Destinos - América do Sul
Peru

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Seg Mai 13, 2019 6:59 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 18551
Administrador
Imagem

A culinária peruana é uma cozinha formada ao longo de várias gerações, em que se mesclam um caldeirão de culturas e uma grande variedade de matérias-primas disponíveis nas variadas geografias e relevos do Peru. O Falando de Viagem sempre bate na tecla de que uma das melhores formas de conhecer uma cultura é através de suas comidas. O Peru se destaca na América Latina por contar com uma grande variedade de oferta gastronômica. Do Norte ao Sul, há cinco pratos da culinária local do país que são típicos das respectivas regiões e que você precisa experimentar ao viajar para lá.

Leia também: 10 programas imperdíveis que você precisa fazer ao viajar para o Peru

Confira:

Cebiche em Piura e Tumbes

O cebiche, ou ceviche, tem sua origem antes mesmo dos Incas, durante a época dos Moche. Esta civilização que viveu há mais de dois mil anos preparava o peixe fresco com o suco de tumbo, uma fruta local. Em seguida, os Incas começaram a marinar o peixe fresco com chicha e, com a chegada dos espanhóis, apareceram o limão e a cebola. Hoje em dia, este prato marinho é preparado principalmente com pedaços de peixe, cebola, ají (pimenta peruana), suco de limão e sal. No entanto, dependendo da apresentação, pode-se adicionar batata-doce, milho, cancha serrana (milho torrado) e algas marinhas (yuyo).

As cidades de Piura e Tumbes são reconhecidas entre os turistas internacionais por serem pontos importantes para se conectar com as paradisíacas praias do Norte. Entretanto, poucos sabem que as cebicherias que ali se encontram são as mais deliciosas da região. Graças à sua proximidade com o mar, as cidades têm desenvolvido uma especialização com o cebiche. Diante disso, cada cidade tratou de adicionar um ingrediente local, por exemplo: não há nada como um bom cebichito com zarandaja (tipo de feijão).

O cebiche é, sem dúvida, o representante gastronômico peruano mais reconhecido internacionalmente. O prato é motivo do orgulho e símbolo de identidade nacional.

Leia também: 8 motivos para você planejar uma viagem ao Peru

Causa limeña em Lima

A capital peruana ocupa um lugar central na gastronomia mundial e, principalmente, na América do Sul. Lima é o ponto de encontro de todo o Peru, um caldeirão de cozinhas enriquecido pelo fluxo histórico de migrantes e produtos provenientes de outras regiões do interior e do exterior. Hoje, na cidade, existem aproximadamente 220 mil restaurantes, com propostas que alimentam os sabores e saberes de todo o mundo.

O prato escolhido para representar a cidade é a 'causa limeña'. Seu ingrediente principal é uma das variedades de batata amarela (o Peru tem mais de 4.000 variedades de batata e, globalmente, é considerado o primeiro país em biodiversidade de batatas), maionese, ají (pimenta peruana) amarela, ovo, limão e é possível rechear com frango ou atum. Existem diversas variantes deste prato e todas elas são deliciosas.

Embora existam diferentes teorias sobre a origem deste nome, alguns defendem que provém de épocas pré-colombianas, já que seu nome poderia derivar da palavra quechua Kawsay, que significa "sustento", para outros está mais vinculado às lutas de independência ou patrióticas de épocas espanholas. A verdade é que, durante a campanha de San Martin, as mulheres vendiam este prato para levantar fundos e, desde então, é um prato que fala das idiossincrasias dos limenhos e de suas lutas pela independência.

Leia também: 10 restaurantes imperdíveis para você comer bem em Lima, a capital do Peru

Juane em Iquitos

Todo dia 24 de junho, a cidade de selva de Iquitos se transforma em uma festa para celebrar o Dia de São João. Justamente desta celebração surge este prato tão especial: o juane. O nome do mesmo se deve ao fato de que sua apresentação representa a cabeça decapitada de São João Batista. A história bíblica do santo decapitado pelo Rei Herodes foi trazida pelos conquistadores espanhóis e, portanto, acabou se transformando em uma tradição.

A base do guisado é arroz e leva açafrão, frango, azeitonas e ovos, todos envoltos em folhas de bijao (espécie de planta tropical, previamente fervidas antes de embrulhar). Alguns historiadores dizem que o prato não é mais do que o antigo costume dos amazônicos que carregavam seus alimentos em folhas.

A verdade é que o prato tem um sabor tão agradável que já não se espera mais o dia 24 de junho para ser saboreado: na cidade de Iquitos é possível provar a iguaria quase em toda esquina. As senhoras da cidade vendem diferentes variedades de juane nas portas de suas próprias casas, tornando-o ainda mais pitoresco.

