Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 
 
 Título: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 06, 2019 10:15 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18197
Administrador
Imagem

Fernando de Noronha é mundialmente conhecido por sua vida marinha, sendo considerado o principal ponto de mergulho do Brasil e um dos melhores do mundo. É quase que uma obrigação para quem vai desfrutar desse paraíso. Vale ressaltar que não é necessária experiência e até quem não sabe nadar pode mergulhar pela primeira vez em Noronha. O chamado "batismo" é especialmente programado para quem nunca mergulhou, quando um instrutor realiza um briefing com todas as instruções e te acompanha durante todo o mergulho.

Leia também: Fernando de Noronha | O destino mais cobiçado para uma lua de mel no Brasil

Normalmente, as embarcações saem do porto e o local do mergulho vai depender das condições ambientais. Se Noronha é lindo acima do mar, embaixo da água é de tirar o fôlego. Cardumes imensos, tubarões, arraias e tartarugas vão garantir que a sua viagem seja inesquecível. Para os praticantes de mergulho credenciados, há diversas opções e níveis técnicos diferentes. Os mergulhos na ilha vão de 5 metros de profundidade no porto, até os 60 metros no naufrágio da Corveta, como explicamos adiante.

Qual é a melhor época para mergulhar em Fernando de Noronha?

A melhor época para o mergulho é em meados de agosto, quando o mar se acalma e a água fica mais clara, contudo durante o ano inteiro a prática é possível. Nós mergulhamos em fevereiro e tivemos visibilidade superior a 50 metros.

Leia também: 6 passeios imperdíveis para você curtir em Fernando de Noronha

Intervalo entre o último mergulho e o voo

É importante frisar que é proibido mergulhar nas 24 horas que antecedem o voo de volta. O motivo para isso é porque a pressão dentro do avião normalmente é um pouco abaixo da pressão que estamos acostumados, e a pressão embaixo d’água é muito maior. Para evitar uma doença descompressiva essa regra básica tem que ser respeitada. Se programe para mergulhar nos primeiros dias de viagem e curtir as praias nos últimos dias.

Posso fazer um mergulho noturno?

Algumas operadoras também realizam mergulho noturno. À noite a cara do mar é outra, e é a hora que os peixes coloridos vão dormir e os predadores saem para a caça. Os mergulhos noturnos são sempre uma surpresa, onde podemos apreciar moreias à espreita de pequenos peixes, tartarugas dormindo e tubarões rondando as rochas.

Imagem

Entramos no mar ainda com alguma luz do dia, fizemos uma pequena penetração em uma caverna, e quando saímos já estava completamente escuro. Apenas sob as luzes das nossas lanternas o guia nos conduziu ao longo de um canal com muita vida marinha. Vale muito a pena!

Como é o mergulho no naufrágio da Corveta?

Desde o nosso curso de mergulho, ouvimos falar do naufrágio da Corveta em Fernando de Noronha. Esse mergulho sempre foi muito desejado e é tido como um desafio para os mergulhadores que vão para a ilha. Para isso, é necessário bastante experiência e autoconfiança. A maioria das operadoras pede um mínimo de 50 mergulhos logados, curso de especialização em mergulho profundo e em NITROX. Isso é necessário porque a corveta está a 60 metros de profundidade e para que o mergulho seja realizado com segurança é necessário fazer uma descompressão de cerca de uma hora.

Leia também: 10 dicas que você precisa ler antes de viajar para Fernando de Noronha

Esse é um mergulho técnico, onde é realizado uma espécie de "batismo" para mergulhadores que não tem o curso técnico para mergulhos superiores a 40 metros. O investimento também não é pequeno e o preço para esse mergulho gira em torno de R$ 1.900,00. São utilizadas 3 misturas de gases diferentes, Trimix (20% oxigênio; 20% hélio; 60% nitrogênio) para utilizar durante o mergulho, para a descompressão utilizamos NITROX 50% e depois um tempo de oxigênio 100%.

Também é importante ressaltar que Fernando de Noronha não conta com uma câmara hiperbárica funcionando, sendo assim no caso de uma doença descompressiva o atendimento será bastante difícil. Apesar dos riscos e dificuldades, nós seguimos adiante e foi uma verdadeira conquista em nossa carreira como mergulhadores. No momento em que avistamos a Corveta, rodeada de milhares de peixes, imensos cardumes de xaréu, barracudas, badejos enormes e arraias, todas as dificuldades foram esquecidas e o mergulho foi indescritível. Se você tem vontade de conhecer a Corveta e têm a experiência necessária, consulte as operadoras sobre disponibilidade, o quanto antes melhor. Como a logística para esse mergulho não é tão simples, as operadoras precisam de algum tempo de antecedência para programar tudo.

