Guia do IOF: Tudo o que você precisa saber para viajar melhor!

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Thaissss Mensagens: 44
Dom Jan 05, 2014 1:21 pm
Sim, o tempo é importantíssimo em uma viagem, porém não vejo tanta perda de tempo não... se eu colocasse no VTM eu também iria ter que transferir a quantia para a casa de cambio e também iria ter que localizar um ATM para sacar, a vantagem ficaria exclusivamente no fato de poder usar o VTM como um cartão de débito. Sobre levar dinheiro em papel moeda, alguém tem uma média de quanto tá saindo o dólar nas casas de cambio? Abraços!

edujr Mensagens: 66
Dom Jan 05, 2014 1:33 pm
@Thais1504, em Porto Alegre eu paguei 2,47. Por aqui é uma média de 0,9 ou 0,10 mais caro que o dólar comercial.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Thaissss Mensagens: 44
Dom Jan 05, 2014 1:38 pm
Muito obrigado pela resposta! Abraços.

keyfernandes Mensagens: 1
Seg Jan 06, 2014 11:32 am
Thais, aqui em João Pessoa está em torno de 2,50!

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jan 07, 2014 11:57 am
Vou pagar IOF ao viajar nos navios de cruzeiro pelo Brasil? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=6&t=7816" onclick="window.open(this.href);return false;

ludodiniz Mensagens: 1012
Ter Jan 07, 2014 2:42 pm
Eu continuarei com a tática da última viagem. Sacar cash no Santander/Itaú para ter miudezas. Como eles cobram o dólar comercial, pagando o IOF sai por menos do que na casa de câmbio. (e no caso do dólar tem esses caixas que sacam em dólar no Brasil que desconhecia).
O resto no crédito. Ganha-se milhas, ganha-se as garantias e seguros (cartões tops) e tem a segurança. O que menos quero em uma viagem é ter dor de cabeça.
Quanto ao risco câmbial, basta quitar a parte em dólar quando voltar, ou no dia em que o dólar der uma caída. No Citi e no Amex você pode fazer isso sem problemas, bastando ligar para informar que esse pagamento é para quitar os gastos no exterior. No Santander e na Caixa não consegui descobrir porque os atendentes são muito topeiras e sequer entendiam o que eu queria. Como no contrato sempre fala em dia de pagamento e não do vencimento da fatura, a lógica é que isso vale para qualquer banco. A diferença talvez seria ter de quitar toda a fatura, incluindo a parte em reais, para não se ter dúvida.

GabrielDias Mensagens: 41743
Ter Jan 07, 2014 2:44 pm
Tenho certeza que a maioria dos viajantes não deseja ficar acompanhando a cotação do dólar para quitar a fatura durante a viagem. Esse procedimento pode ser bom para você, mas para 99% das pessoas é algo irreal.

Lembre-se ainda que a maioria das pessoas compra no crédito porque não precisam pagar na hora.

ludodiniz Mensagens: 1012
Ter Jan 07, 2014 3:35 pm
Desculpa se não fui claro. Não digo pagar durante a viaagem, mas quando retornar. Porque vai ter uma média de 10-30 dias para a fatura vencer, então quem quiser evitar o risco cambial pode fazer isso.
Pagar durante a viagem realmente é loucura, rs.

brunopiruka Mensagens: 1042
Ter Jan 07, 2014 7:07 pm
ludodiniz,

Eu também já gostava do crédito por conto disso, agora com a equiparação do IOF, também vou manter como principal.
Assim que a fatura fecha eu acompanho a cotação e pago num momento de baixa, mas sempre quito a fatura integral para não ter problema.

Voltar para “Dicas de viagem”