Uso do cartão de débito no exterior deve ser evitado com o aumento do IOF

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
springbook Mensagens: 955
Qua Jan 15, 2014 1:27 pm
@luques,

Discordo de você! Infelizmente só terei o comprovante (em papel) comigo na 6a feira, mas vou tentar descobrir o valor do IOF e retorno.

Acho que só a CEF tem o dólar perto da sua cotação. Apesar de ser num ATM é uma "Operação de Câmbio - Venda de Papel Moeda", e conforme a legislação vigente é devido IOF de 0,38%.

luques Mensagens: 30
Qua Jan 15, 2014 1:48 pm
Desculpa... Eu achei que a calculadora usava dólar, mas é real... realmente colocando o valor em real a conta muda bastante... http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/02/calcule-o-valor-do-iof-para-compras-no-exterior.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 15, 2014 1:54 pm
springbook...
Se eu faço uma compra nos EUA, em US$, usando o cartão de débito de minha conta corrente que está em real, configura uso da função débito e paga IOF de 6,38%...??????
Mas seu eu uso o cartão de débito desta mesma conta, para sacar em US$, constitui operação de compra de US$ e o IOF é 0,38% ????
Esta é a diferença ou nos dois casos pago 6,38% de IOF ???
EDITANDO: Sacar num caixa ATM...

Qua Jan 15, 2014 1:54 pm
@luques,

Não se preocupe amigo, não precisa de desculpar! Estamos todos aqui para ajudar uns aos outros! ;)

luques Mensagens: 30
Qua Jan 15, 2014 1:59 pm
O que é ruim no Santander é que cada um fala uma coisa, ai não fica claro. Eu expliquei pra gerente que era a compra de moeda em ATM, ai ela me disse que não, que era um saque. Ai eu falei que saque no Brasil não cobra IOF, e ela disse que como era saque em dólar, o IOF era 6,38% pq contava como um saque internacional... Na verdade, ninguém sabe de nada, por isso pedi a ajuda dos amigos aqui pra calcular a melhor forma de levar dinheiro ao exterior... Se sexta você conseguir o comprovante impresso, melhor, pq ai provavelmente aparece a cotação que eles utilizaram e o valor do IOF... Ai a gente tira essa dúvida e acaba com a história... :D

Qua Jan 15, 2014 2:09 pm
@zardox,

Agora eu fui pedir ajuda para os universitários! Kkkkk!

Segundo reportagem do UOL, essas seriam as situações com IOF a 6,38%

"...Com o aumento de 0,38% para 6,38% na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos pagamentos em moeda estrangeira feitas com cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compras nos cheques de viagem e carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira, o governo unificou as taxas para transações realizadas no exterior.

Avaliando as suas questões em ambas você pagaria o IOF de 6,38%, sendo a única forma de escapar o saque em papel moeda no Brasil que tem aliquota de IOF 0,38%.

Entendo assim

Sacar no Brasil = 0,38%

Sacar no Exterior = 6,38%

Fonte da Pesquisa: http://goo.gl/MVnJX8

@luques,

Pior que tenho aqui comigo 3 comprovantes do Santander, todos do ano passado! Kkkk! Por experiência própria posso afirmar, trabalho diretamente com banco e posso garantir à você "cada um diz uma coisa", ninguém se entende, é a mais pura verdade!

brunopiruka Mensagens: 1042
Qua Jan 15, 2014 2:17 pm
O jeito é testar e fazer a "engenharia reversa" :lol:

Mas tá parecendo interessante essa história ;)

baran Mensagens: 10215
Qua Jan 15, 2014 2:41 pm
DECRETO Nº 6.306, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007
(alterado pelo Decreto nº 8.175, de 27 de dezembro de 2013)

Art. 15-A. A alíquota do IOF fica reduzida para trinta e oito centésimos por cento, observadas as seguintes exceções:

(...)

XXV - nas operações de câmbio liquidadas a partir de 28 de dezembro de 2013 destinadas ao cumprimento de obrigações de administradoras de cartão de uso internacional ou de bancos comerciais ou múltiplos na qualidade de emissores de cartão de crédito ou de débito decorrentes de saques no exterior efetuado por seus usuários: seis inteiros e trinta e oito centésimos por cento; e

XXVI - nas liquidações de operações de câmbio liquidadas a partir de 28 de dezembro de 2013 para aquisição de moeda estrangeira em cheques de viagens e para carregamento de cartão internacional pré-pago, destinadas a atender gastos pessoais em viagens internacionais: seis inteiros e trinta e oito centésimos por cento.

brunopiruka Mensagens: 1042
Qua Jan 15, 2014 8:04 pm
Pessoal,

Aos que sacaram U$ nos ATMs no Brasil, você são todos Select ???
Pergunto pois só vi referência no site para saque de U$ no segmento Select, porém não vi nenhuma restrição explicita para os demais.
Outra coisa é que em nenhum lugar achei o valor da tarifa para esse tipo de saque, ou fala, genericamente sobre saque, ou saque no exterior, em nenhum lugar aparece especificamente esse serviço.

Se alguém VG ou Varejo já sacou, levanta a mão...

Vou tentar fazer o teste quando eu passar perto de algum dos locais...

Voltar para “Falando +D”