Pulseira NADA: meio de pagamento em Fernando de Noronha

Noronha tem um grande problema: realizar pagamentos com cartão de débito ou crédito. O sinal na ilha pode ser muito instável, então a comunicação pode falhar, e se isso acontece é impossível usar os cartões. Felizmente, foi criada a Pulseira NADA, que você carrega com dinheiro, via cartão, e pode usar em vários locais da ilha sem se preocupar com a falta de sinal. O novo método de pagamentos é uma excelente opção para você não precisar se preocupar com nada.

Leia também: Noronha sem dinheiro | Experimentamos a pulseira pré-paga NADA

Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?

Sim, vale muito a pena! São mais de 20 pontos de mergulho que vão de naufrágios até paredões de corais, repletos de vida marinha, protegida pelo santuário do Parque Nacional. Se você tem interesse pelo fundo do mar, pode realizar o batismo, e certamente irá desejar mergulhar mais vezes. Para os experientes, é totalmente imperdível, e a ilha oferece várias opções de mergulho, sendo possível fazer uma viagem apenas focada em mergulho.

Boa viagem!

Texto e fotos: Daniel Gjorup.

O Falando de Viagem viajou para Fernando de Noronha a convite da Visa.

E você, conhece Fernando de Noronha? Fez mergulho? Com qual empresa? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as últimas matérias publicadas no FDV: https://fdv.im/novidades



 Título: Re: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 07, 2019 12:02 pm 
Mensagens: 1751
COM TODA CERTEZA DO MUNDO VALE A PENA MERGULHAR EM NORONHA.
Já mergulhei em alguns lugares pelo mundo e Noronha é um dos mais lindos.
Não mergulhei na Corveta, somente o meu marido.
Noturno se não me engano fizemos na região do porto.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 08, 2019 12:50 pm 
Mensagens: 556
Que sonho essa foto do encontro com o tubarão! Meu sonhoooo! Quando fui para Noronha, mergulhei tentando encontrar um e não tive essa sorte!

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Título: Re: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Qua Mar 13, 2019 3:47 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5223
Já mergulhei em vários lugares do mundo mas confesso que Noronha tem meu coração. Que fundo do mar fascinante. Fiz meu batismo lá e depois voltei para fazer o curso completo com a Atlantis. Vale muito!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Dom Mar 17, 2019 10:11 am 
Mensagens: 353
Estou indo pra lá agora em maio...
Já estou com 4 mergulhos agendados e 1 noturno.
Penso em fazer a Corveta tb...


 Título: Re: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Dom Mar 17, 2019 11:34 pm 
Mensagens: 110
Na época que eu fui (já deve ter mais de 10 anos), eu só tinha o curso básico. Acabei fazendo o curso avançado com a Atlantis, pois fazendo o comparativo da quantidade de mergulhos do curso, saía bem mais barato que os mergulhos avulsos. Além de ter o certificado de avançado.


 Título: Re: Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?
Mensagem não lidaEnviado: Ter Mar 19, 2019 7:22 am 
Mensagens: 353
Sem dúvidas acaba valendo a pena, ainda mais pelo preço do mergulho....rs
Sem contar que, pra quem quer continuar mergulhando continuamente, o Avançado abre altos caminhos.


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Fernando de Noronha: o destino mais cobiçado para uma lua de mel no Brasil

em Fernando de Noronha

Última mensagem Sáb Fev 23, 2019 12:37 pm Ajudante Ver última mensagem

 

4

6 passeios imperdíveis para você curtir em Fernando de Noronha

em Fernando de Noronha

Última mensagem Sex Mar 08, 2019 12:50 pm manucaldas Ver última mensagem

 

3

10 dicas que você precisa ler antes de viajar para Fernando de Noronha

em Fernando de Noronha

Última mensagem Ter Mar 05, 2019 3:49 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

5 locais para mergulhar com tubarões com segurança

em Falando +D

Última mensagem Qua Jan 30, 2019 8:57 am Adriana Ver última mensagem

 

4

Vale a pena viajar sozinho?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Coluna do Gabriel Dias

Última mensagem Dom Mar 17, 2019 10:25 am imovitz Ver última mensagem

 

13

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes