Roteiros de viagem para a Província de Salta, na Argentina

Troca de informações sobre Salta.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19288 Administrador
Sex Nov 23, 2018 7:03 am
[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta1.jpg]Estancia Colomé[/pic]

O interesse pela região de Salta está cada vez maior entre os brasileiros. E não poderia ser diferente, pois são apenas 2 horas de voo desde Buenos Aires, e a região oferece paisagens maravilhosas, vinhos de qualidade e os hotéis e restaurantes charmosos. Depois de se decidir pelo destino, surgirá a dúvida: qual o melhor roteiro?

Em Salta, essa pergunta é extremamente importante, pois existe duas opções principais, e uma escolha errada pode prejudicar toda a experiência. O viajante mais cosmopolita, que não gosta de longas distâncias em estradas de terra e que possui menos tempo de viagem, deve priorizar o roteiro 1 que indicaremos abaixo. Já aquele turista que aprecia paisagens desérticas, gosta de dirigir em estradas secundárias e pretende ter uma vivência mais rústica, certamente irá gostar do percurso indicado no roteiro 2. Em ambos os casos, a viagem oferecerá muito vinho, lindos cenários e ótima comida.

Leia também: Vale a pena um bate e volta de El Calafate a El Chaltén?

Roteiro 1 | Salta e Cafayate

Vindo de Buenos Aires, tente pegar um voo que permita chegar cedo a Salta, pois assim poderá explorar a cidade, pernoitar e sair pela manhã para Cafayate. Alguns dos principais passeios em Salta são a Praça 9 de Julho, Igreja São Francisco e o Parque San Martín.

Na manhã seguinte, alugue um carro e pegue a rodovia para Cafayate, que é inteiramente asfaltada. O trajeto demora em torno de 3 a 4 horas para ser percorrido, e você deve reservar algum tempo para parar em alguns dos mirantes e no Anfiteatro Natural, localizado a aproximadamente 137 quilômetros, desde o Aeroporto de Salta.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta2.jpg]Paisagens da estrada Cafayate - Salta[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta3.jpg]Paisagens da estrada Cafayate - Salta[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta4.jpg]Paisagens da estrada Cafayate - Salta[/pic]

Em Cafayate os dois melhores hotéis são o Grace Cafayate, mais moderno e contemporâneo, e o Patios de Cafayate, em estilo colonial. Ambos são ótimos, então não tem escolha errada, mas é importante escolher o que mais se identifica com o seu perfil de viajante.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta5.jpg]Grace Cafayate.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta6.jpg]Grace Cafayate.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta7.jpg]Patios Cafayate.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta8.jpg]Patios Cafayate.[/pic]

Como a chegada ocorrerá provavelmente na hora do almoço, aproveite para conhecer o Club House da Estancia de Cafayate, próximo ao hotel Grace, e que apesar de oferecer uma comida apenas razoável, possui um ambiente agradável e uma vista deslumbrante.

No período da tarde curta o hotel, descanse na piscina e, quem sabe, faça uma massagem relaxante. Nossa sugestão para a noite é passear na área central de Cafayate, que é muito acolhedora, terminando o dia no restaurante Pacha, que oferece uma gastronomia impecável, ótimo atendimento e preços bons.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta10.jpg]Centro de Cafayate.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta12.jpg]Restaurante Pacha.[/pic]

Na manhã seguinte, saia do hotel por volta das 11:00 e vá para a vinícola Piattelli, que disponibiliza tours em vários horários.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta14.jpg]Vinícola Piattelli.[/pic]

A visita que fizemos não chegou a nos encantar, pois os locais são comuns, e as explicações se limitam ao processo de produção, que já é conhecido por quem fez passeios semelhantes em outros locais. A degustação ao final é recomendada, valendo a pena investir no pacote que disponibiliza alguns dos vinhos premium.

O melhor da Piattelli, na nossa opinião, é a loja e o restaurante. A loja é agradável, com boa disponibilidade de vinhos, alguns itens de decoração e atendimento eficiente. Já o restaurante tem um ambiente bonito e acolhedor, boa comida e ótimos vinhos da própria vinícola, que são pouco mais caros do que os preços cobrados na loja.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta15.jpg]Restaurante da Vinícola Piattelli.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta16.jpg]Restaurante da Vinícola Piattelli.[/pic]

Ao final do dia pode-se visitar outra vinícola, como a El Esteco, localizada ao lado do hotel Patios de Cafayate. Nossa experiência, novamente, foi apenas razoável, e a degustação não incluiu os melhores rótulos da vinícola. Para quem já fez o tour na Piattelli, uma boa opção é, ao invés da visita, passear pelos vinhedos e pelo próprio hotel, que possui um estilo marcante.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta17.jpg]Vinícola El Esteco.[/pic]

O jantar pode ser no próprio hotel Patios de Cafayate, que tem mesas disputadas, graças principalmente ao ambiente alegre, boa comida e ótimos vinhos da El Esteco.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta18.jpg]Restaurante Patios de Cafayate.[/pic]

No terceiro dia, saia em torno de 6 horas antes do seu voo, para que possa chegar ao aeroporto de Salta com tranquilidade.

