resto vai se gastando no crédito pra acumular milhas! HAHAHAHAH
Eu entrei em depressão quando vi essa alteração. É praticamente aumentar o perigo do brasileiro no exterior.
E acho que agora REALMENTE vale um mix de compras. Para evitar essas variações bizarras - que conforme falado acho que pouco provável (ao menos agora), mas nunca se sabe! - é bacana pensar em levar o dinheiro MAIS necessário em papel moeda e garantir alimentação e itens de primeira necessidade. Aí o resto vai se gastando no crédito pra acumular milhas! HAHAHAHAH
- Thaissss Mensagens: 44
Bom dia! Alguém pode me ajudar a ver se meu pensamento está correto? é sobre como evitar os 6,38% de IOF. Alguém já pensou em fazer remessa de dinheiro para o exterior? confirmei com 4 gerentes de bancos diferentes que o IOF para remessa continua a 0,38%. Na sexta-feira verifiquei com o HSBC, Caixa, Bradesco e Banco do Brasil e o melhor que consegui foi Banco do Brasil e Caixa ficando assim:
Informações Importantes:
*No momento o Dolár Comercial estava sendo cotado a 2,40 R$
*O dólar do cartão de crédito Caixa (mais barato que eu tenho) estava a 2,58 R$ (2,43 R$ + 6,38% de IOF)
*O dólar do cartão de crédito Bradesco (é o intermediário) estava a 2,64 R$ (2,49 R$ + 6,38% IOF)
Banco do Brasil
A cotação do BB foi de 2.44 R$ (0,04 acima do dólar comercial) e eles cobram 1.66% sobre o valor total para fazer a remessa + 0,38% de IOF
Simulando 3,000 USD a 2.44 R$ ficaria (7320 R$ + 121,51 R$) + 0,38% = 7469,28 R$
Resultado: 1 dólar : 2,49 reais já com IOF e taxas do banco
Como fazer para depositar e receber? Bom, segundo meu gerente você não precisa ter conta no BB e a pessoa que vai receber também não. Para enviar você faz uma transferência para o BB de sua conta de qualquer banco e para receber basta você escolher uma agência credenciada nos Estados Unidos e disponibilizar os dados da pessoa que irá fazer o saque.
Custo para fazer o saque? Não.
Limite de saque nos Estados Unidos? Não.
Comparação com o Cartão de Crédito:
1. Se você gastar 3,000 USD no cartão Bradesco Platinum na conversão atual do dia 03/jan/2014 de 2,64 R$ (2,49 R$ + 6,38%) = você iria pagar em reais 7,920 e iria acumular + 3000 milhas (1 ponto por dólar)
2. Se você gastar 3,000 USD no cartão Mastercard Black Caixa na conversão atual do dia 03/jan/2014 de 2,58 R$ (2,43 R$ + 6,38%) = você iria pagar em reais 7,740 e iria acumular + 6600 milhas (2,2 pontos por dólar)
3. Se você transferir 3,000 USD para o exterior e sacar lá na conversão atual do dia 03/jan/2014 de 2.49 R$ (2,44 R$ + 1,66% de taxa de serviço + 0,38% IOF) = 7469,28 R$ sem acumulo de milhas
Resumindo, 3.000 USD custaria:
7.469 reais por transferência/remessa
7,740 reais no cartão caixa
7,920 reais no cartão bradesco
Uma economia de até 451,00 reais, o que vocês acham? será que eu esqueci de algum gasto? Fico no aguardo da opinião de vocês, abraços!
Informações Importantes:
*No momento o Dolár Comercial estava sendo cotado a 2,40 R$
*O dólar do cartão de crédito Caixa (mais barato que eu tenho) estava a 2,58 R$ (2,43 R$ + 6,38% de IOF)
*O dólar do cartão de crédito Bradesco (é o intermediário) estava a 2,64 R$ (2,49 R$ + 6,38% IOF)
Banco do Brasil
A cotação do BB foi de 2.44 R$ (0,04 acima do dólar comercial) e eles cobram 1.66% sobre o valor total para fazer a remessa + 0,38% de IOF
Simulando 3,000 USD a 2.44 R$ ficaria (7320 R$ + 121,51 R$) + 0,38% = 7469,28 R$
Resultado: 1 dólar : 2,49 reais já com IOF e taxas do banco
Como fazer para depositar e receber? Bom, segundo meu gerente você não precisa ter conta no BB e a pessoa que vai receber também não. Para enviar você faz uma transferência para o BB de sua conta de qualquer banco e para receber basta você escolher uma agência credenciada nos Estados Unidos e disponibilizar os dados da pessoa que irá fazer o saque.
Custo para fazer o saque? Não.
Limite de saque nos Estados Unidos? Não.
Comparação com o Cartão de Crédito:
1. Se você gastar 3,000 USD no cartão Bradesco Platinum na conversão atual do dia 03/jan/2014 de 2,64 R$ (2,49 R$ + 6,38%) = você iria pagar em reais 7,920 e iria acumular + 3000 milhas (1 ponto por dólar)
2. Se você gastar 3,000 USD no cartão Mastercard Black Caixa na conversão atual do dia 03/jan/2014 de 2,58 R$ (2,43 R$ + 6,38%) = você iria pagar em reais 7,740 e iria acumular + 6600 milhas (2,2 pontos por dólar)
3. Se você transferir 3,000 USD para o exterior e sacar lá na conversão atual do dia 03/jan/2014 de 2.49 R$ (2,44 R$ + 1,66% de taxa de serviço + 0,38% IOF) = 7469,28 R$ sem acumulo de milhas
Resumindo, 3.000 USD custaria:
7.469 reais por transferência/remessa
7,740 reais no cartão caixa
7,920 reais no cartão bradesco
Uma economia de até 451,00 reais, o que vocês acham? será que eu esqueci de algum gasto? Fico no aguardo da opinião de vocês, abraços!
-
HistoriadorCarioca
Apesar disto ser uma boa idéia, ainda acho que não vale a pena todo o trabalho dali envolvido !!!
- giancarlo Mensagens: 69
Cara, interessante a linha de raciocínio, mas acho muito trabalho por pouca conveniência. Tempo de viagem eh tempo precioso pelo menos para mim e não gostaria de perder algumas horas da minha viajem localizando agência credenciada e perrengues correlatos. Antes disso, também daria para levar papel moeda daqui. Melhor ainda conta, legal, no exterior.
- Thaissss Mensagens: 44
Sim, o melhor obviamente é levar papel, aliás, não sei porque não vi qual é a cotação que eles estão cobrando agora pois a procura aumentou e muito. Abraços!