Leia também: Peru | Um roteiro de viagem que foge do lugar-comum e surpreende

Chiri uchu em Cusco

Cusco foi a capital do Império Inca e, como tal, é uma das cidades mais importantes do Peru. Anualmente, chegam ondas de turistas em busca de experiências diferentes, mas poucos conhecem as experiências gastronômicas que a cidade andina tem a oferecer.

O prato tradicional ou de bandeira de Cusco é de origem quechua: chiri uchu, que significa ají (pimenta) frio. Segundo os historiadores, os Incas já comiam este prato e os espanhóis também o tomaram por seu sabor e o impuseram durante as festividades de Corpus Christi. O prato combina ingredientes da costa, da serra e da selva do Peru, tornando-se quase nacional. Leva: frango, cenoura, huacatay (erva aromática da região), chouriços, queijo fresco, rocoto (pimenta), alho-poró, cochayuto (espécie de alga) e pimenta. Definitivamente, difícil de imitar e muito fácil de saborear na misteriosa cidade de Cusco.

Leia também: 5 atrações imperdíveis em Cusco

Picanterías em Arequipa

Arequipa, conhecida como a Cidade Branca, oferece a seus visitantes uma experiência moderna, mas combinada com os costumes ancestrais de sua região. Seus habitantes têm uma das culinárias mais reconhecidas do Peru e da região e suas especialidades podem ser degustadas nas chamadas "picanterías".

Para saber o que são as picanterías, é necessário conhecer sua origem. As mesmas remontam às tabernas de chicha, uma bebida à base de milho fermentado, e duram até hoje por mais de 400 anos. Em seus cardápios é possível encontrar a cozinha peruana tradicional, como o chupe (espécie de sopa), a carne de porco, o cuy e o rocoto recheado.

Feito apenas à base de rocoto, um fruto muito picante semelhante ao ají e do tamanho de uma maçã, é utilizado tanto como entrada quanto como prato principal. O rocoto é recheado com carne, azeitona, queijo, feijão e uma grande quantidade de temperos. Este prato típico é possível de ser encontrado nas mais de 80 picanterías que tem a cidade de Arequipa, e que contam com o selo de Patrimônio Cultural da Nação.

Leia também: Arequipa | A segunda maior cidade peruana tem muitos atrativos

Sem dúvidas, o que não falta no Peru é opções gastronômicas. A culinária peruana é referência mundial por ser rica em cores, sabores, texturas, e claro, cultura. Lá, come-se muito bem tanto em restaurantes estrelados Michelin como em vendinhas locais. Estes cinco pratos que representam diferentes áreas do Peru são imperdíveis para viajantes que fazem questão de se aprofundar na experiência do destino.

Boa viagem!

E você, já provou algum desses pratos? Quais? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Mai 13, 2019 7:36 pm 
Mensagens: 694
O Peru tá no meu top 5 destinos dos sonhos. Quero muito fazer essa viagem, e um dos motivos é a gastronomia!

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Mai 15, 2019 10:56 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 11551
Nunca me esqueço de umas reportagens que a Juliana fez aqui no FDV sobre o Peru... Lima, Machu Picchu, etc..
Local é lindo, com uma cultura diversificada e uma gastronomia top...
A Gol agora vai voltar a voar pra lá...
Mas, deu duas bolas fora nesta volta: o horário, que é horrível e o avião 737-MAX... que ainda não voltou a voar...


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mai 16, 2019 2:21 pm 
Mensagens: 1818
Não conheço todos os pratos, mas adoro a culinária peruana.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mai 16, 2019 3:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 768MG
Ótimas dicas! Mal posso esperar para experimentar!


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mai 16, 2019 9:09 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37119
Finalmente vou conhecer o Peru. E a gastronomia promete :D

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
20 pratos típicos para você experimentar em suas viagens pelo mundo

em Falando +D

Última mensagem Ter Fev 05, 2019 10:13 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

4

5 comidas típicas do Canadá que você precisa experimentar

em Canadá

Última mensagem Ter Mar 19, 2019 11:54 pm Fabio Ver última mensagem

 

1

10 comidas típicas do Equador que você precisa experimentar

em Equador

Última mensagem Seg Jun 17, 2019 8:15 am Adriana Ver última mensagem

 

4

10 restaurantes de hotéis que vale a pena experimentar no Rio de Janeiro

em Onde comer no Rio de Janeiro

Última mensagem Sex Fev 15, 2019 9:15 pm manucaldas Ver última mensagem

 

2

Buca di Beppo | O restaurante italiano com os maiores pratos de Celebration

em Celebration

Última mensagem Qua Jan 30, 2019 7:44 pm Beatriz Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - América do Sul
Peru

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes