Fazer um mochilão na Europa é um sonho de muita gente e realmente é uma experiência incrível. Eu diria inclusive que é uma experiência necessária na sua vida de viajante. As pessoas que você conhece no caminho e toda a cultura que você adquire não tem preço. Se você pensa em fazer, continue firme na ideia, e comece a planejar, porque com certeza será uma das melhores viagens da sua vida!
Vamos às dicas para que você aproveite ao máximo essa oportunidade e economize ao máximo também:
1) Leve carteirinha de estudante
Na Europa, a maioria das atrações turísticas oferecem algum tipo de desconto nos ingressos dos estudantes e algumas até isentam o pagamento. Não é necessário que a carteirinha seja internacional, basta levar a sua da faculdade, escola ou curso que eles aceitam sem o menor problema. Isso ajudou a economizar muito!
2) Leve pouca roupa
Essa foi uma das coisas que eu mais errei no meu mochilão. Levei dois casacos, várias blusas, 4 calças e não tinha necessidade de nada disso. Mas ser friorenta e fazer uma eurotrip no inverno me assustou um pouco e eu acabei exagerando. Para o frio, não precisa levar muita coisa, precisa levar as roupas certas. Minha mochila ficou com 15 quilos e muito grande, porque roupa de inverno é volumosa. Não foi difícil de carregar, porque eu investi em uma mochila ótima, muito confortável que comprei na Decathlon. O único problema foi ter que despachar a mochila em todos os voos, se ela estivesse menor, eu poderia ter passado como mala de mão (como eu tinha planejado). Então a dica é levar pouca coisa e preferir roupas pouco volumosas, pois as dimensões da mala de mão não podem exceder 55x40x20 cm e 10 quilos. Caso você opte por viajar apenas de ônibus ou trem não terá essa preocupação.
3) Faça tudo pela internet
Se você pretende voar por companhias low cost faça o check-in pela internet. Se decidir despachar bagagem, também pague por isso na internet. Eu entrei no site da Vueling para fazer o check-in e vi que o despacho de uma mala custava 15 euros e pensei “Ah, tudo bem 15 euros eu pago, vou deixar para pagar na hora”, mas cheguei ao aeroporto e lá o preço era 35 euros. Então fiquem atentos! Também é válido comprar pela internet atrações muito concorridas, como A Casa da Anne Frank, em Amsterdã, e Casa Batlló, em Barcelona, para que você não perca tempo em filas intermináveis.
4) Se locomova entre os países à noite
Optar por ônibus ou trens noturnos te economizam uma diária de hospedagem, consequentemente um dinheiro considerável. Mas, para que você consiga descansar e chegar ao seu destino pronto para mais um dia exaustivo, vale muito a pena escolher apenas trajetos diretos. Eu peguei um trem noturno com aproximadamente 5 "conexões", em cada uma tinha que saltar no meio da madrugada, ficar em uma estação muitas vezes sem estrutura - lugar para se esquentar, comer, ir ao banheiro - e ainda ficar meia hora esperando no frio e com sono. Sem contar que a conexão é como se fosse uma parada em uma estação qualquer, então não dá para dormir muito relaxado, tem que botar despertador e ficar ligado para não perder e descer na errada.
5) Leve adaptador de tomada
Em um mochilão economizar qualquer centavo já é lucro, então não deixe para comprar um adaptador lá. A tomada da Europa é a de dois pinos redondos e vários carregadores do Brasil já vem com esse formato (antes de inventarem o de 3 pinos). Mas, caso você não tenha um carregador de dois pinos, é melhor comprar aqui e economizar lá.
6) Coma as comidas locais fora das áreas turísticas
Cada cidade tem as suas comidas típicas, que em sua maioria são deliciosas. Na minha opinião, conhecer a gastronomia local é parte fundamental de qualquer viagem. É tanta cultura quanto ir a museus e passear nas ruas. Tenho orgulho de dizer que em 30 dias de mochilão, com o orçamento apertado, não fiz disso uma desculpa para comer em fast foods que já estamos cansados de conhecer. Me recuso. Uma dica interessante é procurar as comidas típicas fora das zonas turísticas, elas serão mais baratas e muitas vezes mais caseiras e saborosas.