Leia também: 4 estações de esqui na Argentina | Viagem de inverno | Neve e frio

Roteiro 2 | Colomé

Esta opção inclui 2 noites adicionais e um desvio na viagem. Neste caso, é essencial um SUV ou caminhonete e um GPS tradicional, pois celulares não possuem sinal durante grande parte do trajeto. Após passar a noite em Salta, saia de manhã cedo em direção a Cachí, um pequeno e simpático vilarejo. O percurso demora em torno de 3 horas e passa por estradas extremamente sinuosas, por isso, se alguém tem tendências a enjoar, não deixe de tomar algum medicamento.

Chegando a Cachí, faça um passeio pelo centro e coma algumas empanadas no Oliver, um restaurante simples, mas com boa comida.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta19.jpg]Cachí.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta21.jpg]Empanadas do Oliver.[/pic]

Em seguida continue a viagem, mas agora pegando estradas secundárias de terra até a Estancia Colomé, um hotel de apenas 9 quartos da tradicional vinícola Colomé. A partir de agora, o GPS é um item essencial, pois sem ele é praticamente impossível chegar ao destino, já que não existem placas e nem pessoas para quem perguntar durante o percurso. Chegando a Colomé aproveite para descansar um pouco e jantar no restaurante do hotel, apreciando um bom vinho e pratos gostosos.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta23.jpg]Estancia Colomé.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta25.jpg]Estancia Colomé.[/pic]

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta24.jpg]Estancia Colomé.[/pic]

O dia seguinte será inteiramente dedicado à vinícola. Faça a programação de acordo com o seu ritmo, sendo que a nossa sugestão inclui um passeio pela área de produção, que é muito interessante, pois aborda tanto as dificuldades de se cultivar em uma área tão seca até o compromisso ambiental de todos os envolvidos.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta26.jpg]Estancia Colomé.[/pic]

Imprescindível visitar o museu James Turrell, localizado dentro do próprio hotel, e que é simplesmente fascinante. Vá no final do dia, pois assim poderá fazer o tour tradicional e também conhecer uma das "obras" reservadas apenas aos hóspedes, e que somente pode ser apreciada no início da noite.

O almoço e jantar podem ser na própria Colomé, até para que possam descansar da viagem do dia anterior. No dia seguinte, o trajeto entre a Colomé e Cafayate é feito em estradas de terra, em boas condições, que passam por paisagens maravilhosas.

[pic=https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/2roteirossalta29.jpg]Paisagens da estrada entre a Estancia Colomé é Cafayate.[/pic]

A distância é de pouco mais de 100 km, mas em virtude da velocidade reduzida gasta-se em torno de 3 horas, já considerando as paradas para fotos, que serão muitas, acreditem.

Chegando em Cafayate, basta seguir as dicas que demos no roteiro 1.

Leia também: Qual é a melhor maneira de conhecer as vinícolas de Mendoza?

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

Em qualquer viagem é essencial que o viajante conheça o destino, pois assim pode organizar o roteiro de acordo com seus desejos e gostos pessoais. De nada adiante fazer o Roteiro 2 se você não aprecia estradas de terra ou longos percursos no carro. Identifique aquilo que mais lhe agrada e curta não apenas o destino, como o percurso em si, pois isso é algo essencial na região de Salta.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Salta? Qual dos roteiros fez? Tem outra sugestão? Conte para nós sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes. Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookscartoes
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3698
Sex Nov 23, 2018 1:32 pm
Destino muito bacana, principalmente para quem gosta de vinhos e natureza.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6007
Sex Nov 23, 2018 3:16 pm
Argentina é muito mais do que Buenos Aires e eu conheço tão pouco! Linda essa região de Salta!
soares Mensagens: 504
Dom Nov 25, 2018 8:35 am
Bem interessante e fora dos roteiros tradicionais a que estamos acostumados a acompanhar na Argentina.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41312
Qua Dez 19, 2018 3:17 pm
Bem interessante, mas antes, com certeza, tenho vontade de ir para Mendoza.
E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes. Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookscartoes



Booking.com

Voltar para “Salta”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio