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 Título: Governo obtém R$ 2,377 bilhões em concessão de aeroportos em blocos
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 15, 2019 2:00 pm 
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Os 12 aeroportos leiloados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesta sexta-feira (15/3) foram arrematados com ágio de R$ 2,158 bilhões em relação ao lance mínimo total de R$ 218,7 milhões. Foi a primeira rodada de concessão com aeroportos agrupados em blocos. Somadas, as propostas vencedoras dos blocos Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste renderam R$ 2,377 bilhões ao Governo Federal.

O Bloco Nordeste, formado pelos aeroportos de Recife/PE, Maceió/AL, João Pessoa/PB, Aracaju/SE, Campina Grande/PB e Juazeiro do Norte/CE, foi arrematado pela AENA Desarrollo Internacional SME S/A por R$ 1,9 bilhão, com ágio de 1.010% em relação ao lance mínimo inicial (R$ 171 milhões).

Composto pelos aeroportos de Vitória/ES e Macaé/RJ, o Bloco Sudeste teve como vencedor a ZURICH Airport Latin America LTDA, com ágio de 830% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 46,9 milhões. O grupo ofereceu R$ 437 milhões pelos dois aeroportos do bloco.

Já o Bloco Centro-Oeste, integrado pelos aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos no Mato Grosso, foi arrematado pelas empresas SOCICAM Terminais Rodoviários e Representações LTDA e SINART Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico LTDA, integrantes do consórcio Aeroeste. O grupo pagou R$ 40 milhões pelos quatro aeródromos, com ágio de 4.739% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 800 mil.

O leilão da 5ª rodada de concessões de aeroportos foi realizado na B3, em São Paulo, e contou com a concorrência de 9 proponentes habilitados. O certame teve início às 10h e foi concluído por volta das 12h, após 55 minutos de disputa de lances em viva voz.

Habilitação e homologação

A próxima etapa do leilão será a abertura, na segunda-feira (18/3), dos documentos de habilitação dos proponentes vencedores. A assinatura dos contratos de concessão deverá ocorrer após a homologação do resultado pela Diretoria da ANAC.

Além da contribuição inicial a ser paga na assinatura dos contratos, as novas concessionárias deverão pagar também outorga variável sobre a receita bruta, estabelecida em percentuais crescentes do 6º ao 10º ano, tornando-se constante a partir de então até o final da concessão. Novidade desta 5º rodada de concessões, a substituição da outorga de valor fixo (das concessões anteriores) pela contribuição variável foi o mecanismo estabelecido para melhor adequar os contratos às oscilações de demanda e, consequentemente, de receita ao longo da concessão.

No caso do Bloco Nordeste, o percentual escalonado da contribuição variável sobre a receita bruta da concessão será inicialmente de 1,63% no 6º ano, atingindo 8,16% no 10º ano e seguintes até o fim da concessão. Em relação ao Bloco Sudeste, o percentual será de 1,77% no 6º ano e de 8,85% no 10º ano e seguintes até a o fim da concessão. Para o Bloco Centro-Oeste, os percentuais sobre a receita bruta serão de 0,04% (6º ano) até 0,19% (10º ano e seguintes até o fim da concessão).

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Investimentos e melhorias imediatas

Além da outorga, os novos concessionários deverão fazer investimentos para a ampliação e manutenção dos 12 aeroportos leiloados. De acordo com os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs) realizados pelo Ministério da Infraestrutura, estima-se, para os primeiros 5 anos da vigência da concessão, um investimento total de R$ 1,47 bilhão nos três blocos de aeroportos, sendo R$ 788 milhões no Bloco Nordeste; R$ 302 milhões no Sudeste e R$ 386,7 milhões no Centro-Oeste.

Os primeiros investimentos nos aeroportos – as chamadas ações imediatas, previstas para os 180 dias iniciais do contrato – deverão realizar melhorias como adequação de banheiros e fraldários, revitalização e atualização das sinalizações de informação dentro e fora do Terminal de Passageiros (TPS); disponibilização de internet wi-fi gratuita de alta velocidade em todo o TPS; e revisão de sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens; entre outras intervenções.

