Não. O CTB passou a prever a possibilidade de o DENATRAN delegar a expedição da PID a uma entidade habilitada para esse fim pelo poder público federal, assim como já a delega para os DETRANs.
A competência de expedir a PID é do DENATRAN, que a delegava para os DETRANs. Só que a Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, prevê a possibilidade de a permissão ser expedida por "associação habilitada". A mudança no CTB foi para adequar sua redação ao texto dessa convenção.
Assim, a PID agora pode ser expedida por associação habilitada, filiada à Federação Internacional de Automóveis – FIA. Só não me pergunte que associação seria essa.
Permissão Internacional para Dirigir: o que é e onde é obrigatória a PID
- baran Mensagens: 10215
Resposta a minha pergunta: o Automóvel Clube do Brasil.
http://www.acdb.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Eles emitem PID somente para o estado de São Paulo. Custa R$ 400. Pelo DETRAN-SP custa R$ 259,05 + R$ 11 se você optar pelo envio pelos Correios. O ACB está cobrando R$ 129,95 por um serviço de despachante.
http://www.acdb.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Eles emitem PID somente para o estado de São Paulo. Custa R$ 400. Pelo DETRAN-SP custa R$ 259,05 + R$ 11 se você optar pelo envio pelos Correios. O ACB está cobrando R$ 129,95 por um serviço de despachante.
- Falcone Mensagens: 1913
Entendi... mas na pratica acho um pouco complicado de acontecer, porque teoricamente a PID é valida em todos os países signatários, incluindo o Brasil. Eu nunca andei com a minha PID por ai, mas se eu for parado e apresentar a PID, não posso ser autuado por falta de documentação, pois a PID substitui as carteiras nacionais. E sendo o DENATRAN (através dos DETRANs) a unica autarquia publica responsável pela emissão desse tipo de documento, como seria o controle disso? Imagina o mercado negro que pode ser criado?
Sei lá... aqui é Brasil... país da fraude.
Sei lá... aqui é Brasil... país da fraude.
Esse mercado negro já existe. Há vários sites que emitem PID, até mais barato que alguns DETRANs. Já vi até um site americano que tinha atendimento via chat em português.
- Falcone Mensagens: 1913
Com certeza, ainda mais que todos os países signatários podem emitir a PID... então teoricamente vc pode comprar em outro pais.
Aí eu te pergunto... A PID nada mais é do que uma copia da CNH traduzida para vários idiomas, ou seja, vc precisa ter a CNH pra tirar a PID. Mas é possivel tirar a PID em outro pais usando a CNH brasileira?
Aí eu te pergunto... A PID nada mais é do que uma copia da CNH traduzida para vários idiomas, ou seja, vc precisa ter a CNH pra tirar a PID. Mas é possivel tirar a PID em outro pais usando a CNH brasileira?
Nesse mercado paralelo, sim. Eles devem pedir uma cópia escaneada da CNH.
Mas veja: não são sites oficiais que oferecem a PID pela internet.
Alerta do governo americano: https://www.consumer.ftc.gov/articles/0 ... ense-scams" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas veja: não são sites oficiais que oferecem a PID pela internet.
Alerta do governo americano: https://www.consumer.ftc.gov/articles/0 ... ense-scams" onclick="window.open(this.href);return false;
-
Camillamcg
Aqui em SC custa R$74,00, e demora por volta de 20 dias pra ficar pronta. Como minha habilitação é do Rio, tive que transferir pra cá taxa de R$39,00, mais R$74,00 pela emissão da habilitação, e mais R$74,00 para emissão da PID. Fui la hj dar entrada na transferencia da habilitação, e fui informada que o sistema 'pediu' um exame psicológico, sendo que minha habilitação vence só em 2018 e tenho 27 anos... fiz um barraquinho, e a menina ficou de ligar pra Floripa pra saber pq deu isso... aff
-
davilenz
Tenho uma reserva para o Aeroporto de Genebra (no setor francês) e o email da Hertz diz que preciso da PID se não tiver CNH emitida por um país da União Européia. Alguém já alugou lá?
- GabrielDias Mensagens: 41743
Alugamos recentemente carro na França e não precisou da PID. Foi na Sixt.
Voltar para “Aluguel de carros”