7) Garanta que o seu hotel/hostel tenha lugar para guardar mochila
Na maioria dos hotéis da Europa o check-in é as 16:00 e o check-out ao meio dia. Como eu ia de um país para o outro à noite, sempre chegava bem cedo ao destino. É fundamental garantir que o seu hotel possa guardar sua mochila ou que o seu hostel tenha um armário. Todos os hotéis em que me hospedei cuidavam da mochila sem problemas. Em hostels, esse serviço geralmente é pago, e você bota a mochila em um armário que custa em torno de 2 euros. Eu deixava a mochila na recepção tanto no dia da chegada quanto no da saída, para poder começar a passear mais cedo e sem carregar peso – muitos museus não permitem a entrada com a mochila e não possuem armários grandes o suficiente para ela.
8) Beba água da pia
Assim como me recuso a comer fast food, também me recuso a pagar por água, rs. Não comprei nem uma garrafa sequer e levei uma que ganhei no avião de ida. Na maioria dos países europeus, a água da pia é própria para o consumo, o que é um ótimo incentivo para você estar sempre bebendo água. Um mochilão é uma viagem cansativa e ninguém quer ter problemas por desidratação, né? Os países e estados em que é seguro beber água da pia são: Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Liechtenstein, Macedónia, Áustria, Bélgica, República Checa, Grécia, Dinamarca, Finlândia, Gibraltar, Islândia, Holanda, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, França, Malta, Mónaco, Noruega, San Marino, Eslovénia, Suécia, Suíça, Reino Unido, Vaticano e Polônia. Além disso, há várias fontes de água potável nas mais diversas praças onde você pode encher sua garrafinha. Nesses casos há uma indicação dizendo se é própria para o consumo ou não. As águas que não são destinadas ao consumo são as de trens, ônibus e aviões.
9) Sempre pague e valide as passagens dos transportes públicos internos
Em alguns países, para andar de trem, metrô e ônibus não há catracas ou qualquer outro tipo de fiscalização imediata. O que pode fazer pensar, em um primeiro momento que o transporte público é de graça, mas ele não é. Tem que comprar a passagem sim e validá-la na máquina. Não tente dar uma de espertinho, porque apesar de não ter controle na entrada, às vezes quando você já está no transporte aparece um homem jovem, com roupas normais e pede em tom de voz baixo para você mostrar sua passagem. Caso você não tenha comprado ou validado a multa pode ser de até 100 euros! Para um mochileiro 100 euros é dinheiro para vários dias. Não vale a pena arriscar!
10) Tenha um chip de celular
Devo o sucesso dessa eurotrip ao Google Maps, rs. Ter um chip de celular com internet ilimitada tornou a viagem bem mais simples, por permitir que eu acessasse o Google Maps a qualquer hora, para qualquer lugar que eu fosse. Ele mostra as melhores rotas de transporte público e também serve como GPS até para trajetos a pé. Muitos hotéis em que me hospedei não tinham Wi-Fi no quarto, então com o chip consegui fazer o check-in dos voos, comprar os ingressos das atrações, me comunicar com a família e amigos e, claro, postar muitas fotos. Eu viajei com o chip da Easysim4U e achei ótimo. O chip funciona em todos os países e reconhece quando você muda de país, não é preciso nem reiniciar o celular!
É isso, pessoal! Espero que com essas dicas vocês animem e viagem ainda mais preparados para essa aventura maravilhosa que é mochilar na Europa! Todo mochilão é feito de erros e acertos e fico feliz de poder compartilhar os meus com vocês! Se você ainda não começou a planejar o seu, confira as dicas de planejamento que eu dei nessa matéria aqui.
Boa viagem!