Na sequência, os investimentos em adequação da infraestrutura e recomposição do nível do serviço (Fase 1B) deverão atender a parâmetros baseados em recomendações da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) para o terminal de passageiros e infraestruturas associadas. Os critérios se acumulam conforme o número de passageiros transportados. Para aeroportos que movimentam mais de 1 milhão de passageiros ao ano, deverão ser feitos investimentos para processar, após o término dessa fase, percentuais pré-definidos de passageiros em pontes de embarque.

Para o Aeroporto de Recife, com mais de 5 milhões de passageiros ao ano, foi estabelecida para as obras de ampliação no terminal de passageiros e infraestruturas associadas a demanda prevista nos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para os próximos 10 anos. Em todos os aeroportos, os investimentos da Fase 1B vão de adequações de pista à ampliação de pátios de aeronaves, passando pela ampliação da capacidade de processamento de passageiros, além de melhorias nas condições gerais de segurança operacional.

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Prazos das novas concessões

Os prazos das concessões dos 12 aeroportos dos blocos Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste são de 30 anos.

Confira a lista de todos os proponentes

Veja abaixo o nome de todos os proponentes que participaram do leilão da 5ª rodada de aeroportos:

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Boa viagem!

E você, o que pensa sobre essas licitações? Acha que é o melhor caminho para termos melhores aeroportos? Conte para nós a sua opinião!

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 Título: Re: Governo obtém R$ 2,377 bilhões em concessão de aeroportos em blocos
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 15, 2019 4:15 pm 
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Yes !!!!!

A diferença dos aeroportos privatizados (GRU, BSB...) para os demais é de dar vergonha.

Tem uns aeroportos recentemente reformados (ex. Goiânia) que custaram absurdos (no caso, mais de R$ 400 milhões) e o aeroporto não tem absolutamente nada de especial. E demorou apenas 12 anos para fazer. Não sei como está o de Vitória, mas é outro que demorou um século e não ficou exatamente o aeroporto de Dubai, não.

E se vocês forem ver, os aeroportos da Infraero têm as taxas de embarque mais caras do Brasil (R$ 32,95). Mais caras que GRU, mais caras que BSB, mais caras que todos os outros aeroportos que dão de 10 a 0.

Em um país como o nosso (propenso a certos problemas em obras públicas...) esse é o caminho, não tem jeito.


 Título: Re: Governo obtém R$ 2,377 bilhões em concessão de aeroportos em blocos
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 15, 2019 5:36 pm 
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Totalmente favorável à privatização (agora podemos falar abertamente que é uma privatização, porque no governo da moça, era concessão... rsrs), desde que seja no modelo "porteira fechada", ou seja, pega o aeroporto, com exceção da parte de controle aéreo, e entrega pra iniciativa privada, sem a bola de ferro no calcanhar, conhecida por InfraInferno..
Única ressalva: o modelo tem que privilegiar qualidade de serviço e tarifas baixas.. (não necessariamente são contraditórios) e não arrecadação para tapar deficit´s públicos...
Turismo é decorrência de uma série de fatores... se melhorarmos cada um desses fatores, o país gera vagas de emprego...
Claro que tem que dar uma melhorada boa na segurança pública.. principalmente RJ e Nordeste, que onde estão os piores índices de violência do país.....


 Título: Re: Governo obtém R$ 2,377 bilhões em concessão de aeroportos em blocos
Mensagem não lidaEnviado: Sex Mar 15, 2019 8:47 pm 
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Mensagens: 10590
Não custa nada ter fé de que agora AJU receba investimentos no aeroporto e o projeto saia do papel.


 Título: Re: Governo obtém R$ 2,377 bilhões em concessão de aeroportos em blocos
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Mar 16, 2019 3:21 pm 
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Mensagens: 2827São Paulo/SP
Penso ser o melhor caminho mesmo.

Agora, esse ágio de até 3.000% soa até meio estranho. Será que o governo estava com "medo" de não conseguir lances ou alguém errou feio na conta?

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